TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  1.727 Palavras (7 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. Síntese reflexiva ............................................................................4

2. Considerações finais .....................................................................9

3. Referências Bibliográficas ............................................................10

1. SÍNTESE REFLEXIVA

Esta síntese reflexiva pretende discutir a importância de o educador planejar aulas que incorporem ao ensino diferentes áreas do conhecimento, pois, a aprendizagem se dá em um processo de constante troca, ou seja, o aluno precisa estar em contato com diferentes campos do conhecimento para que possa significar a sua aprendizagem e fazer conexões.

Esta síntese partirá de uma reflexão acerca de alguns pontos do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e em seguida o relacionará à obra literária “As tranças de Bintou” de Sylviane A. Diouf, objetivando destacar as conexões possíveis entre o texto e essa obra literária.

Após as reflexões apontadas serão expostas algumas sugestões de atividades relacionados a obra “As tranças de Bintou.” Essas atividades serão descritas como sugestões e serão acompanhadas de objetivos e avaliação das mesmas.

O texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” deixa clara a necessidade de nós educadores incorporarmos ao nosso planejamento atividades que proporcionem ao educando a experiência do que está sendo ensinado.

O conteúdo a ser transmitido deve ser vivenciado, experimentado pelo aluno. O desenvolvimento intelectual do aluno é favorecido quando o educador faz a conexão do tema a ser trabalhado com os vários campos do saber, ou seja, ao apresentarmos aos alunos um novo assunto a ser abordado é importante que façamos a relação desse conteúdo com algo já aprendido anteriormente bem como com outros campos do saber, pois, a aprendizagem e o aproveitamento do conteúdo serão mais enriquecedores.

De acordo com HARLAN (2000) quando a criança é colocada em situações que favorecem a conexão de vários campos do saber e esta é induzida a estabelecer diferentes relações e conexões; suas vias neurológicas são estimuladas favorecendo a retenção de conceitos.

Conforme aponta HARLAN (2000) para que haja uma real conexão de conceitos é necessária a preparação antecipada por parte do professor, sendo que este deve prever atividades que favoreçam a manutenção do conceito, ou seja, que permitam ao educando compreender sua aplicação e também atividades que permitam ao aluno relacionar o conceito abordado a conhecimentos anteriores.

De acordo com as pesquisas e considerações de Harlan

(2000) é possível conectar vários temas: como os campos da matemática, da música, das artes e da literatura, sendo que ao se estimular esses campos de maneira conjunta em prol de um determinado tema, o aluno alcançará um melhor aprendizado e memorização dos conceitos abordados.

Os campos da música, arte e literatura estimulam o pensamento criativo, são atividades relaxantes e agradáveis que promovem uma exploração da imaginação e favorecem de forma satisfatória as vias neurológicas que ampliarão a capacidade de internalização de conceitos.

Atividades físicas e atividades que envolvem campos do saber como matemática e ciências favorecem o raciocínio e a memorização, sendo que, quando são integradas aos demais campos do saber são capazes de estimular o pensamento racional e intuitivo.

A obra literária as tranças de Bintou de Sylviane A. Diouf, relaciona-se com as considerações de HARLAN, no sentido de ser possível identificar na obra as diferentes conexões que Bintou faz para solucionar sua angústia de não ter tranças longas.

A história inicia-se com a observação que a menina faz de sua imagem refletida na água do lago, ou seja, é possível observar que a experiência de ver sua própria imagem faz com que a menina levante questionamentos e hipóteses e vá à busca de respostas.

O movimento de abraçar a irmã e sentir suas tranças acariciarem o rosto é um movimento físico que intuitivamente traduz o desejo de Bintou de ter tranças longas, esse movimento relacionado ao fato da menina ter se visto refletida na água do lago, gera novos questionamentos que ao longo da narrativa vão sendo instigados por novas observações.

Na obra literária “As tranças de Bintou é possível identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados com os nossos educandos de forma a conectar diferentes áreas do conhecimento.

Na disciplina de História pode-se trabalhar a cultura dos negros, enfatizando crenças, costumes e vestimentas. Na disciplina de ciências é possível trabalhar questões relacionadas à alimentação ao se fazer referência ao cardápio utilizado no batizado do irmão de Bintou; é possível também trabalhar o conteúdo das fases de desenvolvimento, introduzindo conceitos de infância, adolescência e vida adulta. Na disciplina de matemática é possível trabalhar com os alunos seqüências numéricas,fazendo a contagem dos birotes de Bintou e dos enfeites que ela recebe para enfeitá-los.

Muitos conteúdos possíveis de serem trabalhados podem ser destacados nessa história de Bintou, conteúdos estes que podem, de acordo com as idéias de Harlan (2000) serem conectados, visando uma maior aprendizagem dos alunos e integração dos conhecimentos.

As tranças de Bintou trata-se de uma excelente obra literária que pode ser eixo gerador de um excelente trabalho interdisciplinar, a partir do qual o professor poderia relacionar diferentes conteúdos visando uma aprendizagem ampla e satisfatória.

Um trabalho interdisciplinar partindo dessa obra literária poderia iniciar-se com a apreciação da leitura da obra em voz alta pelo professor, os alunos poderiam ter um momento de debate, no qual exporiam suas reflexões acerca do tema tratado.

O professor poderia selecionar um conteúdo a ser trabalhado e as diferentes conexões que este poderia estabelecer com os variados campos do saber.

A cultura do negro, por exemplo, poderia ser trabalhada na disciplina de história ao se questionar sobre as crenças e costumes, o mesmo assunto poderia ser abordado por meio da apreciação de músicas e danças próprias da cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com