TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Trabalho Escolar: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.753 Palavras (8 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 8

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL:

Síntese reflexiva interdisciplinar “As tranças de Bintou”

INTRODUÇÃO

Este trabalho é uma síntese entre o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” e a história “As tranças de Bintou”, onde aborda os conteúdos das disciplinas aprendidas neste semestre que tem como base a construção de propostas de atividades pedagógicas de caráter interdisciplinar direcionadas ás crianças da Educação Infantil e desenvolver a capacidade de transposição didática a partir da leitura de um texto científico sobre a aprendizagem e da leitura de um livro didático, ou seja, fazer a relação entre os mesmos.

Esta síntese tem por objetivo estabelecer a relação entre teoria e prática a partir da leitura do texto científico e o texto literário desenvolvendo a capacidade reflexiva através de um olhar interdisciplinar integrando os eixos disciplinares da Educação Infantil.

SÍNTESE REFLEXIVA

As atividades e as experências que as crianças vivenciam no seu dia a dia tanto no âmbito escolar como no âmbito familiar e na comunidade em geral auxilia a criança em seu desenvolvimento seja relacionado ao convívio social ou a fenômenos da natureza.

Existem diferentes culturas e estilos então consequentemente a aprendizagem requer múltiplas opções de ensino onde devemos oportunizar situações ricas e desafiadoras para que a criança desenvolva suas habilidades e desempenho mental.

Como é dito no texto á medida que enriquecemos a variedade de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam vias neurológicas mais sofisticadas em seus cérebros aumentando a retenção de conceitos.

Existem diversas oportunidades de aprendizagem a cada um dos principais tópicos científicos onde relaciona-se com uma ou mais formas de inteligência identificadas gor Gardenr.

A matemática é uma parte integrante de toda ciência pois oferecem vias de quantificações e registro das observações e além disso podemos perceber que tudo gira em torno de números, medidas, operações e figuras geométricas e isso deve ser pautado em conteúdos significativos para as crianças.

Já a música fortalece a compreensão científica de várias formas, pois ela desenvolve a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, memória, concentração, socialização e ainda movimentos corporais por isso facilita o processo de aprendizagem contribuindo para o desenvolvimento neurológico, afetivo e motor da criança.

A literatura amplia os conceitos científicos associando a linguagem e imagens vividas é preciso que a criança não só entenda a leitura como um ato de aprendizagem mas também como uma atividade prazerosa que pode levá-la a outros universo através da imaginação.

As atividades artísticas são sugeridas como forma de estimular as expressões intuitivas e criativas das idéias infantis, pois é onde a cirança expressa seus sentimento, emoções desenvolvendo sua criatividade e imaginação reforçando também a sua autonomia e identidade além de se uma forma de comunicação.

Essa abordagem integrada á educação científica agrega atividades físicas, sensorias e emocionais a todo o processo de aprendizagem onde o professor deve planejar com antecipação sua aplicação.

O texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem apresenta ar experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças; é preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio á prática educativa.

A história “A tranças de Bintou” nos mostra uma menina chamada Bintou que pelas imagens e costumes deduzimos que viva na África, ela sonha em ter tranças longas, enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres da aldeia onde vive, só que ela não consegue o que quer por que segundo a tradição de sua aldeia as crianças só podem usar birotes quando atingem a juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Mas, Bintou não se conforma e começa a questionar por que não pode usar tranças e aí entra a figura da pessoa mais experiente da família a sua avó; E nesta parte da história podemos comparar com o que diz no texto que ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar forja-se outro elo significativo de aprendizagem, ou seja assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é sempre aperfeiçoado e melhorado com o tempo. Então podemos perceber que a relação da história infantil e o texto abordado tratam-se da diversidade de conhecimento levando em conta os costumes.

As experiências científicas relatadas no texto integra as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças.

Essa história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes conceitos nos mais diversos aspectos e fases. Nesta história há uma gama de elementos que podem ser utilizados para trabalhar conteúdos de diversas áreas de conhecimentos da educação infantil, podendo-se destacar os animais que aparecem na história, a valorização da natureza pois Bintou no decorrer da história sempre se recorria a natureza, a alimentação e a diversidade de alimentos como o cardápio da festa de batizado do irmão de Bintou, as diferenças e costumes de uma região e etc, além de estimular a criatividade das crianças apartir das ilustrações da história para aula de artes e assim o professor poderá iniciar um trabalho interdisciplinar com seus alunos através da históris de Bintou.

Propõem-se então algumas atividades práticas a partir da história “As tranças de Bintou”; dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática:

PLANO DE AULA 1:

Área do conhecimento: Natureza e Sociedade

Conteúdo: Mundo social e natural

Objetivos:

• Estabelecer relações entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com