TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar uma síntese reflexiva entre o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem”. Este texto nos mostra que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa devem-se usar diversas atividades integrando experiências cientificas com outras áreas do currículo, e o vídeo da história Literária “as tranças de Bintou”, que é um conto africano que narra a história de uma criança que sonhava em ter tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes; e também quais atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores no processo de ensino aprendizagem tendo como base o material abordado.

DESENVOLVIMENTO

O texto “Uma abordagem integrada de aprendizagem” nos leva a refletir sobre a importância das atividades interdisciplinares, inserindo projetos científicos em planos de aula. Essas experiências contribuem a fazer com que as crianças despertem o seu lado intelectual suas habilidades matemáticas, cognitivos, intuitivo, criativo e sua imaginação.

A inclusão cientifica vem como meio de despertar o aluno para a vida, quebrando barreiras entre as diferentes áreas do conhecimento, facilitando a aprendizagem e despertando a curiosidade da busca pelo conhecimento e tornando-os pessoas com um senso crítico. Existem alunos com um elevado nível intelectual com habilidades diferenciadas, essa proposta possibilita aos mesmos meios para o aprofundamento de suas capacidades.

Nos dias atuais a modernidade tecnológica está cada vez mais presente no meio social. As crianças de hoje pensam e agem totalmente diferentes das crianças de antigamente, portanto, nós, enquanto educadores temos que acompanhar esse ritmo e sair da educação tradicional, procurando as melhores formas de educar, através da associação e aplicação de meios interativos, fazendo com que haja uma busca pelo saber, uma vontade própria de querer sempre mais, fazendo com que nossos educando coloquem em prática o que aprendem na teoria, auxiliando e os incentivando sempre.

O ensino das disciplinas deve ser apresentado aos alunos como algo que está no nosso dia-a-dia, que ás vezes nem percebemos que estamos utilizando, como por exemplo, a matemática, quando vamos comprar algo, seja em relação ao dinheiro ou a quantidade de coisas.

A música com sua melodia, letra e ritmo, podem trazer não apenas lembranças, mais também uma forma de atrair consumidores, pois fica fácil na nossa memória, A música é um instrumento de ensino valiosíssimo, pois ela por si só já é dinâmica, sabemos que existem muitas pessoas que tem muita dificuldade de aprendizagem, e nós enquanto educadores podemos inserir a teoria das disciplinas, ás fórmulas os sinais e construirmos paródias, fazendo com que através da melodia da música os alunos fixem o conteúdo trabalhado.

Através da prática literária, os alunos se familiarizam com a leitura de livros, jornais, e revistas em sua rotina, aprofundando assim seus conhecimentos científicos, muitas vezes perante essas leituras muitos podem até identificar acontecimentos de sua própria realidade.

A inserção de atividades artísticas no dia-a-dia dos alunos estimula as expressões intuitivas e criativas das ideias infantis. As atividades físicas, que além de fazer bem a saúde desenvolve a motricidade, faz com que a criança tenha também noção de espacialidade. Portanto é possível perceber, a importância que tais disciplinas têm no nosso cotidiano, cabendo aos educadores o planejamento e organização dinâmica para que os alunos se sintam instigados a aprenderem cada vez mais.

As tranças de Bintou é um conto africano, que relata a história de uma menina que sonhava em usar tranças compridas e belas, porém usava quatro birotes na cabeça. Então, sua avó conta a ela uma história explicando o porquê às crianças não usam tranças na sua aldeia, e a partir desse momento ela fica mais conformada.

É a partir desta história que vem valorizando a diversidade cultural e dos afrodescendentes como um povo rico em conhecimento e valores, mostra que cada povo tem a sua história, sua origem, seus costumes e que estes devem ser valorizados e cultivados, sem preconceitos.

Essa história é uma grande lição para nós, pois, devemos nos inspirar nessa história, para ensinar e explicar o porquê daquele conteúdo, por que pode fazer algumas coisas e outras não. Desta forma, estamos ensinando com significado fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma significativa e prazerosa.

A leitura deste conto faz uma intertextualidade com o texto científico “Uma abordagem integrada da aprendizagem” que para que a aprendizagem ocorra de maneira significativa devem-se usar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com