TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Traças De Bintou"

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL: Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Traças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

O texto a segui abordará uma síntese reflexiva a parti do texto “Uma abordagem integrada na aprendizagem”, e o vídeo “As traças de Bintou.” Relacionando-as no contexto, de que formas podem serem trabalhadas nas diferentes disciplinas apresentadas como: Ensino da arte e musica, Ensino e Alfabetização ll, Matemática Educacional, Ensino da Natureza e Sociedade. Em seguida apresentará algumas atividades a serem desenvolvidas a parti do conto.

A história é um ponto de partida para trabalhar as diferentes áreas do conhecimento na educação infantil, proporcionando atividades que podem ser usadas em sala de aula com dinamismo e muita criatividade. Iremos relacionar as atividades nas seguintes disciplinas:

O percurso a ser trilhado neste trabalho mostrará como desenvolver e aplicar habilidades fundamentais para a docência numa perspectiva critica, baseada no processo reflexivo e na compreensão do educador como sujeito ativo e mediador no processo ensino-aprendizagem.

SÍNTESE REFLEXIVA:

A aprendizagem e a relação entre os diferentes estilos educacionais precisam se relacionar com as estruturas cognitivas das crianças. Para tanto, compreender as necessidades da faixa etária dos alunos referente a educação infantil requer refletir numa pedagógica que valorize aspectos interdisciplinares ao ato educativo. Pois mais do que conceitos é preciso ensinar atitudes cientificas, privilegiar a observação dos alunos sua classificação e formulações de perguntas e atitudes no âmbito educacional.

É preciso que os professores proporcionem momentos em que os alunos possam estabelecer o pensamento critico com a capacidade e o desejo de buscar explicações, estratégias ou caminhos condizentes a aprendizagem. Em resumo, a necessidade da escola em fornecer aos alunos ferramentas que lhe permitam pensar por se mesmo criando assim sua autonomia, identidade, habilidades cognitivas em um trabalho que se inicia desde a infância.

Nessa perceptiva, cabe o educador propiciar em seu currículo atividades planejadas com competências educativas voltadas para a construção do conhecimento. Daí a razão de se refletir em relação aos diferentes estilos de aprendizagem a retenção de conceitos e avanços educacionais para o ensino/aprendizagem, em diversas abordagens didáticas.

Assim, o texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem” e a história literária “As tranças de Bintou”, evidenciam a importância da interdisciplinaridade no âmbito educativo. As questões são voltadas ao cotidiano dos alunos, de forma efetiva e dinâmica. Contudo, em relação a obra literária “As tranças de Bintou” a autora relata o sonho de Bintou, menina africana que deseja ter tranças longas e enfeitadas com pedras coloridas, sonhava assim com o belo, como todas as mulheres de sua aldeia. Mas não consegue realizar o sonho por ainda ser criança e precisa dar importância aos birotes.

Dessa maneira o livro retrata sobre diversidade, costumes e cultura de um povo. Fazem-se repensar sobre a fantasia, a cultura Africana, a cor da cultura, evidenciando valores e respeitos as tradições ensinadas pelos ancestrais. Sendo, a avó da menina a porta voz destes ensinamentos. Além disso, expõe uma realidade presente no cotidiano escolar, onde ressalta o não recismo e sim a valorização da diversidade.

Entretanto, no âmbito educacional se torna imprescindível um olhar atento as necessidades dos alunos, sobre a nossa prática enquanto educador e consequentemente a qualidade do ensino em atividades que desperte o lúdico, a criatividade e a autonomia em atividades que dão verdadeiro sentido à aprendizage.

Assim, se propõe para a área de natureza e sociedade uma atividade a partir da história de vida dos discentes na confecção de álbuns familiares com fotos e desenhos dos alunos. Após exposição em mural juntamente com fotos da população africana para que as crianças observem os tipos de roupas, acessórios em seu cotidiano. No intuito de ampliarem suas experiências familiares, social e também cultural no que rege valores, costumes, hábitos, semelhanças e diferenças em relação aos grupos sociais, locais e épocas. Afim de compreenderem que na sociedade estão inseridos diferentes povos, com valores e costumes diferentes.

E na área de artes e música organizar junto com as crianças uma peça teatral sobre o conto reescrito. Que visa estimular a turma a expandirem seus conhecimentos, encadeando aos elementos africanos, apresentando sua riqueza. De modo a habituá-los a naturalidade da participação em grupo, capacitando-os para a habilidade da escuta e da fala, no que diz respeito à construção e desenvolvimento da capacidade perceptiva, expressiva, gestos e atitudes pessoais e sociais.

Para a área de alfabetização sugere a proposta de reprodução oral de jogos verbais como trava-línguas, adivinhas, quadrinhas e poemas. Diante da necessidade de desenvolver nos alunos a oralidade, com objetivo de conceituar a linguagem literária e suas relações com a oralidade e escrita. No que indica avaliar competências linguísticas, expressões de ideias e opiniões reflexivas dos alunos.

Na matemática atuar os símbolos da cultura brasileira e de outras culturas assim como uso e alguns conceitos geométricos. Na sugestão de organizar e explorar tipos de gráficos com estimativas relativas às diferenças e semelhanças encontradas na cultura brasileira e africana. A fim de relacionarem número, medidas, noções de valores, conhecimentos sociais. O prazer e a curiosidade a cerca de matemática. A seguir apresenta-se algumas sugestões de atividades a desenvolverem em sala de aula, a parti do conto “ As tranças de Bintou”

ATIVIDADES PARA A ÁREA DE NATUREZA E SOCIEDADE

Tema: roda da conversa

Objetivo: perceber que cada fase da vida as crianças precisam aprender a importância de valorizar as suas características humanas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com