TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou"

Casos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Síntese Reflexiva Interdisciplinar "As Tranças De Bintou". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 SINTESE REFLEXIVA 4

2 PROJETO DE ENSINO 7

2.1 PLANO DE AULA - NATUREZA E SOCIEDADE 9

2.2 PLANO DE AULA - ARTE E MÚSICA 10

2.3 PLANO DE AULA - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 11

2.4 PLANO DE AULA - MATEMÁTICA 12

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................13

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................14

1. SÍNTESE REFLEXIVA

As experiências cientificas integradas com as diferentes áreas do currículo possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental. Com o enriquecimento das variedades de conexões e relações entre diferentes estilos de aprendizagem, associação e aplicação de informações as crianças formam vias neurológicas sofisticadas em seus cérebros.

Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, a música fortalece a compreensão científica de várias formas entre elas produzir sensações, a literatura produz emoções que ficam registradas, atividades artísticas estimulam a criatividade, permite o desenvolvimento cognitivo por meio das estimulações cerebrais, às dramatizações permitem a aplicação de ideias científicas por meio da imaginação, às experiências com alimentos, usam os sentidos para fortalecer lembranças de conceitos, saídas de campo validam as informações cientificas permitindo interações (HARLAN e RIVIKIN, 2000 apud ANDRADE, BATTINI e ZÔMPERO, 2009, p.12 e 13).

O principal objetivo das abordagens integradas é promover conexões entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Com essa integração se propõe que o conhecimento seja exposto de forma mais abrangente e com isso facilitar a sua aquisição de maneira mais prazerosa, estabelecendo assim uma aprendizagem interativa e não enfadonha, ampliando assim uma visão de mundo e conceitos, fortalecendo elos que ligam vários conhecimentos: noções matemáticas que se desenvolve com musicais e artes, literaturas que se envolvam na observação de ambientes, e assim sempre estar aberto a usar o cotidiano e instrumentos diversos em favor dessa aprendizagem ampla.

Percebemos que o campo do conhecimento pode ser amplo, com toda uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, mas é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme suas capacidades particulares. O conhecimento abrange vários aspectos e se integram.

Para que aja essa abordagem integrada da aprendizagem é preciso que o professor torne-se interdisciplinar, buscando se apropriar das relações que se estabelece com outras ciências, estando atento as atualidades, buscando ser criativo, dinâmico, intercalando as disciplinas e também o histórico de conhecimentos pré-estabelecidos, pois a verdadeira integração não restringe o que está pré-estabelecido e sim une a esses conhecimentos um método para a continuação da aprendizagem e um alicerce bem formado na educação infantil.

Com base nos elementos analisados, pode-se observar que a integração e experiências científicas, voltadas às diferentes áreas do RCNEI, contribuem ricamente no que se refere à aprendizagem. A leitura de As tranças de Bintou, remete o leitor ao que se pode denominar de “mundo atual”. Seu texto é riquíssimo, suas ilustrações levam as crianças ao mundo das cores e fantasias, a partir da leitura visual dos fatos. A imaginação e o simbolismo são características que podem ser partilhadas através da história.

A história permite uma abordagem interdisciplinar sobre diferentes componentes da identidade das crianças nos mais diversos aspectos e fases, além de comparações entre outras culturas e povos.

Paralelamente, ao considerar as reflexões advindas pelo estudo do texto “Uma abordagem integrada da aprendizagem”, nota-se a riqueza de elementos essenciais para implementar a contextualização de As tranças de Bintou no universo infantil. Intimamente ligado à intuição lúdica e fruitiva da palavra, o texto literário permite a concretização de mundos imaginários e alternativos (Shcmidt, 1987).

Dentro da Linguagem oral e escrita, a leitura da história “As tranças de Bintou”, seria a primeira etapa a ser trabalhada, para depois surgir as atividades. A contação de histórias na educação infantil é extremamente necessária, pois as crianças se envolvem na história com muita alegria e concentração, a história deve ser lida e depois recontada com alguma dramatização ou recursos como fantoches para que a criança memorize melhor cada ocasião e a partir daí pode-se elaborar atividades que incluam o nome da personagem, bem como outros personagens que aparecem na história e a relação com o título do livro.

Com relação a Natureza e Sociedade, podemos buscar conceitos da concepção da origem africana e seus costumes, transmitir os aspectos importantes da cultura afro, as diferenças paisagísticas e climáticas, conservação do meio ambiente, culinária e os fenômenos naturais e através disso propor uma roda de conversar para que as crianças se expressem mostrando a semelhança e diferenças com a personagem.

Na questão da Matemática, há nítidas relações de quantidades e sistema de numeração, números pares e ímpares discriminação visual: cores e formas, relação de dimensão: perto/ longe; comprido/ curto; grande/ pequeno, orientação espacial: próximo/ distante; dentro / fora, orientação temporal, noções de geometria.

Dentro dessa abordagem, quanto ao ensino das Artes, seria interessante aproveitar a cultura afro com sua rica expressão de cores e ritmos e com isso a história faria uma composição perfeita com essa transmissão de conhecimento, pois a própria história já é uma transmissão de cultura artística e dentro dela podemos observar atitudes artísticas como a maneira de se pentearem, de se comunicarem, as cores das roupas, dos festejos realizados, das expressões em geral.

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com