TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFESSOR E POLÍTICOS PROJETO FORMAÇÃO

Seminário: PROFESSOR E POLÍTICOS PROJETO FORMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Seminário  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 3

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

• É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

• É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

• O que é e para que serve o PPP?

• Constitui-se em um documento produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar a fim de organizar e planejar o trabalho administrativo-pedagógico, buscando soluções para os problemas diagnosticados.

• O PPP, além de ser uma obrigação legal, deve traduzir a visão, a missão, os objetivos, as metas e as ações que determinam o caminho do sucesso e da autonomia a ser trilhado pela instituição escolar.

O Projeto Político-Pedagógico é um mecanismo eficiente e capaz de proporcionar a escola condições de se planejar, buscar meios, e reunir pessoas e recursos para a efetivação desse projeto. Por isso é necessário a envolvimento das pessoas na sua construção e execução.

É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.

O PROFESSOR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA

O projeto político pedagógico da escola pode ser considerado um momento de mudança para realidade da escola, pois para a sua realização se faz necessário uma reflexão do que há na escola, das suas dificuldades, do que está dando certo, do que pode continuar, do que precisa ser mudado para melhorar a qualidade de ensino da escola. No momento do planejamento se faz necessário levar em considerações questões que são pertinentes não somente a escola, mas, a todos os envolvidos nesse processo de ensino aprendizagem, como professores, diretores e a comunidade escolar.

A participação do professor na construção do Projeto Político Pedagógico é de grande importância, pois é ele que possui um maior conhecimento dos pontos fracos e fortes dos alunos, onde pode e deve ser mais explorado dia a dia em sala de aula. Fazendo-se assim um planejamento capaz de ser realizado e terem seus objetivos alcançados.

Um Projeto Político Pedagógico construído com a participação dos professores, diretores, alunos e toda a comunidade escolar se tornam um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com