TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONÁRIO

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 4

Profuncionário – Curso técnico para os funcionários da educação

Desenvolvimento de memorial descritivo:

Polo: Presidente Epitácio

Tutor virtual:

Aluno:

2 REFLETINDO SOBRE AS DISCIPLINAS DO MÓDULO 1 E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA FORMAÇÃO

2.1 Legislação Escolar

Na disciplina de Legislação Escolar aprendemos sobre a Constituição Federal de 1988 nos artigos 6º; 205, 206 e 208, e que a educação é um direito social e dever do Estado, mais que a família também tem suas responsabilidades. Existe o Programa Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que aborda sobre a matrícula gratuita nas escolas públicas de educação básica e dá direito a todo cidadão, não podendo fazer distinção entre todos os indivíduos. Programa Nacional do Livro Didático PNLD - que fornece livros didáticos aos alunos do Ensino Fundamental e Médio. Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE – que garante aos alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas a merenda escolar. Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE – que transfere recursos para conservação e manutenção das instalações, para adquirir materiais permanentes e de consumo.

Através do estudo desta disciplina descobri a importância destes programas, para o bom funcionamento da escola e o aprendizado dos alunos. E também foi muito importante, pois trabalho na secretaria e estou usando estes conhecimentos no meu serviço. Como fazer matrículas, prestação de contas, etc.

2.2 Estatística Aplicada á Educação:

Estudando a disciplina de Estatística Aplicada à Educação eu vi sobre as: regra de três simples; porcentagem, taxas e índices sistema de coordenadas cartesianas, arredondamento, variáveis, tabelas e gráficos: população e amostra; estatística descritiva e estatística indutiva distribuição de frequência.

Os conteúdos que eu achei mais importantes foram as Tabelas e gráficos, Porcentagem, regra de três simples taxas e índices.

Esta disciplina me ajudou muito, pois aprendi como montar gráficos e tabela e passei a utilizá-las com mais frequência, para comparar as estatísticas sobre aprovação e retenção dos alunos, as regras de três simples e porcentagens também é muito usada no dia a dia no meu serviço em Prestação de Contas

2.3 Contabilidade na Escola:

Com o estudo da disciplina Contabilidade na Escola vi sobre a necessidade de todos contabilizarem os gastos antes de comprar alguma coisa, vimos também a respeito da Contabilidade Comercial; e Contabilidade Pública, de onde vêm às receitas para pagar as despesas do governo, os aspectos legais na Constituição de 1988 e na (LDB) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, (PDDE) Programa Dinheiro Direto na Escola, etc.

O conteúdo mais importante a meu ver foi a Contabilidade Pública, pois as empresas públicas são uma sociedade constituída pelo povo.

Através da disciplina aprendi que existe lei que obriga o Governo a planejar suas ações antes de usar o dinheiro, arrecadado com taxas e impostos. O Progra¬ma Dinheiro Direto na Escola é repassado diretamente para as escolas públicas e que também tem que ser feito um orçamento antes de efetuar os gastos.

2.4 Técnicas de Redação e Arquivo:

Na disciplina de Técnicas de Redação e Arquivo aprendemos sobre documentação, leis, arquivos, comunicação, interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com