TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA 5 S

Pesquisas Acadêmicas: PROGRAMA 5 S. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 10

1 – INTRODUÇÂO

O Programa 5S é um pré-requisito para qualquer programa de Gestão da Qualidade Total.

O 5S’s ou Programa do 5S como também é conhecido, é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o seu ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades rotineiras e as suas atividades.

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciais com a letra S. na interpretação dos ideogramas que representam essas palavras, do japonês para o inglês, conseguiu-se encontrar palavras que iniciavam com a letra S e que tinham um significado aproximado original em japonês. Porém, o mesmo não ocorreu com a tradução em português. A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade do significado desses ideogramas foi acrescentar o termo “Senso de” antes de cada palavra em português que mais se aproximava do significado original. Assim, o termo original 5S ficou mantido, mesmo na língua portuguesa.

O termo “Senso de” significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender”. Significa ainda a “aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.

O termo 5S representa 5 palavras japonesas:

* Seiri - Limpeza de área

* Seiton - Organização

* Seiso - Limpeza

* Seiketsu - Padronização

* Shitsuke - Disciplina

2 – ORIGEM

As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ªGuerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas, tendo sido formalmente lançado no Brasil em 1991 através da Fundação Christiano Ottoni.

No Brasil o 5S foi lançado em maio de 1991, e sua fundamental importância na criação do ambiente da Qualidade Total tem sido, a partir de então, afirmada e reconhecida amplamente como um sistema altamente eficaz e capacitador da organização, mobilização e transformações de pessoas e organizações abertas à filosofia da qualidade (SILVA, 1996).

No início de sua aplicação apenas os três primeiros “S” eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto.

Atualmente, outros 4 conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9S, embora o nome do método permaneça o mesmo. Os quatro últimos 5S’s são: Senso de firmeza, de dedicação, relato com ênfase e de ação simultânea.

3 – COMPREENDENDO CADA UM DOS 5S’S

3.1 – SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

Ter senso de utilização é identificar matérias, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades.

“Guardar” constitui instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, é importante também identificar “o porque do excesso” de modo que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que os acúmulos destes excessos voltem a ocorrer.

Este conceito pode ser aplicado em casa, na escola, no lazer e em outros.

O Seiri luta contra o hábito de manter objetos ao seu lado somente porque serão úteis algum dia.

3.1.1 – OS BENEFÍCIOS DO SEIRI

• liberação do espaço;

• eliminação de objetos, ferramentas e móveis em excesso;

• eliminação de dados e relatórios ultrapassados;

• menor desperdício de material e mercadorias.

3.2 – SEITON – SENSO DE ORDENAÇÃO

O senso de ordenação é designar um lugar para cada coisa. Determinar o local para achar facilmente, quando for preciso, algum material, equipamento ou documento. Ordenar significa também tornar os procedimentos mais fáceis.

Efetivar o Seiton significa, identificar locais, desenhar mapas de localização, indexar arquivos físicos e virtuais de forma que todos os funcionários tenham e conheçam a forma de acesso, ou seja, é necessário que todos tenham as ferramentas nas mãos.

3.2.1 – BENEFÍCIOS DO SEITON

• rapidez e facilidade na busca de objetos e documentos;

• diminuição de movimentação desnecessária;

• ambiente mais agradável.

3.3 – SEISO – SENSO DE LIMPEZA

A limpeza facilita a localização imediata de irregularidades no ambiente, fator o qual passaria sem ser notado antes da implantação. A limpeza regular é uma espécie de inspeção. Ter o ambiente de trabalho sempre limpo: pisos, paredes, janelas, mesas de trabalho, armários, arquivos, máquinas, ferramentas e outros. Sempre que um objeto ou equipamento for usado, limpá-lo. O ato de usar e limpar tais objetos e equipamentos permite também inspecioná-los, fazendo-se uso dos cinco sentidos, ou seja, verificar se existe algo de estranho com o equipamento em uso. A inspeção pode ser considerada como sinônimo de limpeza. Limpar significa, pois, manter as coisas em perfeitas condições de uso.

3.3.1 – OS BENEFÍCIOS DO SEISO

• melhor conservação dos equipamentos;

• bem-estar pessoal;

• prevenção de acidentes;

• boa impressão aos clientes.

3.4 – SEIKETSU – SENSO DE SAÚDE E HIGIENE

Padronizar. Está é a ordem. Manter a saúde funcional. Uma vez que os primeiros três S foram implantados, este é o momento da padronização, ou seja, manter as boas práticas de trabalho na área. Sem isto, a situação cairá em um processo de abandono e os velhos hábitos retornarão. É importante um processo simples de padronização para desenvolver a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com