TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE REMUNERAÇAO

Monografias: PROGRAMA DE REMUNERAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  3.113 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE GOIÁS – UNI – ANHANGUERA

CURSO TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

GOIÂNIA – GO

ALUNAS:

KATIA CARVALHO

SANDRA CARVALHO PAIM

SILVIA ANTUNES

WILMA RAMOS DA SILVA SOUSA

EXERCICIOS DA PAGINA 307 E 308 DO MATERIAL DA APOSTILA EM ESTUDO.

1- DEFINA RECOMPENSAS ORGANIZACIONAIS?

É a compensação à área que lida com recompensa que o individuo recebe retorno pela execução de tarefas organizacionais, para obter recompensas financeiras e não financeiras podem ser diretas e indiretas.

2-CONCEITUE REMUNERAÇÃO E REMUNERAÇÃO TOTAL.

REMUNERAÇÃO: É a remuneração baseada em resultados ex: percentual dobre venda. REMUNERAÇÃO TOTAL: É aquela que inclui o salário base, prêmios e benefícios. Ex: Gerente de vendas: salário fixo veicula da empresa, seguro pessoal e saúde, auxilio educação estendido aos dependentes, refeição etc.

3-EXPLIQUE AS RECOMPENSAS FINANCEIRAS E NÃO FINANCEIRAS.

RECOMPENSAS FINANCEIRAS: É aquela que agrega dinheiro ao seu salário como: aumento de salário em geral para todos, aumento de salário por desempenho, bônus e comissão, ações da empresa, benefícios sociais. RECOMPENSA NÃO FINANCEIRA: Corresponde da convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços sociais oferecidos pela organização como: férias, gorjeta, periculosidade, adicional noturno etc.

4-EXPLIQUE AS RECOMPENSAS FINANCEIRAS DIRETAS E INDIRETAS.

DIRETA: consiste do pagamento que a cada empregado recebe na forma de salários, bônus, e comissões, o salário representa o elemento mais importante para o funcionário. INDIRETO: Este vem de convenção coletiva do trabalho e do plano de benefícios e serviços oferecidos pela organização.

5-QUAL A DIFERENÇA ENTRE SALÁRIO NOMINAL, SALÁRIO REAL E SALÁRIO MÍNIMO.

SALARIO NOMINAL: É o salário medido em quantidade de MOEDA, no padrão monetário vigente. SALARIO REAL: É o salário medido em termos de poder de compras, bens e serviços em um dado período. SALARIO MINIMO: É o preço que os capitalistas pagam para o trabalhador pelo aluguel de sua força de trabalho por um determinado período.

6-QUAIS OS TIPOS DE SALÁRIO? EXPLIQUE.

Existem 3 tipos: o salário por unidade de tempo, salário por resultado e o salário-tarefa.

1-Por unidade – fica de acordo pela quantidade de horas que a pessoa fica na empresa são denominados horista ou mensalistas.

2-Por resultado – refere-se à quantidade de números de peças ou obras produzidas pela pessoa tem incentivos premiações por produtividade.

3- Por tarefa – é uma fusão dos dois tipos já descritos, a pessoa esta sujeita a uma jornada de trabalho ao mesmo tempo em que o salário é determinado pela quantidade de peças produzidas.

7- QUAL O SIGNIFICADO DO SALÁRIO PARA A ORGANIZAÇÃO E PARA O INDIVÍDUO?

Para a organização, o salário representa custos e investimentos. Custo porque o salário se reflete no custo do produto ou do serviço final. Investimento, porque representa a aplicação de dinheiro em um fator de produção, o trabalho, como um meio de agregar valor e obter um retorno maior a curto e em médio prazo. Representa também um respeitável volume de dinheiro que precisa ser bem administrado.

Para os indivíduos, ou seja, funcionários, o salário representa uma troca de serviços prestados, comprometendo a uma atividade cotidiana e um padrão de desempenho na organização por dinheiro, tendo como objetivo, o salário. Constitui a renda de cada pessoa, permitindo alcançar os objetivos finais desejados pelo indivíduo. Esse volume de dinheiro que uma pessoa ganha seve também como indicador de poder e prestígio, o que influencia seus sentimentos de autoestima.

8- QUAL OS NOVE CRITÉRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE REMUNERAÇÃO?

1- Equilíbrio interno versus equilíbrio externo;

2- Remuneração fixa ou remuneração variável;

3- Desempenho ou tempo de casa;

4- Remuneração do cargo ou remuneração da pessoa;

5- Igualitarismo ou elitismo;

6- Remuneração abaixo do mercado ou acima do mercado;

7- Prêmios monetários ou prêmios não monetários;

8- Remuneração aberta ou remuneração confidencial;

9- Centralização ou descentralização das decisões salariais.

9 - QUAL É A DIFERENÇA ENTRE IGUALITARISMO E ELITISMO?

No sistema Igualitarismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com