TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Por:   •  16/8/2015  •  Artigo  •  1.603 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Débhora Tauanny Fecundes Guimarães

Maria Alice Moreira Guimarães

Meiriane de Andrade Ribeiro

PLI- PROGRAMA DO LIVRO

Tutor: Reinaldo Antônio De Souza

Santa Maria - Trindade

2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Débhora Tauanny Fecundes Guimarães

Maria Alice Moreira Guimarães

Meiriane de Andrade Ribeiro

PLI- PROGRAMA DO LIVRO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Programa Formação pela Escola coordenado pelo Instituto Formar pela Escola do FNDE, como requisito parcial à conclusão do Módulo Programas do Livro.

Tutor: Reinaldo Antônio De Souza

Campestre

2015

INTRODUÇÃO

        O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD prevê que a durabilidade dos livros seja de três anos. O livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressalta-se a necessidade, por meio da direção, da coordenação e dos professores, do desenvolvimento de ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos seguintes para os alunos que precisarão utilizá-los.

        Atribuições estas aparadas pela edição do Decreto nº 91.542, de 19/8/85- Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que traz consigo:

  • Indicação do livro didático pelos professores;
  • Reutilização do livro, implicando a abolição do livro descartável e o aperfeiçoamento das especificações técnicas para sua produção, visando maior durabilidade e possibilitando a implantação de bancos de livros didáticos;
  • Extensão da oferta aos alunos de 1ª e 2ª série das escolas públicas e comunitárias;
  • Fim da participação financeira dos estados, passando o controle do processo decisório para a FAE e garantindo o critério de escolha do livro pelos professores.

        O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.  Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.

        Dessa forma, este estudo foi dividido em duas seções. Na Seção I, foram apresentados os dados coletados e a descrição do problema. Na Seção II, apresentamos a solução para o problema apresentado, e concluímos o trabalho com sugestões de ações práticas que podem ser desenvolvidas por meio de um plano de intervenção.

COLETA DE DADOS

        Durante entrevista realizada com os professores e gestores da Escola Municipal Padre José de Anchieta. Foi possível ressaltar tanto pontos positivos quanto negativos acerca do programa.Com relação aos pontos positivos, foram citados a distribuição de livros aos alunos do ensino médio que apesar de não ser a nossa realidade escolar contribui e muito com o desenvolvimento dos alunos, o conforto de se ter os livros sempre no início do ano letivo, a vantagem de receber em mãos as opções de livros a serem adotados, agilizando assim o processo de escolha e distribuição.

        Já entre os pontos negativos citados estão a dificuldade da entrega dos livros por parte dos alunos que se evadiram durante o ano letivo, havendo uma preocupação da equipe gestora, uma vez que o mesmo será necessário para novos alunos matriculados. Em relação à escolha dos livros didático, a mesma ocorre com todos os professores reunidos para a escolha dos mesmos, porém nem sempre o livro escolhido é o que é entregue na unidade, dificultando o trabalho, visto que a unidade segue um currículo de referência com o qual muitos destes livros não batem de forma alguma, cabendo portanto ao professor deixar o livro didático de lado e partir para material complementar. Indisponibilidade de acesso da unidade escolar no processo de reposição dos livros dentro do triênio de vigência da coleção nova. O processo de escolha do livro acontece na unidade escolar de três em três anos, e para essa escolha os professores devem ter um contato prévio com as obras antes do dia da escolha, escolha esta que de acordo com as informações coletadas, também foi feita antes do prazo final para evitar que o site ficasse lento ou até sem comunicação pelo grande número de acessos ao mesmo tempo. Em seguida foi confeccionado um termo de responsabilidade aos pais para que estes se responsabilizassem pela conservação e entrega no final do ano ou se houvesse transferência. Segundo os gestores da instituição a repartição dos livros vem acontecendo de maneira eficiente, com exceção de alguns casos de falta de livros durante a entrega.

DESENVOLVIMENTO

        Após pesquisa com os envolvidos diretamente na utilização dos Livros disponibilizados pelo (PNLD)- observou-se que ainda há resistência quanto à conservação e devolução dos livros utilizados, os quais deveriam ser entregues ao final do ano encapados e sem rasuras. Seja quanto ao livro didático, dicionários, livros de literatura ou periódicos. Sendo importante ressaltar que a maioria das respostas converge para a dificuldade em conscientizar os alunos de que o uso do livro não desobriga da responsabilidade em conservar o material que será de propriedade coletiva. Portanto, mesmo que haja a distribuição pelo MEC e a qualidade do material cuidadosamente escolhido pelos professores é preciso tomar medidas para que estes livros sejam utilizados durante os três anos conforme proposta do Programa. Diante deste problema surgem indagações que precisam ser respondidas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com