TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA PLI

Por:   •  14/3/2019  •  Ensaio  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA[pic 1]

CURSO PROGRAMA DO LIVRO

[pic 2]

Salvador do Sul, 30 de junho de 2016.

Resumo[pic 3]

O presente trabalho versa sobre os estudos do Programa do Livro, seus objetivos e importância para os municípios e escolas.

Palavras-chave: Programa do Livro, proposta pedagógica, qualidade.

SUMÁRIO[pic 4]

1. INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO.........................................................05

5. CONCLUSÃO………………………………………….............................…......08

6. REFERÊNCIAS………………………………………………............................09

Introdução

 Programa do Livro- é um programa que tem como objetivo primordial subsidiar às escolas da educação básica com livros didáticos e acervos de obras literárias, dicionários e obras complementares.

O presente projeto tem o intuito de conscientizar a comunidade que todos devemos ser fiscalizadores dos recursos públicos, recebidos e investidos, em nosso município. Em nossas escolas podemos contar com o Conselho Municipal de Educação, CPM e Conselho Escolar que devem ser estimulados a participar, opinando e orientando sobre o cuidado dos livros recebidos nas escolas.  

Desenvolvimento do trabalho

O sucesso da escola, das crianças e da comunidade escolar depende de critérios de organização e definição de objetivos, pois muitas vezes a educação peca pelos paradigmas de tempo e quantidade de conteúdo.

A qualidade é medida pelas ferramentas disponíveis, sendo assim estudar conteúdos atuais é motivador, pois existe uma reação imediata com a realidade da vida. Convivemos com fenômenos físicos, sociais, entre outros que devem fazer parte do estudo diário de nossos estudantes.

Creio que a educação deverá através dos livros didáticos promover mais humanização, dando ênfase às inteligências múltiplas, dando oportunidade às pessoas de enfrentar situações imprevisíveis.

Pontos positivos:

  • Profissionais da educação tem oportunidade de analisar os conteúdos e conforme os objetivos traçados;
  • Oportunidade de verificar o estado de preparação dos alunos;
  • Estabelecer um tempo para que aprendam;
  • Zelar pela qualidade e não pela quantidade.

Pontos negativos:

  • Promover mais e recriminar menos;
  • Não saber estabelecer tempo para cada unidade;
  • Avaliar criteriosamente o propósito que nem todos avançam na mesma velocidade;
  • Livros às vezes em quantidade menor que a turma;
  • Currículos atrasados e defasados;
  • Resistência de profissionais que não se atualizam.

A fidedignidade e natureza dos conteúdos curriculares implica em compromisso com a pertinência e a coerência para a eficácia da proposta pedagógica dos livros didáticos.

Numa dimensão relacionada aos conteúdos estudados no Programa do Livro ficou claro que toda sociedade no exercício da cidadania e gestão democrática devem acompanhar a distribuição dos livros às crianças, solicitar e acompanhar a verificação de que os livros estão chegando às escolas, reconhecendo que todos somos contribuintes no sucesso do Programa do Livro.

Através de bons princípios de respeito às especificidades estaremos promovendo o fomento à leitura e o estímulo para novas pesquisas, democratizando o acesso às informações e garantia de padrão de qualidade e melhoria gradativa do IDEB das escolas.

O Programa do Livro é completo no sentido de que há observância de preceitos éticos, legais e jurídicos contribuindo para a construção escolar das condições necessárias ao convívio democrático com a diversidade humana e para o exercício pleno da cidadania, oportunizando o acesso para todos que necessitem de material adaptado às necessidades das pessoas com alguma deficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com