TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURAÇÃO

Tese: PROGRAMAÇÃO ESTRUTURAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  1.998 Palavras (8 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 8

2. PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA.

2.1 DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO UTILIZANDO A LINGUAGEM C.

C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa padronizada pela ISO, criada em 1972. C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C.

C tem como ponto forte, a sua eficiência, e é a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesar de também ser usada para desenvolver programas de computador. É também muito usada no ensino de ciência da computação, mesmo não tendo sido projetada para estudantes e apresentando algumas dificuldades no seu uso. Outra característica importante de C, é sua proximidade do código de máquina, que permite que um projetista seja capaz de fazer algumas previsões de como o software irá se comportar, ao ser executado.

C tem como ponto fraco, a falta de proteção que dá ao programador. Praticamente tudo que se expressa em um programa em C, pode ser executado, como por exemplo, pedir o vigésimo membro de um vetor com apenas dez membros. Os resultados são muitas vezes totalmente inesperados, e os erros, difíceis de encontrar.

A linguagem C é considerada de alto nível em vista de outros métodos para implementação de algoritmos no ramo da computação. A linguagem C, apesar de muito usada, necessita de um bom leiaute. Portanto alguns pontos são evitados pelos programadores, que buscam deixar o programa de forma limpa e clara para que esta lendo e executando a ação.

Na linguagem C usa-se bastante a estrutura do laço para executar alguns programas. Laços são comandos usados sempre que uma ou mais instruções estiverem de ser repetidas enquanto uma certa condição estiver sendo satisfeita. Em C existem três comandos de laços:

• For

• While

• Do-While

O laço for é geralmente usado quando queremos repetir algo por um número fixo de vezes. Utilizamos quando sabemos de antemão o número de vezes a repetir. Utilizamos o laçowhile quando o laço pode ser terminado inesperadamente, por condições desenvolvidas dentro do corpo. E por fim o laço do-while é utilizado em situações em que é necessário executar o corpo do laço uma primeira vez, logo após, avaliar a expressão de teste e criar um ciclo repetido. Estes tipos de condicionamento serão visualizados ao longo do programa a ser executado.

Outro ponto são as estruturas para tomadas de Decisão na linguagem C. Os comandos de decisão permitem determinar qual é a ação a ser tomada com base no resultado de uma expressão condicional. Os dois comandos básicos para tomadas de decisões são: if-else e swith-case. Alem destes podemos citar outros que nem sempre são usados, mas também satisfazem esta parte, que são: break e continue, e goto.

If é uma estrutura de definição que tem o objetivo de testar se a condição passado é verdadeira, caso seja ele entra dentro do bloco de if, e dentro do bloco de if caso não seja ele entra dentro do bloco de else onde a decisão é satisfatória.

Sintaxe:

SWITCH é uma declaração de múltipla escolha, diferente do if que caso tenha uma lista de escolha a ser montada não fica elegante e dependendo a extensão do programa fica difícil a manutenção.

Sintaxe:

2.2 APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE ESTRUTURA DE CONTROLE PARA ANÁLISE DE CONDIÇÕES.

Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.

Os tipos de estruturas de controle disponíveis diferem de linguagem para linguagem, mas podem ser cruamente caracterizados por seus efeitos. O primeiro é a continuação da execução em uma outra instrução, como na estrutura sequencial ou em uma instrução jump. O segundo é a execução de um bloco de código somente se uma condição é verdadeira, uma estrutura de seleção. O terceiro é a execução de um bloco de código enquanto uma condição é verdadeira, ou de forma a iterar uma coleção de dados, uma estrutura de repetição. O quarto é a execução de instruções distantes entre si, em que o controle de fluxo possivelmente volte para a posição original posteriormente, como chamadas de subrotinas e corotinas. O quinto é a parada do programa de computador.

Interrupções e sinais são mecanismos de baixo nível que podem alterar o fluxo de controle de forma similar a uma sub-rotina, mas geralmente em resposta a algum estímulo externo ou um evento ao invés de uma estrutura de controle em uma linguagem.

Em nível de linguagem de máquina, as instruções de estruturas de controle geralmente funcionam ao alterar o contador de programa. Para algumas CPUs, as únicas instruções de estruturas de controle disponíveis são os diversos tipos de jump condicional.

Estrutura sequencial. Em ciência da computação, uma estrutura sequencial é uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza um conjunto predeterminado de comandos de forma sequencial, de cima para baixo, na ordem em que foram declarados.

Sua estrutura básica é a repetição de comandos sequencialmente:

Ação1;

Ação2;

Ação3;

Ação4;

Ação5;

Estrutura de seleção (expressão condicional ou ainda construção condicional) é, na ciência da computação, uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente em linguagens de programação que realiza diferentes computações ou ações dependendo se a seleção (ou condição) é verdadeira ou falsa, em que a expressão é processada e transformada em um valor booleano.

Seleção simples e composta

A condição "se-então(-senão)" é uma estrutura de seleção comum em diversas linguagens de programação. Sua estrutura básica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com