TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRESSO E MEIO AMBIENTE:

Monografias: PROGRESSO E MEIO AMBIENTE:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  2.689 Palavras (11 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................6

4 REFERENCIAS.....................................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Maranhão é um estado com uma vasta e diversificada flora. Em Lago do Junto, pequeno município de Maranhão, sua população utiliza muito as plantas na cura de doenças, devido á falta de recursos para adquirir remédio e a ausência de um posto médico para atendimento.

A Palmeira de Babaçu é a vegetação predominante e que se viu ameaçada devido à pecuária. A extração de seu fruto, o babaçu, era a fonte de renda de muitas famílias desta região, que delas, produziam telhado, óleo, sabonete, esteira, cesto, abanador, carvão, além de alimento com propriedades medicinais: Anti - inflamatórios, e bons para o estomago.

As Quebradeiras de Lago de Junco, assim como todas as Quebradeiras do Estado do Maranhão, sempre lutaram pelo direito de trabalhar e uma de suas ultimas conquistas foi á sanção da lei Municipal do Babaçu Livre, que deram a elas o direito de poderem entrar nas áreas de cocais, sem terem que pagar para os donos das terras.

Outra conquista foi a criação da Cooperativa das Quebradeiras de Ludovico, onde elas produziam o sabonete, extraiam o óleo de babaçu e vendiam para a Loja Body Shop, que pagava o dobro do valor, que as outras empresas, pelos produtos e exportava para países, onde existiam suas lojas.

O Governo Federal por meio do Programa Comunidade Ativa em parceria com o SEBRAE implantou no município uma experiência piloto de Desenvolvimento Local, Integral e Sustentável, que procura valorizar a comunitária e estimular o comprometimento dos moradores locais com a questão do desenvolvimento, buscando desenvolver lideranças de dar sustentação a ações que visassem à promoção do desenvolvimento, formando o Fórum de Desenvolvimento Local em Lago do Junco.

O Fórum, identificando a diversidade Flora Medicinal e a tradição cultural no cultivo e utilização dessas plantas, criou junto à comunidade uma Agenda Local de Pacto, em que foi implantado um horto de plantas medicinais e um laboratório de manipulação de fitoterápicos.

O SEBRAE ofertou aos participantes cursos como "Líder Cidadão" e "Saber Empreender", capacitando os líderes e estimulando a vocação empreendedora.

A Farmácia passou a beneficiar diretamente 30 agentes de saúde, que atuavam também como multiplicadores, potencializando o atendimento, principalmente, na zona rural. E indiretamente beneficia a população urbana-rural, por meio do acesso à medicação alternativa local a baixo custo, com isso pode-se verificar uma melhora e uma redução nas enfermidades mais frequentes no município.

A emancipação do município no atendimento médico-hospitalar da população urbana, além da oferta de remédios fitoterápicos a um baixo custo foi uma grande conquista e levou a esse Município uma melhoria na Qualidade de Vida.

Porém a luta continua a cada dia, pois há muita coisa para se fazer ainda e muito a ser melhorado. Uma luta diária de um povo sem medo, com muita vontade de lutar e conquistar novas vitórias, novas experiências e novos conhecimentos.

2 DESENVOLVIMENTO

Lago do Junco é um exemplo de luta e superação, uma população que antes esquecida pelo governo sofria com inúmeras doenças e precariedades, e hoje graças sua força de vontade e parcerias com empresas preocupadas com a melhoria na Qualidade de Vida da população, como a Body Shop e o SEBRAE, conseguiram mudar esse quadro, levando um pouco mais de conforto e conhecimento a essa população.

As mudanças constantes no Meio Ambiente, como escassez de produtos, devido mal uso, erosões no solo, destruição da mata ciliar e consequentemente o assoreamento dos rios, levam as pessoas a buscarem novas estratégias e novas preocupações, como por exemplo a Preservação do Meio Ambiente, porém essas mudanças nem sempre são fáceis e bem entendida por todos, o que pode dificultar e muito o andamento do processo

.

“Se eu não posso mudar um acontecimento, se não posso mudar a vida, então que ela me modifique” (Padre Fábio de Melo).

O SEBRAE ofertou aos participantes cursos como "Líder Cidadão" e "Saber Empreender", porém a preocupação com a capacitação do Líder tem que ir alem de cursos profissionalizantes, este precisa possuir habilidades de influenciar, agregar, persuadir e motivar as pessoas para que elas atinjam os objetivos propostos, acima de tudo ser o exemplo deles. A gestão deve ser baseada no conhecimento e na Sustentabilidade, já que trata de um projeto que envolve diretamente o Meio Ambiente.

“Liderança é enxergar as possibilidades de uma situação, enquanto os outros só conseguem ver as dificuldades” (Desconhecido).

Outro ponto muito importante é o trabalho em Equipe, no projeto piloto de Lago do Junco, esse trabalho é muito bem desempenhado, todos os envolvidos buscavam o mesmo propósito, a melhoria na Qualidade de vida, sem poupar esforços, porém faltava uma melhor distribuição das tarefas, para que conseguissem alcançar um numero maior de pessoas beneficiada.

O aumento no quadro de agentes comunitários e treinamentos mais intensivos, cobranças e metas, por exemplo, motivariam os agentes a se aperfeiçoar cada dia mais, aumentando o numero de habitantes atendidos e diminuição ainda maior no caso de enfermidades.

Promoções e incentivos, mesmo que não seja de forma financeira, já que trata-se de uma empresa com poucos recursos, como por exemplo um quadro onde consta os nomes dos melhores funcionários.

Fazer recrutamento interno, assim os funcionários trabalhariam com mais estímulos, já que saberiam que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com