TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III LOGISTICA

Artigo: PROINTER III LOGISTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  5.346 Palavras (22 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

Planejamento, Programação e Controle de Produção

Camila Martins Silva RA 6505259147

Fabio Saes Sanches Nunes RA 7365386905

Janete Firmo Braga RA. 6056534803

São Caetano do Sul/São Paulo

INTRODUÇÃO

As empresas competitivas possuem uma característica que as diferenciam das outras, sua sobrevivência esta ligada a clara definição de seus objetivos e ao traçado antecipado de possíveis caminhos a serem percorridos para atendê-los.

O atual cenário empresarial é caracterizado pela alta competitividade, pelo elevado grau de instabilidade, e pelo processo continuo de globalização. Diante desta realidade, um número cada vez maior de empresas corre no sentido de buscar ferramentas e técnicas que as auxiliem no processo gerencial. Dentre estas ferramentas destaca-se o Planejamento e Controle de Produção.

O objetivo deste trabalho é mostrar a importância e as várias fases em que se envolvem um PPCP (Planejamento, Programação e controle de Produção), mostrando suas ramificações, variação e ferramentas, identificando os aspectos técnicos e operacionais ligados à atividades de PCP, compreendendo as necessidades e finalidades desta atividade dentro das organizações.

⦁ Etapa 1

⦁ Planejamento e Controle da Produção

Para atingir seus objetivos e aplicar adequadamente seus recursos, as empresas não produzem ao acaso, nem funcionam de improviso. Elas precisam planejar antecipadamente e controlar de forma adequada sua produção. Para isso, existe o planejamento e controle de produção.

Toda organização necessita de planos e controles para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e na qualidade ideal. O planejamento e controle são necessários, principalmente porque nem todo o processo operacional produtivo é acompanhado em todas as suas etapas.

Quando utilizar o PCP? Utiliza-se o planejamento e o controle em todo processo de produção, desde antes dele e após estar concluído. Isso porque todas as etapas do processo produtivo demandam de planejamento e controle.

O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para atingi-los da melhor maneira possível. O planejamento está voltado para a continuidade da empresa e focaliza o futuro. A sua importância reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida no caos.

Por sua vez, o controle da produção é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da melhor maneira possível. A tarefa do controle é verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e organizado, conforme as ordens dadas, para identificar os erros ou desvios, a fim de corrigi-los e evitar sua repetição.

É o PCP que determina a prioridade do que deve se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira. E ele é feito na base de um conjunto de planos.

Planejar e controlar significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequado. Planejamento e Controle de Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decide sobre o melhor emprego dos recursos da produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. O PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Segundo MOREIRA, 1999, p.7 “O planejamento dá as bases para todas as atividades gerenciais futuras ao estabelecer linhas de ação que devem ser seguidas para satisfazer objetivos estabelecidos, bem como estipula o momento em que essas ações devem correr”.

Podemos dizer que o PCP é a área da empresa responsável em responder aos seguintes questionamentos: O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Com que produzir?

A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar um documento denominado plano mestre de produção (PMP), que será a diretriz de produção.

Este plano trata de um conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização, como materiais, máquinas, equipamentos e pessoas, para a produção de bens e serviços demandados pelos clientes.

Em geral, o PCP dedica-se as atividades mais operacionais como a programação diária de produção, controle de estoques (matérias-primas, produtos em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia a dia.

Entretanto, e nas empresas mais estruturadas, o PCP não se limita ao nível operacional. No nível tático, a Gerência de PCP toma decisões de médio e longo prazo que incluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, sempre tendo como base previsões de demanda e em alguns casos análise de mercado.

Assim, os conceitos e habilidades necessários para o exercício das atividades de PCP envolvem os seguintes tópicos:

⦁ Previsão da demanda: Métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam o PCP no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários.

⦁ Planejamento da capacidade de produção: A partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação (aumento ou redução) da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.

⦁ Planejamento agregado da produção: visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado, estão as decisões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com