TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III LOGISTICA

Por:   •  4/8/2016  •  Monografia  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE JOINVILLE - SC

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ANDREI BRUHMULLER          MAYCON DANIEL COELHO

RA 2816793126

RA 1578149889

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: LOGÍSTICA EMPRESARIAL; INTERMODAIS; GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS; GESTÃO EM MARKETING E PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

TUTOR EAD: GILBERTO CARMO DE MORAIS

TUTOR PRESENCIAL: SAMUEL RODRIGUES LOPES SOBRINHO

COORDENADOR POLO EAD: LEANDRO DA SILVEIRA

JOINVILLE / SC

2016[pic 3]

FACULDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: LOGÍSTICA EMPRESARIAL; INTERMODAIS; GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS; GESTÃO EM MARKETING E PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

                                 

Trabalho apresentado na Faculdade Anhanguera, elaborado nas disciplinas Logística Empresarial, Intermodais, Gestão de Custos Logísticos, Gestão em Marketing e Planejamento, Programação e Controle da 3° semestre do curso de Tecnologia em Logística.

JOINVILLE / SC

2016[pic 4]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 04

2. INDUSTRIA DE LATICINIOS................................................................................ 05

3. MODALIDADE DE TRANSPORTE....................................................................... 06

4. COLETA DE LEITE NOS PRODUTORES........................................................... 07

5. TRANSPORTE DO LEITE BENEFICIADO ATÉ O CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO......................................................................................................... 08

6. TRANSPORTE DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ATÉ O CLIENTE.................. 09

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................. 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................... 11

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

As reviravoltas nos cenários político e econômico do Brasil vem gerando uma serie de transtornos às indústrias brasileiras, trazendo o desafio aos gestores de manter-se competitivo no mercado acirrado no País e no mundo.
Como em todas as áreas a legislação de certa forma padroniza os processos fazendo com que os concorrentes dentro de um mesmo segmento tenham um custo fixo bem parecidos entre concorrentes. Isto torna essencial buscar diferenciais para reduzir os custos sem deixar de entregar os valores que o cliente espera receber. A logística tornou-se uma das áreas que oferecem competitividade perante os concorrentes, entregando exatamente aos consumidores quando, onde, e como quiserem o produto controlando o gasto com os recursos necessário para esta tarefa. A logística como ponto de ligação entre as etapas da produção, beneficiamento e consumo do leite, também serve para integrar as etapas da cadeia de suprimentos e proporcionar uma visão panorâmica da mesma à gestão de processos, marketing e custos afim de adotarem as melhores estratégias de redução de custo e visualizar oportunidade de melhorias e mudanças. O objetivo do nosso trabalho é justamente fazer a escolha dos modais mais adequados dentro da cadeia de suprimentos de produtos lácteos, o que é crucial para sobreviver aos altos e baixos da economia brasileira

  1. INDUSTRIA DE LATICINIOS

   O consumo de leite Brasil começou através do gado trazido para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar na época da colonização e mais tarde a região de Goiás e o sul do País começaram a trabalhar com a Pecuária de corte e assim foi até meados do século XIX onde o consumo de leite ficava em segundo plano, pois haviam poucas vacas e muito menos visando o leite que elas produziam.

   A produção de leite como atividade econômica teve surgimento por volta de 1870, quando a indústria cafeeira do Vale do Paraíba passa por uma grande crise devido ao esgotamento do solo da região e a produção de leite torna-se a melhor oportunidade para a região.

   No início do século XX o leite que era consumido cru passou pela primeira necessidade de mudança no aspecto logístico, onde o leite que era transportado pelos escravos em latões começou a estragar pela demora e optou-se por levar os latões a cavalo pelos vaqueiros.

   Na década de 20 começam a surgir os primeiros beneficiamentos no leite através da pasteurização e a partir daí o leite que tinha um prazo de validade muito curto conseguiu chegar as áreas urbanas.

  1.  MODALIDADE DE TRANSPORTE

A logística tem a função de planejar, executar e controlar a movimentação e o armazenamento de materiais acabados e semiacabados, desde sua origem, até o local de consumo entregando valor ao cliente ao menor custo possível.

O transporte de cargas é uma das atividades mais importantes da logística, é um dos fatores relevantes para a produção e comercialização de bens e produtos, fazendo parte do cálculo do custo, do faturamento e dos lucros das empresas. De acordo com Alvarenga e Novaes (2000), para se organizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, e segundo Ballou (2001), a seleção de um modal de transporte pode ser usada para criar uma vantagem competitiva do serviço.

Partindo destes princípios o estudo para escolher modais de transporte deve analisar a praça e o contexto geopolítico, as opções de modalidade para cada região, condições necessárias, e a legislação vigente que rege as condições de transporte de leite e laticínios. A parte da logística referente ao transporte dentro da indústria de laticínios pode ser basicamente dividida em três partes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (109.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com