TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR AO IDOSO EM NÍVEL PRIMÁRIA

Por:   •  11/10/2015  •  Artigo  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 13

PROJETO DE ASSISTÊNCIA INTERDISCIPLINAR AO IDOSO EM  NÍVEL PRIMÁRIA  (PAINP): A  busca de uma prática possível .

Autores:

Mara Solange Gomes Dellaroza – Professora Assistente - Depto. Enfermagem – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Celita Salmaso Trelha – Professora Assistente- Depto. Fisioterapia – UEL

Kyiomi Nakanishi Yamada – Professora Auxiliar - Depto. Enfermagem - UEL

Marcos Aparecido Sarria Cabrera – Professor Adjunto - Depto. Clínica Médica – UEL

        Este relato refere-se a um projeto de extensão do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com a participação de professores e alunos das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia e serviço social, bem como profissionais autônomos e integrantes do serviço de atenção básica municipal da Secretária de Saúde de Londrina.

        Serão apresentadas as justificativas teóricas para a proposição deste projeto e os aspectos relevantes de sua implantação e desenvolvimento. Abordaremos também os resultados obtidos junto à comunidade e os avanços acadêmicos identificados a partir da implantação do Projeto.

O problema a ser resolvido

A população mundial de idosos cresce cada vez mais e no Brasil a situação não é diferente. Segundo dados do IBGE (2003) a expectativa de vida atual da população brasileira, está em torno de 71,3 anos, devendo continuar subindo nos próximos anos.

Na medida em que o nosso país passa por uma rápida transição demográfica, o aumento de idosos determina um outro perfil de situação de saúde e doença na sociedade. As doenças crônico-degenerativas, neoplásicas e cardiovasculares assumem um importante papel na determinação da qualidade de saúde dos indivíduos, gerando a necessidade de modelos de assistência de saúde que contemplem as características desta nova realidade (Veras, 2003).

O processo normal de envelhecimento, por si só, já proporciona ao idoso algumas alterações que merecem ser identificadas pelos serviços de saúde (Cabrera, 2004). Além disso, o envelhecimento é uma complexa condição de morbidades com  ocorrência concomitante de doenças, medicamentos, incapacidades funcionais e aumento da letalidade (World Heatlh Organization, 2003). Esta realidade biológica se sobrepõe a situação psico-social vulnerável determinada por fatores relacionados ao indivíduo,  sociedade,  serviços e  instituições (Organização das Nações Unidas, 2003).

Não obstante esta difícil realidade, ainda outro grande desafio é apresentado aos serviços de saúde: a promoção de um envelhecimento saudável. O avanço do conhecimento científico mostra-nos que é possível a sociedade alcançar uma longevidade com qualidade, isso depende muito das condições de saúde dos indivíduos e da assistência oferecida (World Health Organization, 2002).  

Assim, o envelhecimento populacional exige maior aprofundamento de seus conceitos na Universidade e a integração desta com instituições prestadoras de serviços em saúde. Entretanto, os cursos da área da saúde não abordam suficientemente, as questões relacionadas ao envelhecimento (Keller et al., 2002) e os serviços de saúde ainda não dispõem de uma prática específica que reconheça as necessidades dessa faixa etária (Veras, 2003).

Surgimento da Proposta

Em 2001, um grupo de docentes de diferentes áreas da UEL (medicina, enfermagem, serviço social, odontologia e fisioterapia), que desenvolviam atividades e pesquisas em envelhecimento, elaborou o Projeto de Assistência Interdisciplinar ao Idoso em Nível Primário (PAINP), partindo dos seguintes pressupostos:

  • UEL como instituição formadora de recursos humanos em saúde tem a responsabilidade de capacitar profissionais para atuar nas áreas de Gerontologia e Geriatria.
  • A integração da academia com a comunidade visa desencadear um processo de auto suficiência da comunidade, com vistas à obtenção de ações que lhes proporcionem uma melhoria na qualidade de vida de seus indivíduos.
  • A integração da academia com os serviços de saúde objetiva provocar uma reflexão das práticas em saúde com vistas a atender as reais necessidades da população de maneira o mais efetiva possível.

                A equipe de trabalho tem desenvolvido ações na realidade foco, em consonância com a Política Nacional de Atenção ao Idoso (Lei 8842/94) e a Política Nacional de Saúde do Idoso (1999), promulgada pelo Ministério da Saúde, que estabelecem como diretrizes:

  • Promoção do envelhecimento saudável;
  • Manutenção da capacidade funcional;
  • Assistência às necessidades de saúde do idoso;
  • Reabilitação da capacidade funcional comprometida;
  • Capacitação de recursos humanos especializados;
  • Apoio de cuidados informais;
  • Apoio a estudos e pesquisas.

        

Descrição da proposta

Título: Projeto de Assistência Interdisciplinar ao Idoso em Nível Primário - PAINP

Participantes:

        - Universidade Estadual de Londrina – com professores e alunos das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia e serviço social;

        - Serviço de saúde – Secretaria de Saúde do município de Londrina e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde ( UBS) envolvidos no projeto;

        - Comunidade – Instituições religiosas e lideranças da comunidade.

População atendida:

        Idosos que residem na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Habitacional Ruy Virmond Carnascialli e Conjunto Cabo Frio, localizadas na região norte da cidade de Londrina.

              Três equipes multidisciplinares compõem o Programa de Saúde da Família de cada uma destas UBS, com participação de médicos, enfermeiros, auxiliares  de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

        Cada equipe do PSF é responsável por 600 a 1000 famílias, ou seja, 2.400 a 4.500 pessoas, dependendo da densidade demográfica da área de abrangência.  Ocorre assim, o princípio do vínculo, ou seja, a constituição de referências do usuário para com os profissionais que deverão se responsabilizar e se comprometer pelos cuidados com as famílias (ANDRADE; SOARES; CORDONI JÚNIOR, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (179 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com