TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Prevenção aos Idosos na Comunidade do Bairro Chiquinho Guimarães.

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  14.341 Palavras (58 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 58

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL  6º PERÍODO

PROJETO INTERVENÇÃO

Projeto de Prevenção  aos idosos na Comunidade do bairro  Chiquinho Guimarães.

[pic 2]

Montes Claros

2015

PROJETO INTERVENÇÃO

Projeto de Prevenção  aos idosos na Comunidade do bairro Conjunto Chiquinho Guimarães.

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do 6º Período - Com tema: “Diagnostico Social de seu Município ou Região”

Orientadores. Profs: Valquíria Aparecida Dias Caprioli, Amanda Boza Gonçalves, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi, Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi.

Tutor(a) Eletrônico(a):  Giovana Neila Cevallo Crosxiati

Tutor(a) de Sala: Mercy Nonatoda Rocha

Montes Claros

2015        

Sumário

Apresentação_____________________________________________ 1/2

Introdução________________________________________________2/3

Justificativa_______________________________________________3/4

Objetivos_________________________________________________4/5/6/7

Conclusão________________________________________________7/8

Referencias_______________________________________________8

Apresentação

A atual denominação do Bairro Chiquinho Guimarães, foi dada em homenagem ao senhor Francisco José Guimarães ( 1886-1941) ex vereador da Comarca Municipal de Montes Claros e Arquiteto da Catedral Nossa Senhora aparecida,situada na área central da cidade.

Apresenta como limite territorial: ao norte a Av. Nossa Senhora de Fatima fazendo fronteira com o jardim São Geraldo,ao sul a rua 10 em limite com a chácara dos Mangues,a leste a Av. Coração de Jesus,divisor entre Chiquinho Guimarães e o Major Prates,e a oeste o Corrego dos Mangues,separando o do Maracanã.

O Bairro Chuinho Guimarães era conheccido como “Pombal”,essa designação refere se a semeljança que o território tinha com um pombal,caracterizado por casas de lonas erguidas em lotes invadidos,que abrigavam famílias que imigravam dos mais diversas localidades.Era caracterizado ainda por ser o lugar onde se localizava o curral da prefeitura,onde eram levados os animais soltos e considerados perdidos na cidade.

O processo de povoamento da área se iniciou há mais ou menos 26 anos,entre os anos de 1081 a 1982,nesse período,no governo do prefeito Antônio Lafetá Rabelo (1977-1082) é elaborado o projeto que irá modificar o “pombal”. A partir de 1083 no primeiro mandato do prefeito Luis Tadeu Leite se iniciou a implantação pela prefeitura por meio da SEPLAN, do projeto Especialidades de Porte Medio.Os benefícios adquiridos com a implantação foram relacionados a infraestrutura do lugar ( asfalto,energia elétrica,água ancanada,coleta de lixo e escola).

Os imóveis foram adquiridos pelas famílias a preços simbólicos,alvo do programa, e estava previsto o fornecimento das escrituras após a quitação,entretanto em 2018 alguns moradores alegaram que são proprietários da casa,mas que ainda não tinham recebido a escritura do imóvel,outros alegam que  2004 o então prefeito Jairo Ataide,cedeu aos moradores um documento no qual concedia a escritura da casa aos respectivos donos,porém não a nenhum registro em cartorio de imóveis da cidade.

Introdução

Durante muito tempo, o envelhecimento humano foi tratado somente por uma abordagem biológica. Preocupou-se muito com técnicas que viessem a retardar a velhice e que propiciassem às pessoas um envelhecimento com saúde. Esta visão da velhice, na qual muito colaborou a postura da medicina, escondia a tentativa de se negar a morte e associava a fase de envelhecimento a um final de vida. A partir disto, muitos preconceitos e estereótipos foram criados como “velho é improdutivo”, “velhice é doença”, “os velhos são ranzinzas”, etc. (VERAS, 1995, p. 67)

Desde então, o envelhecimento e a velhice vêm sendo estudados a partir das dimensões individuais e sociais onde estão inseridos os sujeitos. Os primeiros fatores abordados dentro desta visão mais ampla, foram a necessidade e a importância das sucessivas adaptações que as pessoas se viam obrigadas a fazer no decorrer do seu ciclo de vida, a fim de se ajustarem. Esta concepção era comandada por três tipos de influência: a genética ou biológica; a ambiental ou social e as relacionadas com as escolhas e adaptações individuais ou psicológicas.

Contudo, esta postura veio a ser refutada pelos autores de linha progressista, que entendiam que se a velhice é uma crise, deve ser enfrentada e não aceitá-la é adaptar-se a ela. Eles acreditam que somente enfrentando o real as pessoas poderão dar continuidade a esta realidade.

Vivemos numa sociedade que tem conceitos muito rígidos de beleza e felicidade, onde a juventude é super valorizada. Assim, poucos pensam no processo de envelhecer, sentem medo da velhice. Mas, as pesquisas apontam que com melhor qualidade de vida, cada vez mais o número de idosos irá crescer. Os números do Censo 2010 mostram esta tendência, cerca de 7,4% 3eram idosos. Porém, falta desenvolvimento de políticas adequadas para esta parcela da população.

Para garantir direitos sociais à eles, foi criada em 1994, a Política Nacional do Idoso, com diversas normas e direitos, garantindo autonomia e integração. Uma das ações desta legislação foi a criação de cursos de Geriatria no Brasil. 

JUSTIFICATIVA

O Projeto , que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida do idoso  do Bairro Chiquinho Guimarães,  contudo, pretende-se aqui ofertar à comunidade de idosos do Projeto “Viver bem na melhor idade” uma oportunidade maior de cuidar da saúde bio-psico-social dos idosos através da participação em grupos de novas atividades multidisciplinares, ações essas que busquem a melhoria da qualidade de vida dos idosos, com ênfase à proteção à saúde, à educação, à melhoria das relações familiares e intergeracionais e às práticas de sociabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.5 Kb)   pdf (557 Kb)   docx (447.4 Kb)  
Continuar por mais 57 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com