TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR - PIDI

Por:   •  11/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.738 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

OSIEL SANTOS COSTA

 

PROJETO DE INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR - PIDI 

BRASÍLIA, DF

2017

OSIEL SANTOS COSTA

PROJETO DE INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR - PIDI

GESTÃO E TECNOLOGIA DO UniCEUB

1ª Prévia da Atividade PIDI

Trabalho da disciplina PIDI 1, do Curso de Bacharelado em Administração, do Centro Universitário de Brasília.

Orientadores: André Luiz, Marcos Aurelio, Fabricia Faleiros, Marcela Godoy, Carlos Mathias e Carlos Augusto.

BRASÍLIA, DF

2017

Sumário

INTRODUÇÃO        2

GIGANTE BRASILEIRO        2

CRISE.        3

A ESTATAL        4

A LEI        5

CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        7


INTRODUÇÃO

Tudo que você lerá a seguir te convidara a ter a ter um visão administrativa, filosófica e criativa, que terá como base  uma das maiores estatais do Brasil e do mundo a Petrobras.

Citarei alguns relatos baseados na constitucional federal e no direito administrativo publico, expressando de uma forma critica voltada para algumas das vertentes da operação ‘’lava jato’’.

Farei uso do pensamento holístico para me fazer entender nos texto que se sucede.

GIGANTE BRASILEIRO

Fazendo uso da teoria administrativa de Taylor que considera a administração uma ciência aplicada na racionalização e no planejamento das atividades operacionais. Entendemos que a Petrobras um das maiores empresa do nossos pais e do mundo, tem um trabalho de racionalização do trabalho no nível operacional.

Baseando-se em Fayol para o tratamento da administração como ciência na formatação e na estruturação das organizações, com ênfase máxima eficiência. Torna-se muito importante na atual situação que se encontra a Petrobras, com inúmeros processos judicias tramitastes na justiça federal que a melhor forma de solucionar o problema e estudando-o e ir achando soluções gradativamente.

Os empregados da Petrobras em todos os seus níveis hierárquicos, como ‘’Homem Econômico’’ merecem remuneração justa e incentivos para exercerem com maior eficiência o seu trabalho. Com a valorização e capacitação  do individuo , tornando se assim menos complicada reerguesse.

A Burocracia na organização Petrobras se faz necessária por e trata de uma empresa formal Baseando-se na racionalidade, ou seja, onde os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal. Isso também se remete a os tramites judicias e processos na qual a Petrobras e citada no TRF da quarta região.

Chiavenato (2003) em seu conceito de abordagem comportamental é de suma  importância nessa situação em que se encontra a Petrobras, pois só com a ajuda e a motivação das pessoas que trabalham diretamente e indiretamente na organização Petrobras conseguiram reaver toda a gloria e o orgulho do passado.

Partindo do ponto de vista não só financeiro e sim de satisfação pessoal em fazer a empresa gigante novamente.

Quanto a teoria da Contingência a cúpula estrategista da Petrobras tem que ter seus direcionamentos muito bem planejados. Utilizando se te todos o recurso disponíveis, como tecnologias de suporte a decisão, tecnologia da informação, analise sowt em fim todo o aparato disponível. Para poder projetar todos os senários possíveis, e assim fazendo aplicabilidade da matriz de riscos e impacto. Tratando se de uma organização altamente influenciável pelo ambiente externo.  A apesar de esta bem explicito o seu ramo de negocio, a Petrobras caracteriza  se por se um sistema muito complexo.

CRISE.

A palavra crise é a que melhor expressa à situação da Petrobras no momento, para alguns pode soar como algo amedrontador difícil de lidar, um pressuposto de insegurança. Mas as crises geram mudanças que mostram novos universos de possibilidades.

O administrado de hoje em dia tem que esta disposto a adaptações e mudanças repentinas, ou aquelas que exigem um prazo maior. Tendo em si um processo de decisões imediatas ou ao longo prazo. Tem que fazer parte da identidade do administrador moderno esse tipo de comportamento, ainda mais tratando se de uma organização como a Petrobras

 A meu ver a interdependência do sistema da Petrobras agravam ainda mais a crise em que ala passa no momento.

Por estar tudo, e todos os setores estarem internamente interconectados dificulta e complica ainda mais os processos de decisões seja ela de longo ou curto prazo.  Onde quais quer das ações tomadas se estende a todas as áreas da organização.

 O modelo que Petrobras deve adotar para se reestruturar é a do ciclo P.D.C.A Que pode ser visto abaixo.  Do inglês: Plan - Do - Check - Act ou Adjust

[pic 2]


A ESTATAL
Fazendo um breve analise swot descrita no texto abaixo e ilustrada no quadro que esta em anexo veremos  alguns pontos forte e fracos, assim como algumas ameaças e oportunidade que a petrobras dispõem.

Tendo como seu sócio maioritário a união federal que tem em sua posse 50,26% das ações. A Petrobras torna-se muito suscetível e altamente influencialvel a mudanças governamentais. Sendo assim, sofre muita interversões estatais, que afetam os investimentos e os preços dos seus produtos assim como no seu planejamento estratégico.

Os royalties muito elevados fazem com que suas margens de lucros sejam afetadas negativamente.

Por ser uma companhia a nível global tem acesso a vários mercados no mundo assim como financiadores e fornecedores. É de grande utilidade esse fato para Petrobras fazendo com que a mesma tenha acesso a novas tecnologias e as desenvolvendo-as em conjunto com novas culturas, facilitando assim o seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (238.5 Kb)   docx (398.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com