TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO - PROJETO BASF ULI

Monografias: ESTUDO DE CASO - PROJETO BASF ULI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  592 Palavras (3 Páginas)  •  1.486 Visualizações

Página 1 de 3

1 – INTRODUÇÃO

A BASF é uma das maiores indústrias químicas do mundo, está presente em mais de 170 países e produz cerca de 8 mil itens (de químicos até produtos para agricultura e nutrição) os quais atendem 110 mil clientes e ajuda os clientes a atingir o sucesso por meio de soluções inteligentes e produtos de alta qualidade.

Por meio de novas formas de tecnologia, sempre procura ativar novas oportunidades de mercado, busca conduzir os seus negócios de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.

Em 1911, a BASF abria sua primeira representação comercial na cidade do Rio de Janeiro. No início do século 20, quando o setor têxtil estava em franco desenvolvimento no país e na região, a BASF fornecia corantes de anilina, alzarina e índigo para os fabricantes de tecido. Era o início de um longo caminho. Hoje, a empresa conta com unidades em várias cidades brasileiras, abriga o maior Complexo Químico na América do Sul e o primeiro centro de ecoeficiência para a América Latina (a Fundação Espaço ECO), produz inovação para indústrias de variados segmentos, entre tantos outros exemplos de protagonismo empresarial.

2 – DESENVOLVIMENTO

A Basf criou uma estrutura estratégica de e-commerce na empresa buscando a otimização dos processos para redução de custos melhorando também os canais de atendimento com os clientes e fornecedores.

O que motivou a Basf-Suvinil a procurar esta solução de e-commerce foi o valor agregado para seus clientes, criando um processo eletrônico onde os erros são corrigidos rapidamente e as entregas são realizadas dentro dos prazos reduzindo o tempo de seu ciclo de vendas.

Foi realizado uma modernização do sistema operacional para melhor atender seus clientes e fornecedores, bem como minimizar possíveis erros e assim melhorar relacionamento com o cliente e fornecedor.

O diferencial da Basf foi desenvolver o modelo de negócio e-commerce dentro do segmento de tintas. Essa tecnologia automatiza todos os processos de compra e auxilia o gerenciamento das demandas, além de otimizar e melhorar o relacionamento com o cliente já que com os dados consolidados pode ser realizado um atendimento diferenciado para cada cliente.

3 – CONCLUSÃO

Com a utilização da internet, a Basf-Suvinil automatizou o envio dos pedidos de compras dos clientes, no formato e no layout da Basf. Permitiu, também, o envio das notas fiscais da empresa aos clientes, no formato e no layout dos clientes, com isso diminuiu o tempo necessário para a colocação dos pedidos e o tempo de entrega de seus produtos.

O novo processo permitiu que as devoluções de materiais causadas por erros de digitação diminuíssem 98%, obteve-se dessa forma redução de custos, bem como o investimento no novo sistema teve retorno ainda no primeiro ano de implantação e os lucros muito expressivos.

Outro resultado que podemos citar é que pelo segundo ano consecutivo, a Basf-Suvinil é líder em vendas on-line no segmento químico, superando as expectativas. Em 2003, 20% do total de vendas da empresa ocorreu via e-commerce.

A empresa espera com o e-commerce ter um retorno de 30% de tudo que a Basf Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com