TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E SUAS ETAPAS

Resenha: PROJETO DE INVESTIGAÇÃO E SUAS ETAPAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  148 Visualizações

o PROJETO DE PESQUISA E SEUS PASSOS

Santaella, Lucia

Este capítulo será dedicado às orientações para se elaborar um projeto de pesquisa. Há uma farta bibliografia sobre isso e toda ela é bastante consensual quanto aos tópicos que uma tal elaboração deve considerar e aos passos que devem ser seguidos para que ela seja bem sucedida. É nesse ponto que toda pesquisa começa: pela elaboração de seu projeto. Sem isso, a pesquisa já estaria comprometida de saída, pois seria o mesmo que fazer uma viagem sem conhecimento de seu caminho.

Um mau projeto não é muito diferente da ausência de projeto. Sem planejamento rigoroso, mesmo quan¬do consegue realizar a etapa da coleta de dados, o investigador se verá perdido, sem saber como analisá-los e interpretá-los por desconhecer seu sig¬nificado e importância no contexto maior de um problema bem demarcado, de hipóteses apropriadamente formuladas e dos ob¬jetivos que uma pesquisa visa atingir.

Projetar significa, portanto, antever e metodizar as etapas ou fases para a operacionalização de um trabalho. A especialização do trabalho científico exige a construção prévia de um instrumento técnico que conduza a ações orientadas para um fim e sustentadas sobre uma base de recursos humanos, téc¬nicos, materiais e financeiros. Esse instrumento técnico é o pro¬jeto de pesquisa.

Como tal, o projeto é apenas uma das etapas da pesquisa. Ele serve de guia para a execução propriamente dita e esta, por sua vez, deve ser seguida de sua apresentação em forma comunicá¬vel, na imensa maioria das vezes, através da escrita.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com