TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MOBILIÁRIO: BANCO ZOOP

Por:   •  31/8/2016  •  Artigo  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE MOBILIÁRIO: DESENVOLVIMENTO DO BANCO ZOOP (2014)

Amanda Camponogara Utzig

Acadêmica da disciplina de Mobiliário I, do curso de Design – Centro Universitário Franciscano

Email: amandautzig@hotmail.com

RESUMO

        A empresa Tok&Stok promove anualmente um concurso de nível nacional para estudantes das áreas de design, com o intuito de contribuir na formação destes estudantes, aproximando-os do mercado de trabalho. A empresa pode assim, conhecer novos talentos e também novas ideias. O desafio deste concurso é a criação de um móvel sob um tema específico, sendo que no ano de 2014 o tema selecionado foi “banco”, e que este apresentasse como principal característica uma inovação. Sendo assim, o presente artigo aborda o desenvolvimento do projeto do banco Zoop, no qual foi criado para concorrer ao concurso e para instrumento avaliativo da disciplina de Mobiliário I, do Centro Universitário Franciscano.

ABSTRACT

The company Tok Stok & promotes an annual national contest for students in the areas of design, in order to contribute to the formation of these students, bringing them from the labour market. The company can thus meet new talent and new ideas. The challenge of this contest is to create a mobile under a specific theme, being that in the year 2014 the theme selected was "Bank", and that this present as main characteristic an innovation. Therefore, this article discusses the development of the project from the Bank, which was created Zoop for the contest and to evaluative instrument of discipline of furniture I, Franciscan University Center

Palavras-chave: Banco; Concurso; Design; Inovação

1 INTRODUÇÃO

A capacidade de inovar é determinante para os dias de hoje. É de suma importância para o atual mercado que os novos produtos apresentem diferenciações estéticas e/ou funcionais, ou seja, é necessário que a inovação seja o destaque destes produtos, incluindo nestas condições a indústria moveleira.

Dentro deste contexto, desde 2006, a empresa Tok&Stok promove anualmente um concurso de nível nacional para estudantes de design de produto, arquitetura e design de interiores, com o intuito de contribuir na formação destes estudantes, aproximando-os do mercado de trabalho e promovendo a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica do Brasil. O desafio para este concurso é a criação de um móvel ou sistema construtivo sob um tema específico, sendo que para o ano de 2014 o tema selecionado foi “Banco”.

A partir desta proposta criou-se a necessidade de projetar um banco, banquinho ou banqueta que possua como características contemporaneidade e jovialidade e, para que o projeto enquadre-se nos requisitos do concurso da Tok&Stok, o foco foi direcionado para a inovação. A partir destas condições, foi preciso escolher então, um conceito para servir como referência ao projeto e, sendo assim, optou-se pelos trabalhos do designer mundialmente conhecido Karim Rashid para servir como base do mesmo.

A escolha definida foi devido à visibilidade que o designer possui no atual mercado, e principalmente pelas cores e formas que caracterizam seus trabalhos. Cores e formas assimétricas são a essência do design praticado por Rashid. As formas orgânicas e a explosão de cores de suas peças conferem a contemporaneidade tão buscada pelo designer. Essas características estão relacionadas diretamente com a solução do presente projeto que é, sobretudo, atingir um resultado com inovação estética adjunta a contemporaneidade. Como base projetual para este trabalho empregou-se a metodologia de Mike Baxter e Bruno Munari.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

        Durante o desenvolvimento do projeto foi necessário utilizar algumas referências bibliográficas com o intuito de compreender teoricamente as áreas que complementam este trabalho. Sendo assim, áreas de investigação teóricas foram estudadas para agregar conhecimento neste trabalho, tais como: Design, ergonomia e materiais e processos.

2.1 DESIGN

Foram utilizados como referências teóricas pra este tópico os autores John Heskett e Norman, pois estes demonstram como o design é importante no dia a dia e como o mesmo faz diferença na atual sociedade, podendo assim esclarecer algumas dificuldades para o presente projeto.

         Para Heskett (2008), o design poderia ser a base sobre a qual o nosso ambiente é moldado e construído, entretanto, para o autor, considerar o design um tema sério ficou bastante complicado nos últimos anos, ele faz uma crítica à mídia, “Isso vai de encontro à mídia em geral, que costuma atribuir ao design papel sem importância, decorativo, superficial: para diversão e entretenimento” (Heskett - 2008, p. 9).

        Ainda assim, o autor defende a prática do design, e ressalta que aspectos do ambiente que fazem parte do dia a dia, como iluminação inadequada, aparelhos difíceis de usar, informações mal formatadas e produtos não funcionais são partes necessárias da nossa existência, e que o design serve também para melhorar estes aspectos.

O design é uma das características básicas do que significa ser humano e um elemento determinante da qualidade de vida das pessoas. Ele afeta todo mundo em todos os detalhes de todos os aspectos de tudo que as pessoas fazem ao longo do dia. E como tal, o design é extremamente importante. Há pouquíssimos aspectos do ambiente em que vivemos que não podem ser aperfeiçoados de maneira decisiva por meio de maior atenção ao seu design (HESKETT, 2008).

        Pensando nos requisitos necessários para a elaboração do presente projeto, notou-se a necessidade de utilizar as referências teóricas de Norman (2006), que afirma que o design deve atuar em benefício do usuário, considerando pontos como custo, estética, usabilidade e eficácia.

A missão do design é a de colaborar na criação de produtos cada vez mais úteis, bons, bonitos, baratos e eficazes. A prática demonstra, no entanto que não é isto o que ocorre, pois em certos casos o critério estético prevalece, gerando produtos tão belos quanto pouco prático (NORMAN, 2006).

Pode-se notar através da citação acima que o autor faz uma crítica à criação de produtos que agregam valor apenas na parte estética, tornando-os assim, dependendo do caso, pouco práticos.

Os dois autores concordam que o design facilita a interação dos produtos com seus respectivos públicos alvos. Entretanto, cada autor possui um ponto de vista sobre a atual sociedade e ressaltam a importância que o designer possui hoje em dia. Introduzindo as ideais dos autores no projeto do banco, pode-se adquirir um maior conhecimento e entendimento do que foi necessário incluir no projeto, sendo que o ponto mais ressaltado e com maior importância é de que o design deve ser de claro entendimento para o usuário, sem ocasionar incertezas no momento em que o produto torna-se necessário, ou seja, a estética é de extrema importância para os requisitos deste trabalho, entretanto, não pode-se deixar de lado a boa funcionalidade do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (338.6 Kb)   docx (387.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com