TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ESCOLA E FAMILIA

Casos: PROJETO ESCOLA E FAMILIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO: ESCOLA X FAMILIA

Tema do projeto: A importância da família na construção da aprendizagem pela criança.

INTRODUÇÃO

O artigo a seguir descreve sobre um projeto educacional que envolve a sociedade para além

Do seu campo de vivência, é um exercício de cidadania, pois permite quebra de barreiras preconceitos em benefícios dos alunos.

De acordo com esse projeto ele foi aplicado somente na escola Municipal Duque de Caxias,portanto o mesmo não se trata de um projeto estatal.

Neste projeto procurou-se enfatizar qual a real importância da participação da família no âmbito escolar, no processo ensino aprendizagem das crianças/alunos da primeira fase do ensino fundamental. Entendemos que existe uma grande influência da família no desenvolvimento das crianças, o que pode contribuir positivamente ou negativamente na sua vida escolar, e na família elas encontrão seu referencial, valores, comportamentos, crenças e costumes.

A escola precisa buscar meios para inserir a família no contexto escolar de seus filhos, percebendo assim sua importância no desenvolvimento da criança.

Para que um comércio, uma casa, uma escola trabalhe e funcione bem é necessário que todos executem bem sua função respectivamente, uns trabalham sozinhos outros em conjunto, o importante é que cada um tem sua função na instituição de ensino, seja a faxineira, o vigilante, a cozinheira todos são agentes educadores.

Desenvolvendo esse projeto buscamos mostrar o desenvolvimento significativo na aprendizagem da criança quando há uma participação maior dos pais na vida escolar, onde os pais estimulam os filhos no comportamento de estudante e cidadão e a escola orienta os pais sobre os objetivos que ela espera que seus alunos atinjam, promovendo assim uma maior interação entre família e escola.

Justificativa

O projeto foi elaborado para enfatizar a importância que a família e a escola possuem na construção e formação do indivíduo, resgatando a cultura, brincadeiras, historias que fizeram parte do dia a dia dos pais e avós para o crescimento do aluno; visto que a participação da família na escola é fundamental para que o aluno cresça confiante e seguro.

Como a família constitui a unidade dinâmica das relações de cunho afetivo, social e cognitivo que estão imersas nas condições materiais, históricas e culturais de um dado grupo social, ela será um parceiro a mais na busca pelo cumprimento da nossa função social e nos ajudará a cumprir com a nossa meta, cada um fazendo o que lhes é de direito e não deixando todas as ações para a escola, de modo que o aluno possa desenvolver em todos os aspectos da vida pessoal, profissional e ter sucesso, pois, nossa meta é ajudar o aluno em suas necessidades em pareceria com a família.

Esse trabalho tem o intuito de promover uma interação significativa com os pais, os professores, os alunos, visando oportunizar vivências que levem a reflexão sobre o processo de desenvolvimento dos nossos alunos, para que possam assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal, colaborando com a construção de horizontes, que terão posteriormente impactos positivos em suas vidas.

Objetivo Geral

Incluir a família no processo ensino-aprendizagem, estimulando o crescimento do aluno, fortalecendo a relação da criança com a sua família e escola, sendo principais parceiros e colaboradores.

Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto - estima a fim de aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana, respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre eles.

Objetivo Especifico

Proporcionar aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas ao andamento da educação dos filhos e alunos;

* Desenvolver atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção de valores e a resolução de conflitos;

* Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar dos alunos;

* Ressaltar a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator primordial para o bom desenvolvimento do aluno;

Metodologia

* Confecção de panfletos educativos divulgando a relevância da presença dos pais no convívio escolar.

* Conversar com os professores.

* Participar das reuniões sempre que convocados.

* Acompanhar as lições de casa e mostrar interesse pelos conteúdos estudados.

* Conversar sempre com os filhos sobre assuntos da escola.

* Palestras com profissionais habilitados na área.

* Passar filme ou desenho que fale da importância que devemos dar a nossa família.

* Promover a participação de um membro ou mais, da família (pai, mãe, avó...) a participar de uma aula, a fim de contar aos alunos como eram as brincadeiras, brinquedos, musicas, vestimentas, entre outras curiosidades que possam surgir durante a conversa. * Dinâmica para acolher os pais em reuniões;

* Encontros com famílias através de reuniões e eventos promovidos pela escola;

* Palestras com temas relacionadas a estrutura família atual;

* Oficinas sobre tecnologia, artesanato, teatro, pintura, entre outras;

* Exposições dos trabalhos realizados em aula;

* Filmes que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações familiares;

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com