TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO SEXUAL; RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.

Monografias: EDUCAÇÃO SEXUAL; RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.373 Palavras (6 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 6

1. TEMA: EDUCAÇÃO SEXUAL; RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.

2. JUSTIFICATIVA DO TEMA:

Considerando e acreditando que os pais são nossos parceiros na formação do cidadão, propomos um trabalho em parceria com os vários segmentos da sociedade local, criando redes de relações e de responsabilidade entre as pessoas. Essa temática exige atualização, estudo, compromisso e responsabilidade. Construir um jeito de continuidade, uma vez que o cotidiano escolar é um ambiente dinâmico e repleto de significados, portanto, a temática não pode ser abordada só com explicações sobre a anatomia e a fisiologia dos aparelhos reprodutores e com palestras médicas. Deve ser feita com “afeto”, sem constrangimentos, através de um programa que possibilite comunicar aos pais sobre a iniciativa, a necessidade e a importância da temática na formação dos seus filhos. Crianças e adolescentes estão descobrindo os limites do próprio corpo e a sexualidade. O sexo é parte da vida das pessoas é por essa razão que a escola e a família devem ajudar a construir desde cedo uma visão sem mitos nem preconceitos.

3. ANO ESCOLAR/FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS:

5º Ano do Ensino Fundamental, Faixa Etária 09 e 10 anos.

4. OBJETIVO GERAL:

Ressaltar que o professor, além da família, exerce um importante papel na sexualidade da criança, orientando-a no dia-a-dia. Porém, para educar é preciso que o educador esteja preparado para tal tarefa.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Entender a importância da educação sexual na escola.

• Buscar uma prática mais reflexiva para que os tabus sejam quebrados.

6. CONTEÚDO

Convidar os pais para uma reunião para especificar os objetivos da temática, apresentar a equipe, tomar conhecimento da posição dos pais, trabalhar resistências e obter autorização para a participação dos filhos nos encontros de orientação sexual.

Este momento proporciona segurança para a família e para a escola. Os pais saem satisfeitos, sentem-se mais preparados e percebem que não precisa ser um especialista para abordar o assunto com os filhos. Basta ser natural e respeitar os próprios limites.

Outras sugestões são: Estratégias, Perguntas e Relatos de casos, sempre recomendando a leitura dos PCN de Língua Portuguesa - 1º e 2º ciclos e do Volume 10 dos Temas Transversais “Orientação Sexual/Educação Sexual”.

7. JUSTIFICATIVA DOS CONTEÚDOS:

O conteúdo deve considerar a faixa etária e ser norteado pelos princípios do respeito mútuo e responsabilidade. O professor deve ficar atento porque é nesta fase que há o despertar da sexualidade, com as perguntas que visam mais observar a reação de quem responde do que a resposta em si. Os encontros serão regidos por um contrato elaborado pelos alunos. O perfil de cada grupo aparecerá nas regras do contrato. O professor deverá garantir alguns aspectos, como:

• o professor não fornecerá a pessoas externas ao grupo nenhuma informação sobre particularidades do trabalho em classe. Os temas debatidos podem e devem ser divulgados, mas não o sigilo das discussões;

• também os alunos devem se comprometer com o sigilo a respeito de colocações pessoais que podem surgir no grupo;

• respeitar as diferenças individuais.

É interessante pedir para os alunos assinarem os combinados junto com o professor. Deve-se combinar com os alunos a confecção de uma “caixinha de perguntas”, importante fonte de esclarecimento de dúvidas, além de minimizar situações que geram ansiedade, já que os alunos não se identificam.

Os temas devem atender as prioridades estabelecidas pelos alunos, mas alguns deles, devido à sua importância, não devem deixar de ser abordados: corpo, DST, AIDS, gênero e anticoncepção na adolescência. O ideal é que a orientação sexual esteja integrada a outras áreas do conhecimento.

Avaliar os encontros para aperfeiçoar o que é necessário e auxiliar o aluno a repensar a importância do projeto para a sua formação também são passos importantes.

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

1. Título: Gravidez na Adolescência.

2. Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências Naturais, Geografia, História.

3. Objetivos:

• Formar alunos conscientes acerca da sua própria sexualidade, fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar físico, mental e moral;

• Propiciar meios para que haja respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que garantida à dignidade do ser humano;

4. Conteúdos

• Vídeos;

• Músicas;

• Entrevistas;

• Pesquisas;

• Leituras;

• Discussão;

• Questões que serão abordadas pelas disciplinas e que contribuirão na resolução da questão principal.

Ciências Naturais:

◦Que órgãos compõem sistema reprodutor masculino e o sistema reprodutor feminino?

◦Como ocorre a concepção, reprodução e gestação?

◦O que são DST e como ocorre a sua proliferação? Que medidas podem ser adotadas para evitar a contaminação.

◦Qual a eficácia dos métodos contraceptivos?

Geografia:

◦Qual a incidência de gravidez indesejada na adolescência na sociedade atual?

◦Qual a região do país com maior incidência de adolescentes grávidas e mães solteiras?

◦Quais as implicações que a gravidez na adolescência traz para a sociedade?

◦Qual a incidência de gravidez na adolescência em nossa comunidade (escolar)?

História:

◦Como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com