TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III

Por:   •  1/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.550 Palavras (15 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 15

Unip – Universidade Paulista

Curso Superior de Tecnólogia em gestão financeira

Alunos: Núria Regina da Rosa Alves - 1622751

              Thiago Prats Alves - 1622763

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III

FLORIANÓPOLIS

2016

Alunos: Núria Regina da Rosa Alves - 1622751

              Thiago Prats Alves - 1622763

PROJETO INTEGRADO MULTIDICIPLINAR III

                                               Neste trabalho desenvolvemos o estudo do  

                                               fundamento da gestão financeira,

                                               contabilidade e estatística aplicada da

                                               empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

Orientador: Prof. Fábio Arten

FLORIANÓPOLIS

2016

RESUMO

Este trabalho iremos abordar os fundamentos da gestão financeira, dados de contabilidade e estatística aplicada na empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes.

PALAVRA CHAVE

Gestão Financeira – Gol Linhas Aéreas – Estatística Aplicada – Contabilidade – Fundamentos da Gestão Financeira.

ABSTRACT

This work will address the fundamentals of financial management, accounting and statistical data applied on Gol Linhas Aereas Inteligentes.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

1 – Fundamentos da Gestão Financeira        5

O Cenário econômico setorial        7

O Desempenho Operacional        8

Financiamento de médio e longo prazo:        9

As Estratégias funcionais da GOL        10

2- Contabilidade        11

Desempenho econômico financeiro        11

Liquidez Geral        15

Liquidez Imediata        15

Grau de Endividamento        16

Ativo Imobilizado        16

3- Estatística aplicada        17

Conclusão        20

Referências        21

INTRODUÇÃO

Vem sendo comprovado através do tempo que a sociedade depende de registros contábeis e econômico-financeiro para obter bons desempenhos no campo governamental, empresarial ou mesmo familiar. Hoje esses conceitos são fortes aliados aos gestores financeiros, fornecendo aos mesmos relatórios que podem ser analisados e a partir deste ponto diagnosticar a situação financeira da empresa. 

Um dos focos principais desse estudo é abordar o fundamento da Gestão financeira, na empresa Gol Linhas aéreas, suas áreas, pessoas envolvidas e a importância que esta empresa dá a gestão financeira.

Veremos também no decorrer deste trabalho algumas análises da contabilidade desta empresa, o balanço patrimonial, demonstrativo do resultado do exercício do ano de 2012 e 2013, analisando a estrutura do BP e da DRE da empresa.

Iremos descrever a importância que a estatística aplicada tem para as empresas e seu conhecimento para a tomada de decisão, aplicaremos alguns dados estatísticos dos assentos mais ocupados no avião desta empresa.

O vasto conhecimento dessas funções, papéis e objetivos, áreas de atuação é de suma importância e quem responde por tudo isso na organização é o gestor financeiro. Cabe a esse profissional a responsabilidade de conhecer o mundo das finanças, pois ele utilizará esses instrumentos para a sua tomada de decisão, bem como a melhor distribuição dos recursos da empresa.

Sabendo que gestão financeira é o processo de obtenção de recursos financeiros que possibilitam á empresa atingir e manter o seu nível de atividade desejada, teremos logo a seguir neste estudo uma descrição acerca dos conceitos financeiros, através das teorias atuais.

 

DESENVOLVIMENTO

1 – Fundamentos da Gestão Financeira

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (Companhia ou GLAI), é uma companhia aérea de baixo custo, baixa tarifa sediada no Brasil que oferece serviços frequentes em rotas que ligam todas as principais cidades do Brasil bem como nas principais cidades da América Latina e EUA. A Companhia concentra-se na ampliação do crescimento e da lucratividade de seu negócio por meio da popularização, estímulo do atendimento de demanda por viagens aéreas, baratas e seguras, tanto para passageiros a negócios quanto a lazer, enquanto mantém os custos entre os menores do setor aéreo em todo o mundo. A frota simplificada e de classe única de serviços da Gol está entre as mais modernas do setor, com baixos custos de manutenção, combustível e de treinamento e altos níveis de utilização.

A empresa possui a seguinte estrutura organizacional:[pic 1]

[1] 

A Empresa possui áreas de decisões da administração financeira identificadas abaixo com suas seguintes atribuições cada uma:

Conselho de Administração - O Conselho de Administração da GOL é composto por oito membros, dos quais três independentes. Os membros do Conselho de Administração são em regra eleitos na Assembleia Geral Ordinária. O mandato dos membros do Conselho de Administração é de um ano, com direito a reeleição. O mandato dos atuais conselheiros termina em abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (585.7 Kb)   docx (439.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com