TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PARA EFEITOS DA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PESSOAL uma empresa privada

Projeto de pesquisa: PROJETO PARA EFEITOS DA INDÚSTRIA DE IMPLEMENTAÇÃO DE PESSOAL uma empresa privada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  5.414 Palavras (22 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Através da realização deste projeto tivemos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos em Gestão de Pessoas e os novos desafios no mundo atual globalizado Técnicas de Administração de Pessoal, Técnicas de Recrutamento e seleção que é o meio que as empresas procuram para encontrar e atrair candidatos para as posições abertas dentro da organização. Saúde e segurança do Trabalho que objetiva aplicar as práticas de técnicas e conhecimentos modernos relacionados à saúde e segurança no ambiente de trabalho. São noções e competências que garantem a integridade física dos trabalhadores e de seus clientes, atribuições obrigatórias para todos os profissionais, principalmente para os que são responsáveis pela gestão de pessoas em ambientes laborais que oferecem riscos à saúde. Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas o lado menos favorecido em relação ao poder é o trabalhador, por isso ele necessita de leis e sindicatos fortes que defendam seus direitos. Porém, por mais que possamos estabelecer sistemas democráticos de convivência entre trabalhadores e empregadores, ainda assim essa relação será sempre desigual; por isso é necessário preservar um patamar de direitos inegociáveis dos trabalhadores.

No Projeto apresentado, entrevistamos o Diretor da Radio Sucesso, uma rede de rádios com 17 afiliadas em todo o Brasil e cada uma com sua administração independente. Esta empresa encontra-se na cidade de Brasília e possui no seu quadro de funcionários 17 pessoas , no ato da pesquisa que foi realizada através de algumas perguntas relacionadas a administração geral como um todo , avaliamos a situação da empresa, na qual não possuía um Setor de Recurso Humanos, percebeu-se que a empresa apresentava um quadro de a errônea alocação das pessoas em determinados setores que ocasionou um prejuízo imenso à empresa, pois dessa forma a mesma não consegue evoluir da maneira correta.

Logo após a implantação desse setor, foi criado algumas políticas dentro da empresa na qual possibilitou uma constante melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores e como também o treinamento destes com empresa terceirizadas na qualificação de funcionários, observamos os pontos fortes e fracos em sua administração e dentro do contexto apresentamos sugestões para diminuir as anomalias apontadas, houve um entendimento da prevenção de acidentes de trabalho,avaliação de programas de saúde que podem auxiliar na prevenção de riscos ocupacionais, criamos um programa de recompensa e remuneração estratégica , objetivo, real, de modo a permitir que aos funcionários, o conhecimento e a perspectiva de um crescimento e desenvolvimento profissional, fator inegável que auxilia e contribui para a retenção de competências. Os resultados mostram que, ao falar sobre as condições que os fazem sentir–se bem ou satisfeitos, normalmente estão associadas aos desafios, a participação, o crescimento, realização pessoal e profissional, reconhecimento pelos seus esforços, nível de responsabilidade assumida e valorização do seu trabalho.

Importante salientar que nem todos os problemas foram resolvidos, mas sabemos que depois da implementação do Setor de Recursos Humanos, foram estabelecidos normas e parâmetros para que sejam alcançados todos os objetivos que foram traçados no Planejamento Estratégico da Organização.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA ...........................................

DESCRIÇÃO DA EMPRESA .........................................................

OBJETIVOS ..................................................................................

METODOLOGIA ........................................................................

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA ........................................................

ANALISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS .........................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ANEXO 01

ANEXO 02

ANEXO 03

INTRODUÇÃO

A Área de Recursos Humanos tem passado por grandes mudanças em decorrência das necessidades das organizações de acompanharem seus concorrentes no vasto mercado competitivo e globalizado do mundo atual. O desafio do Gestor de RH nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham como foco o desenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão.

A implantação de um setor de Recursos Humanos em uma empresa tem vários objetivos, dentre, eles podemos destacar: realizar tarefas necessárias para contratação de funcionários; preparar colaboradores comprometidos; tomar decisões para atingir objetivos; otimizar recursos pessoais em busca de eficiência e eficácia, estabelecer metas prioritárias que serão repassadas a equipe; planejamento de recursos humanos; recrutamento e seleção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal e controle e auditoria de recursos humanos.

O objetivo do Processo Multidisciplinar de Autoaprendizagem I, é desenvolver e implantar um Setor de Recursos Humanos em uma determinada empresa, demonstrando a sua aplicabilidade.

CONTEXTUALIZAÇÃO

Na era industrial ampliou-se o conceito de RH que considerava as pessoas um meio de produção da empresa, com isso as pessoas eram tratadas de maneira uniforme, homogenia e padronizada, por meio de um mesmo processo de seleção, alocação em cargos, treinamentos, remuneração, benefícios e avaliação de desempenho. A era da informação mudou radicalmente essa situação.

Na atualidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com