TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES

Por:   •  21/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 5

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA – SEI

FACULDADE DE ITAPIRANGA – FAI

LUCIANE FINGER

LUCIANE SCHLICKMANN

PROJETO DE PESQUISA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES

Itapiranga, SC

2015

LUCIANE FINGER

LUCIANE SCHLICKMANN

PROJETO DE PESQUISA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES

Projeto de Pesquisa de estágio apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado V – Espaços Não-Escolares do Curso de Pedagogia. Faculdade de Itapiranga (FAI)

Professora Orientadora: Alexandra Franchini Raffaelli

Itapiranga, SC

2015

SUMÁRIO

1 TEMA        

2 PROBLEMA        

3 OBJETIVOS        

3.1 OBJETIVO GERAL        

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

4 JUSTIFICATIVA        

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

6 METODOLOGIA        

7 CRONOGRAMA        

8 RECURSOS        

REFERÊNCIAS        

1 TEMA

Convivendo e aprendendo: a importância da interação entre pais e filhos.

2 PROBLEMA

A dificuldade do relacionamento entre pais e filhos justificada pela falta de tempo pelo trabalho excessivo bem como a presença constante e sistemática das tecnologias na vida da família.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Possibilitar a interação entre pais e filhos estimulando o prazer e a experiência da convivência em família.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar as principais dificuldades encontradas pelos pais e filhos em suas relações.
  • Promover a auto-estima de pais e filhos.
  • Analisar se as atividades propostas estão contribuindo para uma melhor interação entre pais e filhos.
  • Proporcionar momentos de afetividade e empatia entre pais e filhos.
  • Valorizar mais as relações familiares.
  • Perceber a importância de ser pai, de ser mãe e ser filho (a).

4 JUSTIFICATIVA

Atualmente percebe-se a rotina corrida de pais que buscam proporcionar uma qualidade de vida melhor para seu filho. Em consequência disso, percebe-se um afastamento da relação dos mesmos, tornando-os completos estranhos dentro de sua própria casa. Buscando uma solução para este problema, pais procuram na escola a educação que não conseguem em casa. Almejam para seu filho, um futuro brilhante e promissor, esquecendo do papel de pai/mãe em casa.

Levando em consideração essa realidade enfrentada em todo o país, inclusive em nossa região, acreditamos que trabalhar essa interação entre pais e filhos seja de grande relevância tanto para nossa pesquisa acadêmica como para uma melhor integração entre pais e filhos de uma comunidade específica.

Optamos trabalhar nessa perspectiva, pois acreditamos ainda que esta integração está muito precária, prejudicando gradualmente o ensino da criança. É preciso motivação, dedicação e força de vontade para alcançarmos nosso objetivo, pois sabemos que essa interação constantemente é um processo árduo, no entanto compensador.

Além disso, pretendemos alcançar a auto-estima de pais e filhos, valorizando o ser pai, mãe e filho (a) instigando-os para as relações familiares. Para tanto, é preciso movimentação e energia, pois esse contato entre pais e filhos necessita fazer-se presente em todos os momentos do cotidiano, para se valorizar ainda mais o ser Família.

5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

6 METODOLOGIA

Está oficina será realizada na comunidade de Linha Conceição, localizada no município de Itapiranga, nas dependências da Escola Ensino Fundamental Ludgero Wigger (espaço cedido para os encontros da catequese, para a comunidade).

6.1 OFICINA

Nesta oficina pretendemos desenvolver a afetividade, a auto-estima, a paciência, o companheirismo entre pais e filhos.

ACOLHIDA:

Iniciaremos nossa oficina ás 19h30min nos apresentando como acadêmicas da FAI Faculdades do curso de pedagogia, tendo como objetivo essa oficina Após, será nossa apresentação, no qual abordaremos sobre a oficina “Convivendo e aprendendo: a importância da interação entre pais e filhos”.

Será destacada neste momento a importância da oficina, discussões sobre o tema, a relevância deste para a vida de pais e filhos. promover a interação entre pais e filhos. Proporcionaremos para  dinâmica inicial um momento de relaxamento, “O CAMINHO DAS SENSAÇÕES” onde os filhos estarão conduzindo seus pais, em um caminho cheio de surpresas: onde haverá grãos, espuma, areia, folhas secas, gelo e uma toalha. Ao chegar no final do caminho haverá um momento onde os filhos irão massagear os pés dos seus pais. Neste momento terão a incumbência de dialogar com seu pais expressando seus sentimentos e gratidão. Após a massagem, os pais juntamente com seu filho serão convidados a sentarem no círculo dentro da sala, esperando os demais passarem por esse caminho. (45 Minutos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com