TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  6.376 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE: OP

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO

PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

NELCI MARINA SOARES ALMEIDA-RA: 1509009

Luziânia GO

2015

NELCI MARINA SOARES ALMEIDA

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO

PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Trabalho de conclusão de curso

para obtenção do título de

graduação em geografia

apresentado à Universidade

Paulista – UNIP.

Orientador: Heitor Antonio Paladim Junior

Luziânia GO

2015

Sumário

1. INTRODUÇÃO        

2. OBJETIVOS        

2.1 Objetivos gerais:.        

2.2 Objetivos Específicos:        

3. DESENVOLVIMENTO        

3.1Revisão bibliográfica:        

3.2 Procedimentos Metodológicos:.        

4. AVALIAÇÃO        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

6 REFERÊNCIAS        


1. INTRODUÇÃO

 O objetivo deste trabalho é caracterizar um ambiente não escolar e como este ambiente pode influenciar diretamente no aprendizado do estudante de uma publica escola local. Com este propósito foi selecionado um ambiente no qual Pode influenciar diretamente este aprendizado de forma que o aluno venha se interessar por matérias que são tradicionalmente ensinadas nas salas de aulas, mas que por estarem sempre no mesmo ambiente torna o aprendizado maçante e desinteressante.

 O teatro por ser um espaço cultural de grande abrangência, pode na auxiliar de maneira eficaz, para levar um conhecimento não apenas escolar, mas também cultural, envolvendo as matérias tradicionais que são várias outras modalidades encenação, música, dança, leitura, fazendo assim com que os alunos tenham seu conhecimento expandido, e melhor rendimento escolar.

 2. OBJETIVOS

2.1 Objetivos gerais: Ampliar a visão que os alunos que têm acesso educação integrada neste ambiente, Implantar e motivar aos alunos o hábito da pesquisa, leitura e estudo cultural fora do ambiente da escola como forma de agregar novos conhecimentos. Incentivá-los a buscar outras áreas e locais para novas incursões de pesquisas e aprendizado, aguçando nestes estudantes o espírito inovador para uma busca constante de novos
saberes. Um dos objetivos é dar a todos a iguais oportunidades de educação para todos. Uma educação de qualidade que se centra no educando definindo-se de que educação é relevante e promove valores universais, e garante a inclusão social.

2.2 Objetivos Específicos: Estabelecer um plano de trabalho já no início do ano letivo com um planejamento curricular com uma previsão de conteúdo programático onde se inclua uma vez por bi mestre uma visita ao teatro.
Observar as possíveis dificuldades que surgirá durante a utilização do espaço
pelos alunos. Verificar as diferentes reações dos alunos após cada visita para fins de conhecimento e após essa impressão direcionar as pesquisas realizadas para melhorar o aprendizado de acordo com cada matéria associada à grade curricular da escola.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1Revisão bibliográfica: Este projeto tem como desígnio buscar alternativas de educação e cultura em um ambiente educativo não escolar, fora dos padrões de educação tradicional que enfoca apenas o aprendizado em uma sala de aula, mas a proposta agora procura outras fontes de conhecimentos, lugares que nunca são vistos como um possível ambiente de atividade escolar, mas que pode nos dar uma fonte de inspiração e de aprendizado concreto. O objeto de estudo aqui é o teatro. O teatro como espaço cultural e educacional não desempenha este papel por vários motivos: O espaço físico poderá ser adequado para que este ambiente possa ser usado também como um instrumento que irá integrar toda a comunidade escolar. Às vezes os teatros são instalados em bairros mais centralizados ou elitizados acaba dificultando o acesso de pessoas de classe mais desfavorecidas, e acaba gerando aquele preconceito de que teatro é coisa “de bacana” todos deveriam ter acesso ilimitado a estes ambientes culturais, não apenas para apreciar um bom espetáculo, mas também para utilizá-lo como uma fonte de conhecimento e desenvolvimento escolar-cultural. A tarefa é desafiadora, criar um modelo de educação alternativo onde possa se possa adequar o conteúdo escolar sem prejuízo no aprendizado formal, mas garantindo assim um aproveitamento maior com relação à transmissão de conhecimentos, tendo enfoque numa educação transformadora. Estas visitas mencionadas nos objetivos específicos serão direcionadas pelo professor ou pelos coordenadores pedagógicos de acordo com as necessidades de aprendizagem de cada aluno, e assim os professores farão um diagnóstico prévio. As visitas deveram ser feitas de acordo com as necessidades de aprendizado de cada sala ou grupo. Será necessário material didático humano por parte da escola como monitores, auxiliares de classe que acompanhe o professor por esta ocasião poderá até trabalhar as deficiências dos alunos em cada disciplina, isto no mesmo dia e individualmente na mesma visita. Existe uma citação que consideramos muito pertinente no que se refere ao teatro como um ambiente de integração no processo de aprendizagem que é a seguinte: “o teatro deve ser entendido como um complemento utilizado para ajudar no aprendizado conscientizando os alunos de que as aulas também podem ser ministradas em outros locais além das salas de aulas tradicionais, levando assim estes estudantes a ocuparem estes locais, não só o teatro, mas também praças parques teatros museus bibliotecas como uma extensão da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (228.5 Kb)   docx (312.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com