TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATO DE OBSERVAÇÃO E PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PEOP)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

RELATO DE OBSERVAÇÃO E

PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO

PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Gustavo Fernandes da Silva – RA 1234567

POLO FLAMBOYANT

2015

1 - Relato de observação em ambientes educativos escolares e não-escolares

INTRODUÇÃO

          O processo de ensino-aprendizagem se dá em diferentes espaços, de diversas maneiras e modos, podendo ser transmitido de forma tradicional ou alternativa. Porém, independente de como se dá esse processo, há sempre a figura de um mentor, seja ele um professor, um padre, um pastor, um líder, etc.

         É fato que, quando se fala em educação, sempre nos é remetida a imagem da educação formal, em escola, com todo o padrão já imposto e conhecido, porém é sabido que as fronteiras da educação vão muito além, dessa forma abordaremos nesse relato dois ambientes educacionais, sendo um escolar e outro não, onde mencionaremos as características físicas dos locais e os serviços prestados a comunidade.

DESENVOLVIMENTO

         A escola é o local que tem por objetivo proporcionar aos alunos conhecimento no que tange a valores culturais, morais, civis e políticos.

Normalmente, a escola também é o primeiro local aonde os alunos passam a ter contato diário com pessoas de grupos diferentes do seu, isso é, passam a se socializar e conhecer realidades distintas da sua.

         Dessa forma, escolhemos uma escola pública municipal para nossa observação, e o resultado desse estudo, bem como outras informações pertinentes está descrito em sequência.

         Como ponto de partida, o local escolhido para estudo da região foi a residência atual do aluno, localizado a Av. C Qd. E Lt.16 St. Moraes – Goiânia-Go.

No raio de 500 metros da residência foram encontrados dois ambientes educativos, sendo um formal e outro não.

         O ambientes educativos escolar encontrado foi a Escola Municipal Alice Coutinho, localizada  à Rua 16 esquina com as ruas 1 e 2, Qd 5 Vila Morais  Goiânia – GO, lá é trabalhado educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, na modalidade supletivo.

         Em se tratando de infraestrutura, a escola conta com: água filtrada, água da rede pública, energia da rede pública, esgoto da rede pública, coleta periódica de lixo, acesso à Internet e banda larga.

         Quanto as dependências da escola, o prédio está divido da seguinte forma: 10 salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de informática, quadra de esportes coberta, cozinha, biblioteca, sala de leitura, parque infantil, banheiro dentro do prédio, banheiro adequado à educação infantil, banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, sala de secretaria, despensa, pátio descoberto e área verde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (184.4 Kb)   docx (218.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com