TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR - AÇÃO PEDAGÓGICA ARTICULADA

Ensaios: PROJETO: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR - AÇÃO PEDAGÓGICA ARTICULADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.076 Palavras (9 Páginas)  •  3.163 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR –

AÇÃO PEDAGÓGICA ARTICULADA

1. Justificativa:

O Brasil produz cerca de 180 mil toneladas de lixo por dia, desperdiçando cerca de 8 bilhões de reais ao ano por não aproveitar o lixo que poderia ser reciclado, sem contabilizar os que poderiam ser reutilizados e os danos ambientais advindos dessa prática: multiplicação dos lixões, poluição da água, morte da fauna e flora etc.

A necessidade de conhecer a LEI nº 12.305, de 2 de agosto 2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS) que disciplina a coleta, o destino e o tratamento de resíduos urbanos, além de estabelecer o fechamento dos lixões até 2014 e o destino dos resíduos que não puderem ser reciclados para os aterros sanitários e a elaboração de planos municipais de resíduos.

A Escola é um instrumento fundamental na formação de um cidadão consciente, reflexivo e participativo, e um projeto de redução, reutilização e reciclagem pode ensinar educação ambiental às crianças, articulando as disciplinas interdisciplinarmente imprimindo sentido e significado na aprendizagem promovendo segundo Vygotsky (1996) a socialização e facilitação do conhecimento, além de despertar o interesse pela preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

Com o referido projeto, os alunos podem construir atitudes, procedimentos e valores significativos para a vida em sociedade, possibilitando o desenvolvimento e a construção de uma identidade com o lugar onde vivem, valorizando aspectos socioambientais (PCN de Geografia e de História, 1997, p. 13).

2. Situação Problema:

O novo Diretor da Escola Estadual São Mateus, verificou, nas suas primeiras análises documentais da Unidade, que no ano anterior não foram realizados projetos visando a educação ambiental, bem como ações interventoras relacionadas ao excesso de lixo produzido. Diante disso, e preocupado com o problema do lixo no Brasil e no mundo começou a observar todos os ambientes da escola (Diretoria, secretaria, pátio e salas de aula) e notou um grande desperdício de materiais, além de uso e destino inadequado dos mesmos. Em Fevereiro de 2013, convoca uma reunião com a equipe técnica, administrativa, professores e de apoio para proporem uma análise do problema e a utilização deste fato para a realização de um projeto que mobilize a área administrativa, pedagógica, social e econômica da escola bem como da comunidade.

3. Público Alvo:

Gestores, Professores, Alunos, Pais e comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental São Mateus.

4. Objetivos:

Conscientizar alunos, professores, pais e sociedade da necessidade de redução de consumo, reaproveitamento e reciclagem em todos os setores de nossa vida (casa, trabalho, escola) insentivando a pratica de forma rotineira criando mudaças de alguns hábitos do nosso dia-a-dia, além de proporcionar uma renda extra para as referidas instituições.

Possibilitar um processo significativo da construção prática por meio da pesquisa, como nos orienta André (1999, p. 354), através da situação problema - lembrando Freire (1997, p 56) - planejando, organizando, sistematizando e disciplinando a liberdade em nível individual e coletivo implantando práticas de redução do consumo, reutilização, coleta seletiva e reciclagem do lixo, identificando e promovendo atitudes coletivas sustentáveis, relacionando o projeto aos conteúdos das diferentes disciplinas e imprimindo sentido e significado na formação e aprendizagem, promovendo a comunicação e socialização da equipe, turma, comunidade e a ampliação do interesse por novos projetos ambientais.

Promover ações de conscientização ambiental e entender as consequências positivas que a redução, reutilização e reciclagem trazem ao meio ambiente e à sociedade tais como: redução do consumo de recursos naturais, diminuição da poluição, geração de emprego e renda à Cooperativas e ONGs ( FRANÇA, 2013).

5. Embasamento Teórico:

Na perspectiva sociocrítica de Libâneo (2004, p. 30), a gestão e a organização da escola são entendidas como práticas educativas, pois passam valores, atitudes, modos de agir influenciando as aprendizagens de professores e alunos, valorizando as ações concretas dos profissionais na escola, decorrentes de seus interesses, iniciativa e participação, dentro do contexto sociocultural da escola e comunidade, em função do interesse público e particular.

Padilha (2002, p 63) nos esclarece que o planejamento é um processo que visa encontrar respostas a um dado problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação, com o intuito de atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo acontecimentos futuros, mas sem desconsiderar as circunstâncias do presente e as experiências do passado, levando em conta os contextos e as conjecturas filosóficas, culturais, econômicas e políticas de quem planeja e de com quem se planeja.

Envolvendo a família e a comunidade, afirma Minc (2005, p 71) que a escola deve funcionar como pólo irradiador da consciência ecológica tendo a educação ambiental um enfoque global e integrado, indo além de uma simples disciplina escolar.

Krasilchik (2005, p 192) reitera que a escola deve permear todo seu currículo, visando a organização e a estrutura para pesquisa e desenvolvimento, buscando resolução de problemas, compartilhando conhecimentos, viabilizando a redução, reaproveitamento e reciclagem na escola integrando também a família e comunidade numa atitude ecologicamente correta.

6. Percurso Metodológico:

O Projeto terá o tempo estimado de um ano e as ações serão voltadas ao desenvolvimento pessoal, profissional de cada um dos envolvidos requerendo os seguintes saberes e competências: Análise da situação problema e elaboração/execução do Planejamento, estrutura organizacional e normas, habilidades de participação em reuniões, encontros e ações de formação continuada, cooperação, solidariedade, responsabilidade, respeito mútuo, diálogo, habilidade de obter informação em várias fontes, princípios e práticas de avaliação (LIBÂNEO, 2004, p. 37).

6.1 Gestão:

Conversa com exposição do problema, análise, compreensão da realidade, construção de uma rede de relações de ajuda mútua, organização e formação de grupos, estabelecimento do plano de ação, estipulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com