TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reduzir, Reutilizar E Reciclar

Exames: Reduzir, Reutilizar E Reciclar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 6

Colégio Alfa- Rede Pitágoras.

Professora:

Turma: 5°

Caravelas, julho de 2013.

Introdução.

Quando ouvimos falar em meio ambiente logo pensamos em florestas, campos e lugares que tenha plantas ou animais a serem preservados. A expressão “meio ambiente”, entretanto pode indicar qualquer “espaço” em que um ser vive s se desenvolve.

Deste modo, pode-se considerar o local onde moramos, trabalhamos ou estudamos como parte do meio ambiente.

Mas... por falar em meio ambiente: Como ele está? Será que nós, seres humanos, estamos agindo de maneira consciente, colaborando com a preservação do meio em que vivemos?

Atualmente uma dos grandes problemas ambientais é o lixo. Cada vez mais nos deparamos com grandes quantidades de lixo jogadas em lugares inadequados, contribuindo para que haja cada vez mais poluição, desaparecimento de espécies de animais, enchentes, doenças, em fim, trazendo grandes malefícios para seres humanos e animais.

A situação do lixo no Brasil é um assunto muito sério. Muitas pessoas ainda não estão conscientes e cada vez mais descartam seus lixos em locais inapropriados, sem cuidado algum. Na cidade de Caravelas não é diferente! A coleta seletiva nem sempre acontece regularmente, e mesmo assim, as pessoas nem sempre aproveitam a oportunidade de separar e descartar seu lixo, preferindo jogá-los em rios, terrenos baldios e até mesmo em beiras de estradas.

Para acabar, ou ao menos amenizar um pouco esta situação tão agravante, precisamos apresentar para as pessoas o conceito de reciclagem, o que podemos fazer com o lixo que produzimos e o bem que estaremos fazendo para o meio ambiente se mudarmos um pouco nossa rotina.

A reciclagem nos apresenta inúmeras possibilidades de reaproveitar os materiais, desde garrafas pet, até latas vazias, potes, etc... Se reutilizarmos alguns tipos de embalagens estaremos reduzindo a quantidade de lixo nas ruas e contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.

Muitos tipos de materiais, como vidros e metais, demoram muito tempo para se decompor, e causam muitos prejuízos para a natureza, por isso torna-se muito importante saber reutilizar estes materiais, para que a natureza não sofra cada vez mais degradações.

Além disso, separar o lixo corretamente é muito importante. Se soubermos separar o lixo já estaremos agindo de maneira mais consciente, contribuindo com o meio ambiente.

Então, podemos dizer que cabe a nós mesmos batalhar por um meio ambiente mais limpo e livre de poluições!

O lixo no Brasil:

Dados sobre o lixo no Brasil:

No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.

Composição do lixo brasileiro:

 Lixo orgânico. (52%)

 Papel e papelão. (26%)

 Plásticos. (3%).

 Metais como: Ferro, alumínio, aço, etc. (2%).

 Vidro. (2%)

 Outros. (15%).

Destino do lixo brasileiro:

 Aterros sanitários: 53%

 Aterros controlados: 23%

 Lixões: 20%

 Compostagem e reciclagem: 2%

 Outros destinos: 2%

Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro:

 O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas;

 Apenas 55% das garrafas PET são recicladas.

É importante destacar ainda que a produção de lixo no Brasil cresce a cada dia, e cada vez uma maior quantidade de lixo é descartada de maneira errada e em lugares inadequados.

O lixo em Caravelas:

Na cidade de Caravelas, a questão do lixo também é preocupante. A coleta seletiva nem sempre acontece de maneira regular e as pessoas não costumam separar e descartar o lixo de maneira correta.

Nossa cidade é rica em belezas naturais, que podem ser ameaçadas e destruídas diante de tanta poluição e falta de consciência.

Um exemplo disto é o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, que fica no extremo sul da Bahia. O Parque é um dos destinos de ecoturismo mais ricos em biodiversidade do Brasil e do mundo reúne, além de belezas naturais, muitos resíduos que podem comprometer a qualidade de suas águas, e, por consequência, a saúde de diversas espécies marinhas.

Para amenizar a situação, um grupo de pessoas realizou neste ano uma limpeza no local e os dados foram preocupantes.

68 participantes recolheram, entre outras coisas, papelão, plástico, tecido, espuma, metal, nylon, borracha, isopor e vidro. No meio destes resíduos, teve quem encontrasse capacete, boneca, sapato, pneu e até roupa de mergulho. Durante as três horas de atividade os participantes foram divididos em cinco grupos para realizar a coleta nas ilhas Redonda e Santa Bárbara.

O Parque abriga muitas espécies de animas marinhas, aves e precisa ser preservado para que possamos vê-lo sempre limpo!

Possibilidades de reciclagem:

A quantidade de lixo produzida pelo Brasil é muito grande, cerca de 5kg por pessoa diariamente. Então reaproveitar, reutilizar e reciclar é fundamental para garantir a diminuição de lixo nas ruas, mares, rios, etc.

Reaproveitar alguns materiais como plásticos, vidros e papéis é transformar em matéria prima o que iria ser descartado, transformando-o em um novo produto.

Veja algumas possibilidades de reciclagem:

 Potes plásticos de sorvete:

O pote foi transformado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com