TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO SOBRE FUTEBOL DE PELADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS - PARAÍBA PROFESSOR ERISON BEZERRA UCHÔA

Trabalho Universitário: PROJETO SOBRE FUTEBOL DE PELADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS - PARAÍBA PROFESSOR ERISON BEZERRA UCHÔA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2014  •  3.797 Palavras (16 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 16

PROJETO SOBRE FUTEBOL DE PELADA NA CIDADE DE CAJAZEIRAS – PARAÍBA

PROFESSOR ERISON BEZERRA UCHÔA

1 INTRODUÇÃO

Futebol no Brasil não é somente um esporte, mas, uma cultura que já comanda há muitas décadas momentos de lazer e alegria para a maioria do nosso povo. Pessoas comuns são transformadas via mídias em deuses.

E ao passar dos anos o que vemos é um crescimento grandioso em nossa cultura desse esporte. O futebol é tão apaixonante que gera conflitos, em uma minoria desses apaixonados que poderemos dizer que faz parte desse endeusamento, muitas vezes de pessoas carentes por não terem uma base segura da razão. E nessa paixão culturalizada, que não podemos esquecer dos apaixonados e traumatizados peladeiros, muitos por não terem concretizado seus sonhos de serem jogadores de futebol, mas pelo menos concretizam esse sonho naqueles minutos de fantasias nessas peladas.

Esse projeto de pesquisa, que colocamos em prática, é sobre o futebol de seis, se assim podemos chamar, teve como centro de pesquisa a Chácara chamada Paraíso de um empresário de uma cidade do interior da Paraíba precisamente Cajazeiras, essa pelada nasceu em 1996 onde já duram 16 longos anos.

Ao longo desse projeto mostraremos a importância não só da hora do lazer mais também da socialização, onde não importa a parte social e econômica, onde nesse momento único todos são iguais, onde na realidade poderia sim, ser verdade também em nossa sociedade dessa nação chamada Brasil. Pelada, racha, rachão ou baba (na Bahia) é o nome dado no Brasil a uma partida recreativa de futebol com regras livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas (pequena e grande área, circulo central), impedimentos, faltas, tempo de jogo (muitas vezes as partidas são definidas em numero de gols), sendo tudo resolvido em consenso pelos jogadores. Com objetivo lúdico, a pelada é a instância mais amadora do futebol, sendo praticada em qualquer espaço livre que permita a movimentação de um número mínimo de jogadores.

Existe divergência quanto à origem do nome. Alguns dizem que o termo pelada é originário de "péla", assim chamada as bolas de couro ou borracha, palavra derivada do latim vulgar pilella (diminutivo de pila) que significa bola ou novelo de lã. Outros dizem que o termo se deve à ausência de grama no terreno onde costumam ser realizadas as partidas, admitindo a comparação do termo "pelada" com "terreno desnudo" ou de "terra pelada".

No Brasil, uma pelada é uma gíria também utilizada pelos torcedores para designar uma partida profissional de baixa qualidade técnica/tática ou desinteressante.

2 JUSTIFICATIVA

O futebol é uma das práticas culturais (esportivas) mais difundidas em âmbito nacional que necessita ser alvo de estudos científicos, na medida em que revela uma rede intrincada de significações. O futebol quando competitivo (profissional) visa à extração de um campeão e, conseqüentemente, rotula vencedores e perdedores. Quando inserido no contexto popular, possui características específicas, sendo também permeado por tensões, competições, exclusões, inclusões, etc. Nessa aproximação da Copa do Mundo no Brasil, mostrar a importância das peladas que é de uma riqueza exemplar, principalmente aqui nas peladas que os grandes ídolos começam a sua caminhada para o sucesso.

3 OBJETIVOS

3.1 Gerais

• Este projeto visa um trabalho de pesquisa profundo dentro das peladas de futebol, eventos esses que motivam muito a prática do futebol nos campos das periferias. O futebol assumiu um enorme espaço na nossa cultura.

• Conhecer as várias etnias e culturas, valorizá-las e respeitá-las. Repudiar a discriminação baseada em diferenças de raça, idade, religião, classe social, nacionalidade e sexo, é a principal fonte de nossa pesquisa.

3.2 Específicos

Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas dentro das peladas;

Identificar as diversas classes sociais que participam desse esporte;

Conhecer a história dessas peladas;

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O futebol e o esporte mais popular e praticado no mundo, faz parte da cultura e é uma paixão da nação brasileira e mundial. No nosso país é representado, pela sua abrangência cultural, e como diz Da Matta (1997), um eleitoral instrumento para diversos usos no cenário brasileiro.

O futebol, se insere na sociedade brasileira. Trata-se de um fenômeno de repercussão mundial, que movimenta milhões de cifras, presente no cotidiano das pessoas e na imprensa diariamente. Daolio (2000, p. 50) reforça este fato ressaltando [...] o quanto nosso cotidiano está impregnado de termos futebolísticos, tais como “pisar na bola”, “fazer o meio campo”, “dar um chute”, “bater na trave”, “fazer um gol de placa” e assim por diante.

Assim, o futebol é um dos elementos chave na cultura brasileira, e a partir dele podemos resgatar questões extremamente relevantes para o entendimento da história social do nosso país, em diversas perspectivas. E dada à dimensão e relevância que atingiu hoje, é importante que tenhamos conhecimento de como se configurou este processo e quais as características que o futebol veio adquirindo simultaneamente às mudanças sociais pela qual nossa sociedade veio passando, para que possamos compreender o fenômeno em sua totalidade, ou seja, entrelaçado pelas relações políticas, econômicas e sociais de cada momento histórico.

Para os jogadores e o povo em geral, representa também pelo menos no imaginário, oportunidade e ascensão econômica e de alcançar um status social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com