TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Pesquisa Grandes Cidades

Por:   •  2/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA – UCB

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

CURSOS: Direito; Educação Física; Eng. Ambiental; Eng. Civil

DISCIPLINA: Introdução à Educação Superior

PROFESSOR(A): Elizabeth Aiko TURMA: GP300M1373

Projeto Pesquisa

Grandes Cidades

Brasília - DF, 28/04/2015

Grandes Cidades

1.Problematização:

Quais os Impactos das Grandes Cidades no Meio Ambiente?

2.Delimitação:

Análise dos impactos ambientais em Manaus, A Metrópole da Amazônia, no período de 2014-2015.

3.Justificativa:

O tema abrange todas as áreas que integram o grupo além de haver fácil acesso às informações necessárias para uma boa pesquisa. Tendo como objetivo alertar as pessoas dos impactos causados ao meio ambiente devido as necessidades da população.

A área de Educação Física irá verificar a disponibilidade de espações públicos para a realização de atividades físicas. O Direito ficará responsável por determinar leis e diretrizes para que a cidade cresça de maneira ordenada. A análise e levantamento da criação de espaços verdes, parques, arborização de praças e vias, bem como o controle de lixo e dejetos fica responsável pela área de Eng. Ambiental. E a importância de infraestrutura de qualidade que atenda a população em todas as suas necessidades, como, estradas, prédios públicos, casas, pontes etc, bem como a organização da malha urbana e a preocupação com a mobilidade será pesquisada pelo curso de Eng. Civil.

4. Objetivo Geral:

Analisar os aspectos positivos e negativos do crescimento da cidade de Manaus.

5. Objetivos Específicos:

Realizar uma análise minuciosa das características da cidade: população, PIB, renda per capta, construções relevantes, bairros, centros culturais, etc. Realizar um estudo aprofundado sobre sua história: Como surgiu, por que foi criada, cultura e costumes. E como tudo isso foi influente para se chegar a cidade de Manaus atualmente (2014-2015).

6. Referencial Teórico:

Este projeto visa destacar os aspectos positivos e negativos do crescimento da cidade de Manaus. A seguir serão definidos alguns conceitos para que haja uma maior compreensão à cerca do tema.

Na antiguidade os conceitos de grandes cidades eram bem diferentes das atuais. A cidade de Atenas, em seu auge, tinha uma população de aproximadamente 10 mil habitantes e era considerada uma Cidade-Estado, definição dada as grandes metrópoles no período clássico. Hoje, para ser considerada grande cidade uma área precisa ter mais de 500 mil habitantes e possuir os maiores recursos estruturais (saneamento, hospitais, energia elétrica e ouros). (AVILA, 2015)

Metrópole é o termo usado para designar cidades com maior influência. O autor Rodolfo F. Alves Pena dá a definição para isso:

Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões.

Metrópole global: são cidades que polarizam em torno de si uma área que vai além do território nacional, expandido sua influência geoeconômica para outros países e continentes.

Metrópole nacional: são cidades que polarizam apenas áreas urbanas localizadas no território nacional, com pouco ou nenhum peso sobre a atividade econômica de outros países [...]

Metrópole regional: são cidades que atingem diretamente uma área territorial limitada, com uma região de entorno não muito abrangente. (PENA, 2015)

Impacto ambiental é qualquer mudança do meio ambiente causada pelo ser humano. De acordo com o texto ”Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que o negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca grandes prejuízos no meio ambiente”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com