TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto “O valor pedagógico da relação professor e aluno”

Pesquisas Acadêmicas: Projeto “O valor pedagógico da relação professor e aluno”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  724 Visualizações

Página 1 de 7

Projeto “O valor pedagógico da relação professor e aluno”

1º Encontro com professores do colégio Paraíso

Com o objetivo de auxiliar os professores do colégio Paraíso nas relações com os alunos, criamos este projeto, o qual será realizado em 4 encontros, nos quais iremos expor alguns temas para reflexão e aprendizagem sobre diversos temas relacionados a pedagogia. Neste 1º encontro o tema é “o construtivismo como uma proposta que valoriza o agir de quem aprende, sendo que ‘aprendizagem resulta da interação entre as estruturas do pensamento e o meio que necessita ser compreendido’”.

A escolha do tema foi feita com base no que observamos no decorrer de alguns meses, percebemos que existem professores que ainda concebem o aluno como um ser passivo, ou seja, é o professor quem conduz a aula/ensino e o aluno é o receptor, porém sem interação durante as aulas. Não temos dúvida quanto a qualidade de nossos profissionais, sabemos que todos são muito comprometidos com a função, e a desempenham com total domínio e garantem a aprendizagem de nossos alunos.

A nossa proposta é, que com o material apresentado, consigamos despertar o interesse, a motivação de nossos alunos, pois alunos motivados são mais produtivos e apresentam melhores resultados. Para manter os alunos motivados é necessário que os professores incentivem seus estudos, seus trabalhos, pesquisas e elogiem seu desempenho. Para que isso aconteça é importante manter uma boa relação entre você, professor, e o aluno. Por isso separamos os seguintes materiais para o encontro de hoje:

• Quadro com definições de Didática e Pedagogia desde antes do século XX até os dias atuais;

• Texto: A importância dos fatores biológicos, sociais e psicológicos para pedagogia;

• Breve apresentação sobre o construtivismo.

Definição de Didática e Pedagogia

Ano / época Marco histórico Didática (definição) Pedagogia (abrangência)

Antes do século XX

Herbart colocou a didática dentro da Pedagogia, como teoria da instrução.

Uma disciplina da Pedagogia.

A arte de ensinar.

Aprendizagem pelo método de memorização.

Baseava-se apenas na filosofia.

Até os anos 80, do século XX

A Didática passou por muitos questionamentos.

Surgiu o movimento escola nova Começou a receber influências dos estudos de biologia, psicologia e da sociologia.

Anos 90 do século XX até inicio do século XXI Jean Piaget foi o nome mais influente da educação. Processo de adaptação, assimilação e acomodação. Teoria construtivista, que diz respeito ao modo como o indivíduo constrói o conhecimento.

Século XXI até dias atuais

Didática tornou-se ciência particular, com autonomia científica.

Instrumento para cooperação entre docente e discente. Visa melhorar o processo de aprendizagem, por meio da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos.

A importância dos fatores biológicos, sociais e psicológicos para pedagogia

Todo bom trabalho é resultado de estudos, dedicação e aplicação de teorias, e isso não é diferente na pedagogia, pois para obterem-se bons resultados é necessário apoiar-se em estudos anteriores que tenham seu sucesso comprovado. No caso da pedagogia é indispensável basear-se nas ciências de comportamento humano para sustentar a relação entre o professor e o aluno. Sabendo balancear a relação entre o educador e o educando, é hora de colocar em prática biologia, sociologia e psicologia.

O educador tem que conscientizar os alunos que os fatores biológicos determinam as diferenças e individuais da espécie humana, ensinar sobre a organização e o funcionamento do ser humano, da própria vida e dos seres vivos em geral, ou seja, ecossistema. A biologia, na pedagogia, pode promover melhoria na qualidade de vida, uma benéfica relação com o meio ambiente e condições de um pleno exercício de cidadania.

A educação é uma prática social que visa formar indivíduos para uma vida em sociedade, sendo assim, a sociologia é matéria obrigatória para pedagogia. É pela sociologia que se deve ensinar sobre grupos étnicos, tais como indígenas, africanos, orientais etc; sobre classes sociais; gênero; cultura; instituições, tais como a família. Por meio desta aprendizagem podemos formar indivíduos livres de preconceito, que respeitam todas as diferenças culturais, sociais, raciais entre tantas outras.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, a partir desse conceito podemos considerar a ciência do comportamento a principal para o âmbito escolar, pois esta vai ajudar o professor a ter um maior entendimento e conhecimento de si próprio e do objetivo de educar, a importância de sua formação, seu comportamento e sua identidade social e a sua personalidade como profissional. Poderá também ter entendimento maior sobre o comportamento de seus alunos, da sua realidade e com isso enxergar suas dificuldades de uma maneira mais ampla, tornando a prática de transmitir e receber informações mais prazerosa e eficaz. A psicologia no ambiente escolar também pode contribuir para o estreitamento dos relacionamentos, entre professor, alunos, funcionários, pais e a sociedade como um todo.

Envolver estas três temáticas no ensino é essencial para conquistar a formação de muitos cidadãos. Trabalhar com o ser humano e o seu desenvolvimento pessoal e social, deve-se a uma aliança entre essas ciências, nos apropriando dos seus saberes, especificidades e particularidades, teremos a possibilidade de tornarmos seres humanos melhores e capacitados na construção de um cidadão melhor para viver em sociedade. E o trabalho em equipe multidisciplinar e multiprofissional tem se tornado essencial e funcional para alcançarmos os objetivos que um bom processo educacional exige.

Reflexão

Apresentado o quadro com definições de didática e pedagogia e o texto sobre a importância dos fatores biológicos, sociais e psicológicos para pedagogia; a primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com