TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIO – PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY NA CIDADE DE CAÇADOR- SC

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.594 Palavras (27 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE-UNIARP

CURSO DE ADMINISTRAÇAO

PLANO DE NEGÓCIO – PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY NA CIDADE DE CAÇADOR- SC.

CAÇADOR

2015

PLANO DE NEGÓCIO – PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA QUADRA DE FUTEBOL SOCIETY NA CIDADE DE CAÇADOR- SC.

Projeto apresentado como exigência da disciplina de Administração de Administração Estratégica II, da Universidade Alto vale do Rio do Peixe-UNIARP, sob orientação da professora Ana Luisa Pisa Marini.

CAÇADOR

2015

1 INTRODUÇÃO

O futebol é a paixão da nação brasileira. Por ele, pessoas se alegram, por meio dele, pessoas se encontram, distraem-se, reduzem o estresse do dia-a-dia, assim como edificam relacionamentos de trabalho e amizades.

Jogar futebol é um ato de saúde física e mental. Estimula o convívio coletivo e traz uma série de benefícios a quem o pratica, entre elas: redução de doenças como colesterol, deficiências respiratórias e até mesmo a depressão – doença que tem aterrorizado o ser humano deste momento histórico que vivemos.

Além desses benefícios, o futebol é importante no setor econômico. Diversos clubes de futebol nacionais e internacionais realizam investimentos milionários na comercialização de jogadores e na infraestrutura de seus estádios, marcas esportivas investem em novas tecnologias para atletas profissionais e amadores, e diversos empreendimentos relacionados a este esporte são constantemente criados, como lojas de artigos esportivos, empresas de locação de quadras para a prática deste esporte, e escolas para treinamento e desenvolvimento de atletas.

O empreendedorismo tem sido alvo de atenção no mundo todo. Segundo DORNELAS (2001), o assunto vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil nos últimos quinze anos devido à necessidade de grandes e pequenas empresas se manterem em diferentes segmentos do mercado. O empreendedor, para (Schumpeter apud DORNELAS 2001, p. 37), “é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. É ele quem cria novos negócios, mas também pode simplesmente inovar dentro de um empreendimento já existente. Empreender é perceber lacunas que podem ser preenchidas, e, através de um negócio, capitalizar sobre elas, planejando e assumindo possíveis riscos existentes. O plano de negócios é fundamental no processo de criação de uma empresa ou de um empreendimento qualquer.

 Segundo a Small Business Administration - SBA, órgão público americano, 98% das empresas que fracassam nos primeiros três anos de existência, o fazem por falta de planejamento apropriado (DORNELAS, 2001 ). A única maneira de se precaver de possíveis problemas que aparecem no caminho dos novos empreendimentos, como falta de experiência e dinheiro, equívoco na escolha do ponto ou atitudes erradas, é a execução de um plano de negócios adequado.

Um segmento de mercado que passou por uma grande expansão em Caçador e região na última década trata - se das quadras de futebol de grama sintética. A preocupação com qualidade de vida cresce dia a dia, e em virtude da falta de tempo muitas vezes nesses estabelecimentos esta é a única forma que as pessoas encontram para praticar alguma atividade física. É uma maneira agradável, sem grandes cobranças, de cultivar a saúde, envolvendo ainda relacionamentos sociais em reuniões de amigos. Mas para que isso seja possível é necessário um local preparado, com infraestrutura adequada, pronto a atender necessidades existentes.

Com a finalidade de organizar as ideias e planejar todos os passos previamente, aumentando as chances de sucesso do novo negócio, este trabalho será desenvolvido com todas as informações necessárias ao crescimento equilibrado e duradouro do centro esportivo. Para isso, o plano de negócio contará com um histórico da empresa, além de análises financeiras e mercadológicas que comprovem a viabilidade do investimento. O trabalho possui uma parte teórica com conceitos de empreendedorismo e outras informações que servirão de base teórica para a aplicação da ideia em cada passo plano de negócio. Para tanto, serão descritas as características do segmento analisado e do empreendimento, os objetivos do trabalho, a metodologia empregada e toda a revisão bibliográfica.

1.2 DADOS DOS EMPREENDORES E ATRIBUIÇÕES

Os funcionários, todos muito bem selecionados e qualificados, receberão treinamento a fim de alcançar um alto padrão de atendimento comum a todos.

A empresa surgiu através da união de três colegas, tornando-se sócios com partes iguais. São eles:

  • - SÓCIO: cursando Administração, atualmente gerente assistente de pessoa jurídica, Bradesco.

Cargo: Gerente Financeiro.

Responsável: contas a pagar e receber

  • - SÓCIO: cursando Administração, atualmente supervisor de máquina de papel  Adami S/A.

Cargo: Gerente Administrativo.

Responsável: setor de compras, manutenção, contratação de funcionários.

  • - SÓCIO

Cursando Administração, atualmente estagiaria na Secretaria de Saúde de Caçador.

Cargo: Gerente comercial

Responsável: publicidade, cadastro dos usuários.

1.3 DADOS DO EMPRENDIMENTO

Um plano de negócio tornou-se vital para estruturar, esmiuçar, estudar, compreender e dominar todas essas ideias. Através desse planejamento o gestor da empresa ficará habilitado para tomar decisões acertadas, maximizando as chances de sucesso. Esse trabalho pode ser considerado um conjunto de respostas que definem, além dos produtos e serviços oferecidos, o modelo de operação do negócio, o formato do centro esportivo, e, ainda, o conhecimento, a capacidade e as atitudes que o proprietário deverá possuir e desenvolver.

Para Carvalho, Tonetto e Morais (2005), as pessoas sofrem com a falta de tempo, e o setor esportivo se torna uma excelente alternativa de praticar uma atividade física. É fato que o esporte está diretamente relacionado à saúde e à qualidade de vida, e que praticar exercícios de forma regular contribui para a saúde física e mental do homem.

As atividades esportivas podem ser consideradas como um meio eficaz e capaz de promover transformações inter-pessoais, assim como intra-pessoais. O esporte - educação e o esporte - lazer são vertentes do esporte, cujo papel fundamental é proporcionar vivências e mudanças em prol de uma sociedade mais saudável e feliz, pois estão baseados em princípios pré - estabelecidos: participação, cooperação, coeducação, corresponsabilidade e integração. Estudiosos da ciência do esporte o defendem como o caminho mais efetivo para formação das pessoas. A prática esportiva como educação social é indispensável no desenvolvimento das potencialidades e imprescindível nos processos de emancipação dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com