TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRONATEC Copa

Artigo: PRONATEC Copa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Artigo  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Com o objetivo de qualificar mão de obra para receber a demanda de turistas na Copa de 2014, o Ministério do Turismo e da Educação criaram uma nova segmentação no PRONATEC, o PRONATEC Copa.

Neste trabalho irei apresentar o que é o PRONATEC e quais são os 3 (três) subprojetos criados com o objetivo de capacitação para a Copa de 2014 no Brasil

O PRONATEC é um projeto criado em 2011 pela Presidenta Dilma Rousseff com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional.

Esse projeto prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Dentro desses subprojetos foi criado o PRONATEC Copa, o PRONATEC Copa nas empresas e o PRONATEC Copa Social.

1.0- PRONATEC Copa:

Projeto direcionado as pessoas que querem se qualificar e trabalhar na Copa do Mundo da FIFA no Brasil, ofere cursos gratuitos em diversas áreas do setor turístico.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos e morar próximo aos destinos que estão incluídos no Programa.

Dentro do projeto são oferecidos cinco cursos: recepcionista em meio de hospedagem, camareiro em meio de hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos.

1.1 – PRONATEC Copa Empresas :

Esse segmento tem objetivo de qualificar os profissionais do setor de turismo e hotelaria, por demanda do empregador. As aulas podem ocorrer no local de trabalho, sendo de escolha do empregador junto a seus empregados a decisão de que horário é mais adequado.

São oferecidos 44 cursos profissionalizantes e para os profissionais que terão contato direto com o turista são oferecidos cursos de inglês, espanhol, francês e libras.

Os empresários que se interessarem pelo Projeto devem entrar em contato com a Secretaria de Turismo de seu estado para propor turmas de funcionários. São mais de 15 estados participantes, entre eles São Paulo, Sergipe e Alagoas.

1.2 – PRONATEC Copa Social

Dentro dos segmentos é o que menos está em prática, e existem pouquíssimas informações sobre o projeto.

Ele é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, oferecendo cursos profissionalizantes na área de turismo.

2.0 - Resultados dos Projetos:

De acordo com uma reportagem feita pela coluna “Extra” do site Globo.com, quem participou e participa do projeto, garante que ele amplia horizontes profissionais.

Por exemplo a copeira há oito meses do hotel Ipanema Inn, Ana Carla Roque, de 24 anos, conta que uma vez um hóspede indiano pediu, em Inglês, omelete com pimentão, mas ela entendeu que ele queria pimenta.

“— Só depois me dei conta de que havia feito o pedido errado. Quando fui recolher o prato e vi que a pimenta havia sido deixada de lado, ele riu. Foi muito engraçado. Meu Inglês é básico e, para evitar situações como essa, decidi fazer o curso de Inglês Especializado em Turismo. Apesar de aprender muito no dia a dia, quando conversava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com