TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Para Brinquedoteca Escolar

Exames: Atividades Para Brinquedoteca Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 2

Inicialmente é interessante observar que Dinâmicas de Grupo e Jogos Cooperativos não são brincadeiras. Estas últimas visam exclusivamente o lazer, e, apesar de promoverem a socialização entre os membros do grupo, não têm objetivos além da diversão. Já as Dinâmicas de Grupo e os Jogos Cooperativos pressupõem um movimento de interação entre os participantes que os leva a uma mudança de comportamento, geralmente na tentativa de alcançar um objetivo comum ao grupo. Sendo assim, as técnicas de Dinâmica de Grupo, e os Jogos Cooperativos entre elas, podem ser um excelente recurso facilitador de mudanças, uma vez que propiciam situações em que o indivíduo vê-se obrigado a levar em conta os pontos de vista dos outros, além dos seus, e de fazer corresponder seus pensamentos aos dos demais companheiros, evitando, dessa forma, tanto o extremo individualismo do pensamento fechado em si mesmo, quanto a submissão – sem exame e discussão – ao grupo.

Todas as pessoas são aptas a aplicar Dinâmicas de Grupo e Jogos Cooperativos desde que tenham consciência de que enquanto facilitadores estarão atuando como agentes de mudança comportamental dentro da sala de atividades. Faz parte do papel do facilitador propiciar a imersão dos participantes no processo fazendo com que busquem dentro de si mesmos instrumentos para torná-los mais capazes. Para tanto, é necessário que tenham objetivos claros e definidos, tenham algum conhecimento especializado e algumas habilidades interpessoais

Jogos cooperativos são dinâmicos de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a cooperação entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário., fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar seu lado.

Jogos Cooperativos são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com