TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE SALAS TEMÁTICAS

Monografias: PROPOSTA DE SALAS TEMÁTICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 7

PASSO 1: PROPOSTA DE SALAS TEMÁTICAS

1- Sala Temática: Oficina de Música

a. Recursos Tecnológicos: computadores com softwares específicos para confecção e edição de partituras, microfones de qualidade para capitação de vozes, instrumentos musicais de qualidade com interação à computadores e aparelhos MP3 para execução das musicas nas formas de aprendizado

b. Justificativa e Estratégias de Uso: hoje toda musica é gravada em estúdio altamente tecnológico, com mesas de tom e equalizadores de boa qualidade, as vozes são gravadas em bons microfones e o aprendizado do som e das notas musicais são realizados por instrumentos de qualidade. Nada em nosso universo diária escapa da tecnologia. Portanto os alunos e também professores poderão se beneficiar de musica clássica ou contemporânea, tocadas com qualidade.

c. Objetivos: ensinar os alunos a tocar instrumentos e cantar harmonicamente utilizando as tecnologias existentes no mundo da música. Formar um coral com diferentes vozes e levantar fundos financeiros através de apresentações em Concertos e Festividades Locais.

d. Aplicação de Tecnologias Assistidas: as tecnologias devem ser utilizadas em aulas específicas. Aulas de violão, aulas de teclado, aulas de instrumentos de sopro, aulas de instrumentos de percussão e aulas de canto. Após terem cumprido uma carga de horas necessárias para a capacitação, os alunos deverão se reunir para compor um conjunto e todos tocarem e cantarem juntos a fim de chegarem a qualidade de um Grupo Musical.

2- Sala Temática: Brinquedoteca

a. Recursos Tecnológicos: além de brinquedos lúdicos e bem coloridos podemos incluir na brinquedoteca componentes on-line que podem ser inseridos nas brincadeiras infantis tais como: tablets, vídeo-games, computadores, TV e telões touch screen.

b. Justificativas e Estratégicas de Uso: desde a infância a criança precisa ser ensinada com ferramentas tecnológicas. Hoje o mundo virtual é visto em nossa rotina, até mesmo para esquentar um copo de leite no microondas. Portanto entendo que numa brinquedoteca as brincadeiras precisam ser exercitadas em telões touch screen onde o poder das mãos e dos dedos tornam as brincadeiras mais reais e tecnológicas.

c. Objetivos: inserir as crianças no mundo virtual e estimula-las a executar as atividades do dia a dia com as próprias mãos através da interatividade.

d. Aplicação de Tecnologias Assistidas: jogos como quebra-cabeça, pula-saco, esconde-esconde e pula corda poderão ser realizados através de telões onde os jogadores são as próprias crianças. Fazendo com que as crianças entendam que a tecnologia transforma o jeito de brincar mas não modifica a alegria e animação que essas atividades trazem para a formação de crianças na comunidade.

PASSO 2: PROJETO – “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”

ENTENDA COMO ISSO IRÁ CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS

Na geração atual ter apenas conhecimentos não garante êxito naquilo que nos propomos a fazer. É necessário criar formas e mecanismos de organização e gerenciamento do conhecimento desde sua criação, utilização e distribuição. A escola é por excelência um dos espaços onde o conhecimento está presente e deve ser propagado, porém em sua maioria, está organizado de uma forma que nem sempre funciona, pois nem sempre as formas utilizadas prendem a atenção de alunos e professores. Sendo assim, o ensino auxiliado por computadores, tendo como possibilidade tecnológica a utilização dos objetos de aprendizagem, e mais especificamente uma brinquedoteca virtual, é uma tentativa de dispor material de qualidade aos professores e consequentemente, aos alunos, não deixando de fora conceitos importantes como a acessibilidade ao se elaborar tal ambiente.

No Brasil, aos poucos, as escolas estão implantando a informática em seus programas curriculares, dando aos alunos as primeiras noções do mundo da informatização. Nas aulas, os alunos utilizam programas específicos para escreverem textos, elaborarem listas e tabelas, organizarem agendas e fazerem slides para apresentar algum trabalho. Portanto é ótimo, maravilhoso, que a tecnologia tenha chegado ao âmbito escolar, mas se o assunto fosse levado mais a sério os benefícios seriam muito maiores.

Nossos alunos têm utilizado esses recursos mais como forma de diversão do que em benefício de aprendizagens significativas. A diversão faz parte de uma vida saudável, e os jogos eletrônicos e vídeo games são grandes responsáveis por isso. Mas se os recursos fossem inseridos de forma mais eficiente, poderiam ser uma das formas de transformação da educação.

Nossos professores ainda não se encontram capacitados para lidar com os alunos em aulas informatizadas, pois tais atividades exigem habilidades específicas, as quais queremos trazer para nosso Projeto. Tanto professores como alunos e pais de alunos se beneficiarão desta capacitação. As escolas precisam inserir essas práticas, levando para o processo de ensino e aprendizagem conteúdos que trarão o enriquecimento da troca de informações, já que através da internet podemos ter contato com o mundo.

Em aulas de História, por exemplo, os alunos poderão visitar museus eletrônicos, poderão acessar Bibliotecas em todo o mundo, acessarem livros e conhecerem as datas e acontecimentos locais. Em aulas de Geografia poderão conhecer os fusos horários, as diferenças entre as horas de uma localidade e outra, ou então acessar um programa que mostre o globo terrestre e visitar vários países através de telões touch screen. Em aulas de Português e Inglês os computadores com seus programas de tradução, vídeos, dicionários poderão auxiliar os docentes e também os alunos a aprenderem as diversas pronuncias e formas de escrita. E de forma on-line conversarem com alunos de outros países e exercer através da comunicação o que aprendem em sala tecnológica, hoje uma realidade distante para o nosso Projeto. Com certeza, o aprendizado de outra língua teria muito mais significado e aconteceria de forma mais eficiente.

Sem contar as aulas de matemática e geometria que de forma simples e divertida poderão tornar tais assuntos, taxados como vilões, como assuntos fáceis e dinâmicos quando aprendidos através de formas e contas em telões 3D. Existem inúmeros conteúdos que podem ser trabalhados através da internet, como a criação do universo, dos planetas que constituem o sistema solar, movimento de rotação e translação. Projetos que desenvolvam a sustentabilidade, recursos tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com