TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

Pesquisas Acadêmicas: PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  3.476 Palavras (14 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 14

INSTITUTO PRÓ SABER

CARLA MASCARENHAS CARDOSO DOS SANTOS

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DA REVISTA DO CBCE E REVISTA MOTRIVIVÊNCIA ENTRE O PERÍODO DE 2005 A 2011

Feira de Santana

2013

CARLA MASCARENHAS CARDOSO DOS SANTOS

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DA REVISTA DO CBCE E REVISTA MOTRIVIVÊNCIA ENTRE O PERÍODO DE 2005 A 2011

Artigo científico apresentado ao Instituto Pró Saber, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar.

Orientador: Wagner Alves Reis

Co-Orientador: Prof. Esp. Evódio Maurício Oliveira Ramos.

Feira de Santana

2013

PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES DA REVISTA DO CBCE E REVISTA MOTRIVIVÊNCIA ENTRE O PERÍODO DE 2005 A 2011

Carla Mascarenhas Cardoso dos Santos

Resumo:

Este artigo teve como objetivo principal analisar as produções apresentadas entre 2005 e 2010, a fim de levantar quais publicações apresentavam propostas para a organização do trabalho pedagógico da Educação Física para a Educação Infantil. Os artigos foram revisados por meio da pesquisa bibliográfica (MARCONI e LAKATOS, 1996), analisando as revistas especializadas da área: RBCE (Revista Brasileira de Ciência do Esporte) e Motrivivência. A análise foi feita de acordo ao nosso referencial teórico, partindo da evolução do conceito de Infância (ARÍES, 1979; OLIVEIRA, 2010) da compreensão de como se organiza a Educação Infantil (OLIVEIRA, 2010; RCNEI, 1998; LDBEN, 1996) e compreender quais foram os caminhos históricos da Educação Física dentro da Escola (DARIDO e RANGEL, 2005; SOUZA e MARTINELI, 2009; COLETIVO DE AUTORES, 1992), contextualizando e compreendendo quais conteúdos e propostas podem ser utilizadas pela Educação Física na Educação Infantil, considerando o modo como às crianças se apropriam da cultura corporal e constrói seus conhecimentos, principalmente a relação das brincadeiras com o cotidiano que elas vivem. No total de 25 artigos: 12 na Revista RBCE e 13 na Revista Motrivivência trataram do assunto que envolve a Educação Física na Educação Infantil, e somente, foram encontrados 8 artigos que estavam sistematizados e dentro do tema proposto por este artigo.

Palavras-chave: Educação Infantil, Educação Física, Prática Pedagógica.

INTRODUÇÃO

A Educação Física estava associada à Ginástica e a métodos Calistênicos, pois considerava a disciplina essencialmente prática fundamentada na concepção Militar, não havendo distinção entre a Educação Física Escolar e a instrução Física Militar.

Tais pressupostos epistemológicos contribuíram para a perspectiva educacional de seleção dos mais habilidosos e exclusão dos fracos, prevalecendo o adestramento físico e disciplinar na formação de atletas que defendessem e fortalecessem as idéias nacionalistas de nação forte e o progresso do país (GHIRALDELLY JR, 1999).

Contudo ao longo do fim da ditadura militar (1964-1985) e a redemocratização do país, a Educação Física passou por uma crise de identidade tentando romper com as concepções anteriores a fim de encontrar sua função dentro dos novos paradigmas de escola e sociedade.

Com o aumento da participação de professores e acadêmicos nos debates e a liberdade de pesquisa, foram surgindo novas concepções teóricas, conceitos de corporeidade dentre outros, contribuindo para novas abordagens didático-pedagógicas da Educação Física Escolar (DARIDO, 2003). Esse momento de busca de consciência do papel da Educação Física Escolar e sua inserção enquanto componente curricular obrigatório na educação básica (LDBEN- Lei nº 9.394/96) coincide com as discussões pedagógicas sobre o trato no ensino Educação Infantil através do RCNEI (1998), que define orientações didáticas e conteúdos.

Diante deste novo cenário tornou-se importante compreender o papel da Educação Física na Escola e estabelecer qual sua função dentro da Educação Infantil, pois, nesta etapa da vida, as crianças possuem uma necessidade de movimentar-se, fase em que estão abertos para descobertas e a novas possibilidades através da relação do corpo, do movimento e do meio em que vive.

Para coleta de material foram escolhidos artigos publicados nas revistas RBCE (Colégio Brasileiro de Ciência do Esporte) e na Motrivivência, selecionadas a partir da relevância científica na área e disponibilidade de acesso livre. Foi delimitado o período entre 2005 a 2011 para a análise dessas publicações por se configurar um período de produções mais recentes relacionadas ao tema de pesquisa.

A pré-análise se configurou em duas etapas: a primeira etapa foi à delimitação das amostras de coleta de dados, nas revistas RBCE e Motrivivência. A segunda etapa foi o levantamento dos artigos publicados entre 2005 e 2011, que tivessem em seu conteúdo propostas para a prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. A descrição analítica é a segunda fase do método de análise de conteúdo, que se inicia na pré-análise, porém com um aprofundamento no material selecionado, tendo como parâmetros norteadores o referencial teórico metodológico adotado. Como procedimento básico, escolhemos a categorização fundamentada no nosso tema: levantamento das propostas da Educação Física para a prática pedagógica na Educação Infantil publicadas entre 2005 e 2011 na Revista do CBCE e Revista Motrivivência. Tais artigos foram objeto de uma análise mais aprofundada que corresponde a terceira e última fase da análise de conteúdo: a interpretação inferencial. Nesta etapa realizou-se uma análise reflexiva a partir do material de pesquisa já desenvolvido neste trabalho. A interpretação recaiu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com