TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTAS em conversões POLÍTICA DE PESSOAL

Tese: PROPOSTAS em conversões POLÍTICA DE PESSOAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  Tese  •  3.390 Palavras (14 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 14

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS

(PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO)

GESTÃO COM

AS

PESSOAS

Equipe:

Ana Paula Souza

Efigênio Pereira Dias

Mônica dos Santos

Tamiris Gonçalves

PROPOSTAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE

POLITICA DE RECURSOS HUMANOS

Sumário

1. Apresentação

2. Mercado Específico

3. Caracterização do APL – Arranjo Produtivo Local

4. A empresa

5. Perfil do quadro de pessoal

6. Dados para elaboração das diretrizes

7. Diretrizes para a política de RH

8. Possíveis Propostas de políticas e Justificativas

8.1 - Planejamento da força de trabalho

8.2 - Programa de qualificação e capacitação

8.3 - Remuneração e benefícios

8.4 - Carreiras

8.5 - Avaliação de desempenho

8.6 - Segurança, saúde e bem-estar

8.7 – Relações trabalhistas

9. Conclusão

1. APRESENTAÇÃO

O conceito de Administração de Recursos Humanos parte do principio de que o quadro de pessoal é um componente fundamental para que a organização atinja seus objetivos de maneira eficiente e integrada, e sem dúvida deve estar cada vez mais atrelado aos valores da organização e deve ocupar posição estratégica no Plano de Desenvolvimento Organizacional.

Para que o objetivo da empresa tenha mais possibilidade de ser alcançado o mais próximo do ideal é necessário estabelecer uma competente e eficaz política de RH. Isso significa investimentos e principalmente recomposição integral de conhecimento organizacional tanto operacional como gerencial.

A proposta para uma política de recursos humanos integrada deve ser baseada na modernização e melhoria da base organizacional do sistema de recursos humanos, bem como adotar os princípios fundamentais em relação aos parâmetros de educação continuada nos programas de capacitação e qualificação dos funcionários; manter o quadro de pessoal em adequadas condições de formação e constante atualização profissional, como suporte essencial aos objetivos de melhoria continua dos procedimentos produtivos e gerenciais de forma a melhorar e modernizar as condições de trabalho.

Para construção desta política é importante conhecer o perfil do quadro de funcionários da empresa e por meio deste, propor possíveis políticas que deverão ir de encontro aos objetivos e necessidades da organização.

2. O MERCADO DE FOGOS DE ARTIFICIOS

“Santo Antônio do Monte é o segundo maior pólo mundial de artifícios pirotécnicos, somente atrás da China, sendo o primeiro em concentração de estabelecimentos. A indústria pirotécnica gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos em toda a região.

Em Santo Antônio do Monte e seu entorno, as indústrias de fogos de artifício variam de micro a médias empresas, segundo a classificação por número de funcionários. Cerca de 43,3% delas enquadram-se como pequenas empresas, de 20 a 99 funcionários. Aproximadamente 30% é micro empresas, que teriam até 19 funcionários.

Inexistem grandes empresas (acima de 500 empregados) e apenas 18% são estabelecimentos de médio porte, com 100 a 499 funcionários.

Quanto às exportações do setor pirotécnico de Santo Antônio do Monte, observa-se que este número é muito inferior ao potencial de produção das empresas. Apesar do baixo volume de exportações, a perspectiva é otimista, já existindo em Santo Antônio um consórcio de exportação, com resultados positivos na comercialização de produtos com países do MERCOSUL e Estados Unidos.

Acrescenta-se a isto o fato de que a qualidade dos artefatos pirotécnicos da região certamente atrairá novos importadores com grande potencial consumidor.

A linha de produtos das empresas é vasta, variando desde a fabricação de miudezas em geral a grandes rojões. Não existe bom aproveitamento das economias de escala derivadas da especialização interfirmas, havendo diversas empresas produzindo vários produtos similares e competindo entre si.

O setor apresenta economias de escala internas, obtidas através da verticalização de suas atividades, o que reflete os baixos encadeamentos produtivos das indústrias locais. Contribuindo para a eficiência do processo produtivo, necessário para conquistar novos mercados, encontram-se questões relacionadas às melhorias dos processos produtivos e recursos humanos e físicos existentes nas empresas.

O mercado consumidor encontra-se no próprio Estado de Minas Gerais, como principal receptor dos produtos, vindo, em seguida, São Paulo, a Região Nordeste, Sul e o Rio de Janeiro, em ordem de importância, respectivamente”.

(Diagnóstico das Indústrias de Fogos de Artifício de Santo Antônio do Monte;

Fiemg/Sindiemg; Belo Horizonte; 2003).

3. CARACTERIZAÇÃO DO APL – ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

Um arranjo produtivo é caracterizado pela concentração geográfica de empresas atuantes e especializadas em um mesmo setor ou de um mesmo complexo industrial. Leva a importante característica de incorporar diferentes elos de uma cadeia produtiva e pressupõe algum vinculo de articulação, cooperação e aprendizagem das empresas entre si e outros atores locais e parceiros.

O APL tem a função de congregar objetivos e projetá-los de forma amplo entre todos os elos componentes do mesmo. No caso da Estoura Bem LTDA, definiu-se as etapas a serem executadas:

 Sensibilização e mobilização dos atores locais, estaduais e nacionais e articulação de parcerias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com