TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Tese: PROTEÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  Tese  •  3.484 Palavras (14 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 14

MEIO AMBIENTE

ANA PAULA

GISELE

TERESINA-PI

OUTUBRO\2013

MEIO AMBIENTE

Trabalho apresentado à Professora Ângela

Da disciplina de Prática Interdisciplinar da

Turma do Bloco I do turno diurno do curso

De Bacharel em Educação Física

TERESINA, 23 DE OUTURO DE 2013.

INTRODUÇÃO

O Planeta Terra possui diversos recursos naturais os quais sem eles a vida humana não seria possível. No entanto, alguns desses recursos não são inesgotáveis, e pior, a nossa ação, a ação humana impensada, tem feito com que esses recursos diminuam de forma muito rápida ou fiquem impróprios para o uso.

A utilização de todos os recursos do Meio Ambiente deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Através desta atividade, pesquisaremos sobre os tipos de lixo; a poluição e algumas de suas causas; a reciclagem e os materiais que podem ser reciclados e também, a importância do saneamento básico para a preservação do Meio Ambiente e promoção da saúde, animais em extinção e sustentabilidade.

 Aquecimento Global

É um fenômeno climático caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. O aquecimento contínuo ameaça a vida de espécies vegetais e animais e pode provocar um desastre global.

Embora o clima tenha apresentado mudanças ao longo da história da Terra, em todas as escalas de tempo, percebe-se que a mudança atual apresenta alguns aspectos distintos. Por exemplo, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera observada em 2005 excedeu, e muito, a variação natural dos últimos 650 mil anos, atingindo o valor recorde de 379 partes por milhão em volume (ppmv) - isto é, um aumento de quase 100 ppmv desde a era pré-industrial.

Outro aspecto distinto da mudança atual do clima é a sua origem: ao passo que as mudanças do clima no passado decorreram de fenômenos naturais, a maior parte da atual mudança do clima, particularmente nos últimos 50 anos, é atribuída às atividades humanas.

Todos os dias acompanham-se na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente no clima mundial.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumentam a cada dia, forte furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (Fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.

Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc.) na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes e difíceis dispersões, causando o famoso efeito estufa. Estes fenômenos ocorrem, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela terra, dificultando a dispersão d calor.

O desmatamento e queimada de floresta e matas também colaboram para este processo. Os raios sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidentes nas grandes cidades, já se verifica suas consequências em nível global.

• Consequências do Aquecimento Global:

I. Aumento do nível dos oceanos: Ao aumentar os oceanos, pode ocorrer a submersão de muitas cidades litorâneas.

II. Crescimento e surgimento de desertos: O que provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando ecossistemas.

III. Aumento de furacões, tufões e ciclones. O aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando esses tipos de catástrofes climáticas. É um fator preocupante a incidência de furacões no Brasil, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do País. Sabe-se que o Hemisfério Sul é caracterizado pela baixa ocorrência desse fenômeno. Entretanto, no ano de 2004, registrou-se o aparecimento do primeiro furacão da história do Brasil, chamado de “Catarina”, responsável por grandes estragos na região sul.

IV. Ondas de calor: Regiões de temperaturas amenas têm sofrido com ondas de calor.

 Poluição da Água

Hoje em dia a poluição da água é questão a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta é a maior causadora de mortes e doenças pelo todo o mundo e que seja responsável pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente. A água é geralmente considerada poluída quando está impregnada de contaminantes antropogênicos, não podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como água potável ou para banho, ou então quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades bióticas (capacidade de abrigar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com