TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA N° 4: TESTE DE QUALIDADE DA GASOLINA

Por:   •  25/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA N° 4: TESTE DE QUALIDADE DA GASOLINA

 

     

RESULTADOS E DISCUSSÕES

1- Entre os derivados do petróleo obtidos por meio do seu refinamento e craqueamento, um dos mais importantes é a gasolina. Visto que ela é usada na maioria dos veículos, como automóveis, motocicletas, caminhões e aviões, ela traz um grande retorno econômico para as indústrias petroleiras.

Os motores movidos a gasolina são conhecidos como motores de explosão (ou combustão) interna, porque ocorre uma combustão rápida e violenta da gasolina, provocando uma explosão no interior do motor.

A gasolina é composta de uma mistura de hidrocarbonetos que possuem de 6 a 10 átomos de carbono. Assim, a composição química da gasolina pode variar. Por apresentar ponto de ebulição relativamente baixo, isso favorece a sua utilização como combustível. Além disso, a sua combustão libera uma quantidade de energia potencial muito boa e seu preço é economicamente viável.

Na Química, a estrutura da molécula de gasolina faz dela um composto apolar, ou seja, não há diferença de eletronegatividade entre suas moléculas e ligações, dessa forma não ocorre formação de pólos.

A fórmula estrutural da gasolina é representada da seguinte maneira:

[pic 1]

Diante disso, a polaridade das moléculas orgânicas afeta suas propriedades físicas e químicas. Logo, o fato da gasolina ser apolar impede que ela seja solúvel em água, já que está é polar.

Na prática realizada, analisou-se um sistema contendo gasolina do posto Esmig de Venda Nova do Imigrante. A análise do sistema tinha por objetivo determinar a porcentagem volume por volume de etanol numa amostra de gasolina comercial adotando o conceito de miscibilidade. Esse conceito é definido como a capacidade de misturas formarem uma única fase, e, portanto, se tornar um sistema homogêneo em certos intervalos de tempo, sob influência de temperatura e pressão.

2- Sistemas homogêneos e heterogêneos se diferenciam pelo fato de sistema homogêneo formar apenas uma fase, ou seja, é um sistema contínuo/monofásico. Esse tipo de sistema pode ser representado pela água pura e água com álcool por exemplo.

Já os sistemas heterogêneos são aqueles que formam mais de uma fase, ou seja não apresenta um aspecto uniforme, é descontínuo. Exemplo: água e óleo, leite e o sangue humano.

3-  20mL------100%

     25mL---------X

[pic 2]

[pic 3]

 de álcool correspondentes aos  do sistema observado.[pic 4][pic 5]

4- Desde 16 de março de 2015, o percentual obrigatório de etanol anidro combustível na gasolina de classificação comum é de 27% e na gasolina premium é de 25%, conforme Portaria Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) n°75 e Resolução CIMA (Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool) n° 1/2015. Portanto, a gasolina utilizada no teste está dentro dos parâmetros com relação a quantidade de álcool presente que é de 25%.

CONCLUSÃO

       Os resultados obtidos mostraram que o teor de álcool anidro combustível está em conformidade com as especificações em vigor da ANP. Portanto, o combustível apresentou bons requisitos de qualidade para ser utilizado em veículos automotores. A partir da análise, pode-se concluir que a gasolina não está adulterada, pois a sua concentração é de 25%, e a concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP (Conselho Nacional do Petróleo), deve estar entre 25% e 27%. Além disso, concluiu-se que sistemas homogêneos são aqueles que formam apenas uma fase, enquanto os heterogêneos formam duas ou mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com