TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS: AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Artigo: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS: AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  455 Visualizações

RESUMO

Este trabalho busca ser uma reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Para isso, foi feito um resgate da atuação pedagógica com esses alunos ao longo da história. Foi utilizado como orientador teórico desta pesquisa as contribuições de Vygotsky por considerar o aspecto histórico-social o mais acertado para investigar como eram tratadas ao longo da história as pessoas com deficiência. E, por meio de um apanhado de como são designadas as pessoas que não estão no padrão de normalidade, qualificando de modo preconceituoso de deficientes mentais, explicou-se o termo deficiência mental e deficiência intelectual; desse modo, vale destacar que este trabalho assumiu, em seu estudo, para efeitos de análise, o termo pessoas com deficiência intelectual, por considerar as outras formas de aprendizagem que essas pessoas possuem. É baseada nessa definição que foi relatada a nossa experiência com o currículo utilizado para as pessoas com deficiência intelectual. Fez-se uma comparação entre os trabalhos realizados pelos pesquisadores aqui estudados com o trabalho de observação do andamento das práticas de ensino-aprendizagem em uma sala de aula. E foi colocada em prática uma estratégia de ensino encontrada nos estudos dos autores referenciais desta pesquisa. Tal metodologia descrita desenvolveu-se no sentido de ter um olhar mais inclusivo e promover mudanças pedagógicas na nossa rotina de trabalho com vistas a atingir a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual.

Palavras chave: Possibilidades pedagógicas. Educação. Currículo. Pessoas com deficiências/pessoas deficientes mentais. Inclusão. Exclusão.

...