TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrao Abnt

Artigo: Padrao Abnt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 7

OPETWORK-ESCOLA DE

TRABALHO SOBRE ELETRICIDADE BÁSICA

Trabalho sobre eletricidade básica, referente a disciplina de informática empresarial, valendo para nota parcial do primeiro bimestre, do curso técnico em mecatrônica da Opetwork Escola de profissões

Orientador: Professor Manoel Brasil

CURITIBA

2013

Sumário

1 IntroduçÃo 4

2 o que é o átomo 5

3 Átomo Estável e Instável 5

4 Leis das Cargas Eléticas 5

5 O Coulomb 6

6 Carga Elétrica Elementar 6

7 Campo Eletrostático 6

8 Diferença de Potencial 6

9 Corrente Elétrica 7

10 Fluxo de Corrente 7

11 Resistividade Elétrica 8

12 Resistor Elétrico 9

13 Lei De Ohm 9

14 Conclusão 10

15 ANEXOS 12

1 INTRODUÇÃO

No trabalho será mostrado como se deve estar formatado um trabalho acadêmico seguindo as regras da ABNT. Tendo todos os itens obrigatórios em um trabalho. Quase os elementos que devem estar presentes na capa em qual linha qual fonte? Assim como na folha de rosto. Como fazer o sumário? A introdução, o desenvolvimento (que no caso desse trabalho foi usado o tema de Eletricidade básica), a conclusão, as referências e o anexo.

O trabalho estará formatado de acordo com as normas acadêmicas da Opet seguindo o que diz no manual

2 O QUE É O ÁTOMO

Tudo que ocupa lugar no espaço é matéria. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamada de átomos. Os átomos por sua vez são constituídos por partículas subatômicas: elétron, próton e nêutron, sendo que o elétron é a carga negativa (-) fundamental da eletricidade e estão girando ao redor do núcleo do átomo em trajetórias concêntricas denominadas de órbitas. O próton é a carga positiva fundamental (+) da eletricidade e estão no núcleo do átomo. É o número de prótons no núcleo que determina o número atômico daquele átomo. Também no núcleo é encontrado o nêutron, carga neutra fundamental da eletricidade.No seu estado natural um átomo está sempre em equilíbrio, ou seja, contém o mesmo número de prótons e elétrons. Como cargas contrárias se anulam, e o elétron e próton possuem o mesmo valor absoluto de carga elétrica, isto torna o átomo natural num átomo neutro.

3 ÁTOMO ESTÁVEL E INSTÁVEL

Um átomo é estável como vimos anteriormente, quando a quantidade de energia dos elétrons (-) e dos prótons (+) são iguais. Como os elétrons estão divididos em camadas distanciadas proporcionalmente do núcleo, os mesmo possuem energias diferentes, chamados níveis de energia. O nível de energia de um elétron é diretamente proporcional a distância do seu núcleo. Os elétrons situados na camada mais externa são chamados de elétrons de valência. Quando estes elétrons recebem do meio externo mais energia, isto pode fazer com o elétron se desloque para um nível de energia mais alto. Se isto ocorre, dizemos que o átomo está em um estado excitado e, portanto instável. Na camada mais externa suficiente, alguns dos elétrons de valência abandonarão o átomo, se tornando elétrons livres que produz acorrente elétrica num condutor metálico.

4 LEIS DAS CARGAS ELÉTICAS

Alguns átomos são capazes de ceder elétrons e outros são capazes de receber elétrons. Quando isto ocorre, a distribuição positivas e negativas que era igual deixa de existir. Um corpo passa a ter excesso e outro falta de elétrons. O corpo com excesso de elétrons passa a ter uma carga com polaridade negativa, e o corpo com falta de elétrons terá uma carga com polaridade positiva.

Cargas elétricas iguais se repelem

Cargas opostas se atraem.

5 O COULOMB

A quantidade de carga elétrica que um corpo possui é dada pela diferença entre número de prótons e o número de elétrons que o corpo tem. A quantidade de carga elétrica é representada pela letra Q, e é expresso na unidade COULOMB (C).

A carga de 1C = 6,25x1018 elétrons. Dizer que um corpo possui de um Coulomb negativo (-Q), significa que um corpo possui 6,25x1018 mais elétrons que prótons.

6 CARGA ELÉTRICA ELEMENTAR

A menor carga elétrica encontrada na natureza é a carga de um elétron ou próton. Estas cargas são iguais em valor absoluto e valem e = 1,6 x 10-19 C

Para calcular a quantidade de carga elétrica de um corpo, basta multiplicar o número de elétrons pela carga elementar. Q = n x e

7 CAMPO ELETROSTÁTICO

Toda carga elétrica tem capacidade de exercer força. Isto se faz presente no campo eletrostático que envolve cada corpo carregado. Quando corpos com polaridades opostas são colocados próximos um do outro, o campo eletrostático se concentra na região compreendida entre eles. Se um elétron for abandonado no ponto no interior desse campo, ele será repelido pela carga negativa e atraído pela carga positiva.

Quando não há transferência imediata de elétrons do/para um corpo carregado, diz-se que a carga esta em repouso. A eletricidade em repouso é chamada de eletricidade estática. (ANEXO A)

8 DIFERENÇA DE POTENCIAL

Em virtude da força do seu campo eletrostático, uma carga é capaz de realizar trabalho ao deslocar outra carga por atração ou repulsão. Essa capacidade é chamada de potencial. Cargas diferentes produzem uma d.d.p. (diferença de potencial). A soma das diferenças de potencial de todas as cargas do campo eletrostático é conhecida como Força Eletromotriz (F.E.M.). A sua unidade fundamental é o Volt. A diferença de potencial é chamada também de Tensão Elétrica. A tensão elétrica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com