TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrão de desenho técnico

Exam: Padrão de desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  Exam  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

Atps desenho

PASSO 1

Leia o capítulo 1 do PLT e discuta os principais tópicos com o eu grupo.

R: Lemos o capítulo 1 do PLT e o grupo discutiu os principais tópicos.

PASSO 2

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

R: Característica de transmitir idéias, expressar pensamentos e ilustrar através de representação gráfica os pensamentos. O desenho técnico deve ser legível, passando todas as especificações do objeto representado. Para isso precisam-se seguir as regras normativas da ABNT

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R: São dois os modos de representações mais usados:

Resposta: No início o engenheiro ou projetista imagina a peça ou objeto a ser criado e elabora um esboço do objeto. O esboço é um rascunho do material a ser criado, um desenho técnico a mão livre, que servirá como alicerce para sua elaboração e execução. O desenho inicial tem como sua serventia a aprovação do projeto, consequentemente poderá sofrer alterações e modificações para adequação do projeto. Após devidamente executado e aprovado o desenho passa setores por setores competentes por outros desenhistas técnicos. Estas etapas são concluídas representando o objeto de dois modos diferentes, sendo:

Perspectiva é a técnica usada para expor o objeto e três dimensões em uma superfície plana.

Vistas múltiplas, fundamentado no conceito de projeção ortogonal e tem uma gama imensa de informações permitindo sua visualização imediata.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambigüidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

R: A norma de desenho técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendação a seguir quando da execução ou da leitura de um desenho técnico. Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas sobre os mais variados assuntos, entre os quais, o desenho técnico. No nível europeu, as normas de maior aceitação e aplicação, são as Euro-normas (EN), semelhantes, em geral, às normas ISO (International Organization for Standardization ). No continente americano, as normas ANSI (American National Standards Institute) são as normas de aplicação quase exclusiva. No nível de cada país, existem também organismos ligados à normalização. Em Portugal, por exemplo, o IPQ (Instituto Português de Qualidade) é o organismo responsável pela normalização, que produz normas com o prefixo NP, assim com na Inglaterra é o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalização de elementos de máquinas são muito usadas a normas alemãs DIN. É de se imaginar que a existência de tantos organismos nacionais de normalização originará conflitos entre normas que tratam de um mesmo assunto. Embora, por vezes, isso possa acontecer, esta informação baseia-se, em primeira instância, nas normas ISO. Para alguns aspectos específicos, poderão ser feitas comparações entre as normas isso e NP.

PASSO 3

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a)Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

R: Toda informação inscrita num desenho, deve ser apresentada em escrita normalizada. Isto é válido, quer para a realização de um esboço a mão livre, quer para a realização de um desenho num sistema de CAD. No CAD os programas contêm estilos de texto normalizados, os quais podem ser facilmente selecionados. A utilização de escrita normalizada tem como objetivos básicos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

Tem objetivos básicos a uniformidade, e legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade. A letra tem que ser legível e compreendida por toda pessoa que for ler as instruções passadas pelo projetista ou engenheiro que criar o projeto.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R: Em desenho técnico existe a necessidade de utilizar tipos de linhas diferentes de acordo com o elemento a ser representado. Por exemplo, a aresta de contorno visível de uma peça deve ser representada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com