TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Par Trançado (sem Blindagem)

Monografias: Par Trançado (sem Blindagem). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 3

PAR TRANÇADO

Os fios de um par são enrolados em espiral a fim de, através do efeito de cancelamento, reduzir o ruído e manter constante as propriedades elétricas do meio por toda a sua extensão..O cabo de par trançado é composto por pares de fios; O efeito de cancelamento reduz a diafonia entre os pares de fios e diminui o nível de interferência eletromagnética/ radiofrequência (SOA96), (TAN94). O número de tranças nos fios pode ser variado a fim de reduzir o acoplamento elétrico (DER94).

HISTORICOS DO CABO UTP SEM BLINDAGEM

Cabo UTP sem blindagem com 4 pares. Nos anos 90 era muito comum encontrar rede de computadores usando cabo coaxial de 50 Ohms. Isso se dava pelo fato de ser uma rede mais fácil de ser instalada pois o cabo era parecido com o cabo de antena de televisão e poderia ser instalado em qualquer local sem problemas com interferências. Com o avanço das redes de computadores, aumentando sua taxa de transferência, o cabo coaxial começou a ser substituído pelo cabo par trançado. As principais vantagens de uso do cabo par trançado são: uma maior taxa de transferência de arquivos, baixo custo do cabo e baixo custo de manutenção de rede.

SEUS DESEMPENHOS

Cabos UTP tem seu desempenho alcançado em termos de qualidade, aliados ao baixo custo de aquisição e instalação dos mesmos nas redes de computadores, motivou a sua padronização tanto por parte dos projetistas quanto dos fabricantes de equipamento, que os utilizam em seus projetos e precisam garantir a confiabilidade e o desempenho do cabeamento.

SUAS CATEGORIA

A EIA/TIA padronizou os tipos de UTP, em categorias referindo-se a bitola dos fios e os níveis de segurança.

As categorias 1 e 2 não são recomendadas pela EIA/TIA para utilização em novos projetos de cabeamento e, por esse motivo,não são especificadas quanto a banda de operação;

A categoria 3 se aplica aos sistemas de cabeamento baseados em cabos de pares trançado, com impedância características de 100 ohm. As características de transmissão deste sistema não são especificadas para frequências de até 16 MHz;

A categoria 4 especifica a mesma descrição dos dados da categoria 3, para frequências de operação até 20 MHz;

A categoria e especifica a mesma descrição das categorias anteriores, porem para frequência de operação até 100 MHz;

Para aplicações acima de 100 MHz, deve-se optar pela categoria 5e (estendida) ou pela categoria 6 com requisitos para frequências de até 250 MHz.

VANTAGENS

Os cabos UTP são os mais usados para conexões de rede, e são considerados os cabos a base de cobre mais rápidos do mercado.

São mais finos,seu diâmetro é de aproximadamente 0,43 cm, e mais baratos que os cabos STP, o que os torna mais acessíveis e de mais fácil instalação. Existem diversas categorias deste cabo, desde a nível 1, que é utilizada para telecomunicações, como vimos logo acima categorias de 1 a 6. Além disso, é o tipo de cabo mais compatível com dispositivos de rede e não requer aterramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com