TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parque Ecológico São Francisco de Assis em Recuperação Ambiental

Por:   •  15/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE DO FUTURO

Recredenciada pela Portaria nº. 1.266, de 18/10/2012, publicada no D.O.U. de 19/10/2012.

[pic 2]

Parque Ecológico São Francisco de Assis em Recuperação Ambiental

Jean Leite

Otavio Augusto

Ramon de Oliveira Martins

Silvania Martins

Manhuaçu-MG

2017

[pic 3]

FACULDADE DO FUTURO

Recredenciada pela Portaria nº. 1.266, de 18/10/2012, publicada no D.O.U. de 19/10/2012.

[pic 4]

Parque Ecológico São Francisco de Assis em Recuperação Ambiental

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Ciência Ambiente e Educação Ambiental à Engenharia Ambiental, do quinto período, do Curso de Bacharel em Engenharia Ambiental da Faculdade do Futuro.

Orientador: Prof. (a).  Yaska Soares

Manhuaçu-MG

2017

INTRODUÇÃO

No Bairro São Francisco de Assis alguns anos atrás na década de 1950 a 1960 foi inaugurando um aeroporto   porem este campo não existe mais devido a pavimentação asfáltica e outros fatores que facilitaram o comercio, como caminhão, carro e etc.  Devido a este fato a região teve um crescimento enorme de uma população de classe baixa que foram invadindo aquelas áreas para residirem e assim retiraram mata que mantinha aquela região preservada, principalmente no seu redor, o que contribui com o  impacto principalmente a área que hoje destacamos como o parque, mesmo não havendo moradores pois se trata de uma região onde é muito erosiva e o único recurso de melhorar aquela área foi criar um parque ecológico o qual tentamos defini-lo  e explicar o motivo da criação do mesmo,  se trata de uma região que ocorreu desmatamento por causa de plantações de café, de aeroporto e que depois tudo acabou em vazio e destruição, uma destruição a qual a prefeitura junta com órgão e entidades tenta recuperar como veremos a frente não esta sendo muito fácil , porem a área melhorou bastante mesmo sabendo que ela poderia esta melhor do que encontramos.

A Fumaph (Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana) em 2007 junto com o IEF, e a Igreja Bom Pastor fizeram o plantio de espécies nativas na área que se encontrava degradada localizado entre o bairro Alfa Sul e bairro São Francisco de Assis na cidade de Manhuaçu-MG. Mais em 2012 a Fumaph fez uma parceria com a prefeitura municipal de Manhuaçu para fazer a criação de um parque ecológico na área degradada. Com isso surgiu a ideia de colocar o nome do Parque Ecológico São Francisco de Assis, nome devido ao bairro vizinho e ao Santo da Igreja católica que era defensor da natureza e dos animais.

A iniciativa foi idealizada pela Fumaph, que é fazer a recuperação, preservar área combatendo a erosões, conter as invasões que tinha na área e poder fazer a sua revitalizaçãoe poder criar um espaço de convivência a onde a população de Manhuaçu pudesse ter um espaço de lazer e práticas esportivas dentro da área urbana, preservando o meio ambiente sendo um projeto audacioso com espaços para educação e atividades com estudantes ao ar livre. Com isso a população vizinha foi chamada a participar da preservação do parque que está em curso o trabalho de recuperação e formação do parque ecológico. A área contém duas nascentes, onde eles estão querendo fazer uma parceria com o Saae querendo canalizar e poder fazer um lago no espaço do parque para poder capitar a agua da nascente que também pode servir de reservatórios para ajudar o corpo de bombeiro.

A Fumaph fez cerca em volta de toda a área do parque, para não prejudicar as mudas das espécies plantadas no terreno. Parcerias feitas com o IEF (Instituto Estadual de Floresta), Prefeitura Municipal de Manhuaçu, Policia Militar Ambiental, ONG Pro Rio Manhuaçu se juntaram para fazer o plantio de espécie nativas na área do terreno. Uma empresa de seguro em Manhuaçu teve a iniciativa de cada carro assegurado eles plantariam uma muda de espécie nativa na área do parque, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental resultante das atividades dos veículos, além de formas atitudes mais sustentáveis, sendo realizado no dia 25 de novembro de 2015, II Novembro Ecológico, com o plantio de 2500 mudas de espécie nativa na área no parque. As novas mudas ajudam a compor o futuro bosque e a área do parque.

O parque tem passado por algum problema como vandalismo, com a quebra de mourões de cimento, cercas rasgadas e mudas de arvores sendo arrancadas. Um grande problema que a área sobre é o volume de água que vem do Alfa Sul e do antigo campo de avião que desce para toda a área do parque podendo trazer mais danos para o terreno como, mais uma forma que arrumaram para resolver o problema é fazer barraginhas e caixa de contenção para evitar o deslizamento de terra.  

Objetivo

O trabalho tem como objetivo reduzir o impacto ambiental do parque ecológico de São Francisco de Assis adotando medidas associadas juntamente com escolas, prefeituras e demais órgãos e entidades e os moradores desde bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (144.8 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com