TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.455 Palavras (10 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Romilda Wieczorkowski

Parâmetros Curriculares Nacionais

para o ensino de Matemática

Cascavel

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................1

2. OBJETIVOS.......................................................................................1

3. MÉTODO............................................................................................1

4. DESENVOLVIMENTO........................................................................1

4.1. Temas transversais dentro da matemática......................................2

4.2 Objetivos gerais da Matemática para o Ensino Fundamental...........3

4.3 Competências gerais de Matemática para o Ensino Médio..............4

4.4 Os Blocos de Conteúdos no Ensino Fundamental............................4

2.5 Temas Estruturadores no Ensino Médio............................................4

2.5. Tabela 1.............................................................................................5

5. INTERDISCIPLINARIDADE: OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS DO SEMESTRE CORRENTE..............................................................................................6 

6. CONCLUSÃO.......................................................................................7

7. REFERÊNCIAS....................................................................................8



1. INTRODUÇÃO

   O ensino da Matemática tem passado ao longo dos anos, por sucessivas reformas com o intuito de melhorar o ensino a qualidade e a aprendizagem nas escolas brasileiras. Mesmo assim, o fracasso escolar matemático permanece. Por iniciativa do Governo Federal, para mudar essa realidade, surge os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), apresentando idéias de um ensino mais crítico e mais próximo da realidade dos estudantes, respeitando as especificidades de cada contexto.

 Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) desempenham papel muito importante no ensino, consequentemente já estão alcançando, em partes, seus objetivos. Portanto estão desacomodando os professores, levando eles a analisar sobre sua prática pedagógica, pois é um dos pontos principais para iniciar uma mudança no ensino. Os ideários básicos contidas nos PCNs em matemática vão além de mudanças de conteúdos, mais sim uma transformação da filosofia de ensino e de aprendizagem.

Os PCNs destacam o papel fundamental da matemática no ensino evidenciando a importância do aluno valorizá-la, pois auxilia a entender o que está ocorrendo ao seu redor e estimula o seu conhecimento bem como planejar e executar.

''É de estrema importância realçar que o estudante precisa enxergar a matemática como um conhecimento que vai auxiliar no desenvolvimento do seu raciocínio, na sua expressividade e na sua imaginação'' (PCN's,1997)

2. OBJETIVO

  O presente trabalho tem como objetivo principal de conhecer algumas das orientações dos PCNs para o ensino de Matemática, além de realizar uma pesquisa interdisciplinar a respeito das disciplinas ministradas neste semestre, de modo que essa pesquisa possa contribuir para a formação e a futura prática dos professores em formação.

3. MÉTODO

  Para a efetuação desse objetivo, adotaram-se como referencial teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática, leituras complementares e artigos.

4. DESENVOLVIMENTO

  Através da lei federal n.º 9394 de 1996 – a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) fica determinado como competência da União estabelecer, junto aos estados e municípios, diretrizes que norteiem os currículos e seus devidos conhecimentos, de maneira que venha garantir uma formação básica comum a todos. Com a intenção por parte do governo, em mostrar um comprometimento na superação das dificuldades e dos problemas em termos educacionais, foram elaborados os PCNs para o ensino fundamental (Brasil, 1998).

 Os PCNs foram criados em 1996 pelo Governo Federal e suas diretrizes são destinadas, para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares de todo o Brasil, sendo obrigatórias para as redes públicas e opcionais para as instituições privadas. Portanto, o principal objetivo dos PCNs e padronizar o ensino no país, formando pilares fundamentais para conduzir a educação formal e a própria relação escola-sociedade no dia-a-dia. Desta forma os PCN`s vai guiar as equipes escolares no cumprimento de seus trabalhos.

4.1. TEMAS TRANSVERSAIS DENTRO DA MATEMÁTICA 
 Os conteúdos que serão lecionados estão divididos em dois grupos. O primeiro grupo e das áreas de conhecimento, que são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Matemática, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte e Educação Física. O segundo grupo estão os conteúdos organizados em “temas transversais”: ética, educação ambiental, pluralidade cultural, orientação sexual e saúde.

Os “temas transversais” estão relacionados a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja, não somente como uma área de conhecimento específica, mas como conteúdo a ser trabalhado no interior das várias áreas estabelecidas.

A sugestão de incluir os temas transversais no sistema educacional no Brasil ocorreu a partir de 1998, depois que o MEC apresentou o documento dos PCNs.

A Espanha em 1989 foi um dos países que aprofundou essa proposta com a finalidade de reestruturar o seu sistema escolar, onde inclui os temas transversais sistematizados em um conjunto de conteúdos considerados essenciais para a sua realidade (ARAÚJO, 2000).

A interação dos temas transversais no ensino de matemática é recente. Entretanto os PCNs disponibiliza informações sobre os temas transversais que interagem com o ensino da Matemática, demonstrando conceitos e valores que são essenciais para a sociedade, como:

- Ética: é muito importante que o educador desenvolva no estudante alto confiança e a capacidade de confiar em seus colegas para desenvolver conhecimentos matemáticos. Para que isso ocorra, é indispensável que o educador proporcione trocas de experiências, de forma que seja valorizada, respeitando o aprendiz e seus ideários, estimulando no estudante a solidariedade e a ajudar ao próximo. Trabalhos em grupo contribuem para tornar mais forte os laços de amizade à compreensão e o respeito.

- Orientação sexual: o educador pode trabalhar temas relacionados à orientação sexual, abordando gráficos estatísticos relacionados aos índices de gravidez na adolescência, crescimento da AIDS em indivíduos de diferentes classes sociais. Ao ensino de Matemática compete fornecer desenvolvimento valorizando a igualdade de oportunidades sociais tanto para homens como para as mulheres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com