TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo 3 - Gestão Da Qualidade

Casos: Passo 3 - Gestão Da Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 3 (Aluno)

Ler o material indicado a seguir e anotar os pontos importantes relacionados à Gestão da Qualidade. Este material é de extrema importância, pois trata da adoção de programas e ferramentas de gestão da qualidade, sendo assim, uma importante fonte de pesquisa para que o aluno inicie seu próprio plano.

• NADAE, J.; OLIVEIRA, J.; OLIVEIRA, O. Um estudo de caso sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos. Revista Gepros. Disponível em:

<https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlZ3dPNlZoVnlsQ3M>.

Um estudo de caso sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos

O processo de certificação ISO 9001 ganha cada vez mais importância para as organizações, que procuram atingir benefícios relacionados à produtividade, qualidade dos produtos e processos e aumento da participação no mercado. Para manter os benefícios da certificação, as organizações adotam programas e ferramentas da qualidade, de acordo com suas necessidades, buscando a melhoria contínua dos processos organizacionais.

Observou-se que a adoção dos programas e ferramentas da qualidade, durante o processo de implantação do SGQ e da certificação, auxilia a manter os objetivos relacionados à qualidade dos produtos e serviços traçados pelas organizações, a percepção da necessidade do uso e pleno entendimento dos programas e ferramentas da qualidade é reconhecida por todas as empresas estudadas. É possível identificar que o programa da qualidade mais utilizado é o 5 S e as ferramentas são de caráter matemático/estatístico, o Diagrama de Ishikawa e o Gráfico de Pareto.

De acordo com as empresas mencionadas, os programas e ferramentas da qualidade são utilizados para manter a melhoria contínua da qualidade nos processos e, com isso, as dificuldades e falhas são minimizadas, pois é possível verificar e antecipar os problemas futuros e resolver o quanto antes.

É essencial que as organizações independentemente do segmento de atuação, não se baseiem apenas nos benefícios que podem obter com a implantação do SGQ e a certificação, mas principalmente, nas dificuldades que enfrentarão, o apoio da alta administração é primordial e um planejamento de como a organização irá iniciar o processo de implantação da norma, é fundamental para minimizar o impacto negativo na cultura organizacional e, conseqüentemente, receber maior participação e envolvimento dos colaboradores.

Contudo, é possível observar que muitos são os programas e ferramentas da qualidade disponíveis, porém poucos são os utilizados pelas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com