TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos Para A Elaboração De Um Plano Integrado De Comunicação Empresarial

Dissertações: Passos Para A Elaboração De Um Plano Integrado De Comunicação Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Mergulhar na pesquisa e elaborar um trabalho científico, certamente não faz de nós cientistas propriamente dito, mas abre uma de muitas portas para alargar os nossos conhecimentos, dar azo a nossa imaginação, a capacidades de discernimento e criação.

Por isso no presente trabalho, foi proposto pelo professor Altino Matos falarmos sobre a Reportgem, dos tipos que existem, ainda neste trabalho, vai se falar dos tipos de Leads e títulos noticioso. Apesar da globalização que cada vez mais vai tomando o mundo, existem regras e ou principios em jornalismo que devem ser mantidas e cumpridas ao pé da letra, para não confudir a cabeça dos receptores a quem se quer fazer chegar a notícia. Para que o público-alvo não se confunda ou não encontre duplo sentido num título ou mesmo numa peça de reportagem a pessoa que escreve deve ser concisa, coerente e mais clara possível.

Com isso, espero passar ideias claras daquilo que é o trabalho, e corresponder as expectativas do professor em relação a esse trabalho.

Reportagem: conceitos

Segundo Adriano Rodrigues (2002), é um género mediático que consiste na cobertura de um acontecimento, dando assim conta da sua experiência vivida no terreno.

Para Carla Francisco, é a informação de factos de interesse público, de modo mais aprofundado. A reportagem junta às várias versões de um único acontecimento vai a fundo ao questionamento das causas e dos efeitos, na percepção e no impacto.

Um dos principais objectivos da reportagem é apresentar ao leitor várias versões para um mesmo fato, informando-o, orientando-o e contribuindo para formar sua opinião, logo é imprescindível que o repórter ouça todas as versões de um fato para poder produzir uma boa reportagem, a fim de que a verdade posteriormente apurada seja realmente a verdade que possa ser comprovada, não aquela que se supõe ser a verdade.

Como todo texto jornalístico, a reportagem inicia sempre por um título. O descorrer da reportagem, por norma está ligado ao assunto “principal” plasmado no lead, seja, a reportagem nem sempre possui uma estrutura rígida. A partir do lead, desenvolve-se a narrativa do facto principal, desenvolvida e composta por meio de citações, trechos de entrevistas, depoimentos, dados estatísticos, pequenos resumos, como tantos outros recursos.

Estrutura da reportagem

A reportagem apresenta:

 Título

 Resumo

 Subtítulos

Na reportagem o discurso costuma a ser objectivo mas com traços de subjectividade;

É frequentemente usada a linguagem corrente;

Há presença de adjectivação;

Presença de narração e da descrição, gealmente na 3ª pessoa;

Predomina a função informativa, contendo as vezes as funções emotiva e poética;

Tipos de reportagem

Devido ao modernismo, a globalização e a grande evolução das formas de comunicação, digo que cada vez mais surgem pessoas a afirmar ou descrever a existência de muitissímos tipos de reportagem. Entretanto, importa trazer aqui os tipos conhecidos pelo uso universal. E esses são a reportagem documental, de acção e a de factos.

Reportagem documental: relato documentado, que apresenta os elementos de maneira objetiva, acompanhados de citações que complementam e esclareçam o assunto tratado. Comum no jornalismo escrito, esse modelo é mais habitual nos documentários de televisão ou do cinema. Reportagem documental expõe e aproxima-se da pesquisa. Ás vezes tem caráter de denuncia. Na maioria dos casos é apoiada em dados que lhe conferem fundamentação, adquirindo cunho pedagógico, e se pronuncia a respeito do tema em questão.

Reportagem de acção: é aquela em que o repórter está no meio dos acontecimentos; o testemunho, portanto, é importante em relatos desse tipo, pois confere maior realismo e credibilidade à ação. Nessas reportagens o importante é o desenrolar dos acontecimentos de maneira enunciante, próximo ao leitor, que fica envolvido com a visualização das cenas, como num filme. Na televisão, o repórter participa da ação e deixa de ser um mero observador, para tornar-se parte da narrativa.

Reportagem de factos: é tipo de reportagem geralmente caracterizada pela objectividade, e um menor distanciamento com o público, obedece na redação à forma da pirâmide invertida. Como na notícia, os fatos são narrados em sucessão, por ordem de importância ou cronologicamente. Em reportagens televisivas, quando se cobrem grandes acontecimentos, a edição parte do anúncio do fato, mas pode fazer de cada parte seguinte uma pequena notícia independente.

Lead: conceitos

Adriano Rodrigues(2002), define o lead como o modelo de escrita que consiste em resumir ou sintetizar a notícia através da resposta as questões: O Quê? Quem? Como? Quando? Onde? Porquê? De que modo? Com que meios? Com que efeitos?

Segundo ele, estas questões são uma adaptação dos predicamentos que Aristóteles definiu na 2ª na segunda parte do seu livro Categorias: substância ou essência, quantidade, qualidade, relação, lugar, tempo, situação ou estado, hábito, acção e paixão.

Tipos de Lead

O lead corresponde ao primeiro parágrafo da notícia imprensa, e é feito de várias formas, mas vão ser aqui destacadas as mais importantes. E essas são: o

Lead Clássico: parágrafo que corresponde as cinco principais informações (Quem? Oquê? Onde? Porquê? Quando?). Normalmente não inicia com verbo, mas com a circunstância mais importante.

Lead Flash: texto iniciado com frase curta usada para dramatizar, causando impacto no resto do texto.

Lead Resumo: usado geralmente em cobertura (ou continuação) de eventos que tem várias informações de destaque e devem ser condessadas numa única máteria de jornalismo impresso diário.

O título

Título: “É o anúncio da notícia, concentrando no fato que provavelmente mais despertará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com