TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pasta De Estágio De Licenciatura Em Química

Trabalho Escolar: Pasta De Estágio De Licenciatura Em Química. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  6.468 Palavras (26 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 26

FANAN - Faculdade de Nanuque

ALINE DE CASTRO

ESTAGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EEEFM “PROFESSOR ELPÍDIO CAMPOS DE OLIVEIRA”

PINHEIROS - ES

2013

FANAN - Faculdade de Nanuque

ALINE DE CASTRO

ESTAGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL: EEEFM “PROFESSOR ELPÍDIO CAMPOS DE OLIVEIRA”

Trabalho apresentado ao Instituto ICEP para obtenção de credito na disciplina de Estagio Supervisionado, sob a orientação da professora Lucineia Ferreira Lopes.

PINHEIROS – ES

2013

“É muito melhor lançar-se em busca de conquistas grandiosas, mesmo expondo-se ao fracasso, do que alinhar-se com pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta, onde não conhecem nem vitória , nem derrota.”

Teodore Roosevelt

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO 5

2- Conhecendo os Fundamentos Teóricos do Ensino Fundamental Séries Finais 6

3 – Histórico da Escola 7

4- Descrições do Espaço Escolar 8

7. Níveis e modalidades de ensino ministrado na escola: 8

4.1 - CONHECIMENTO DO ESPAÇO DA SALA DE AULA E SUAS MÚLTIPLAS RELAÇÕES. A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO E DO ESPAÇO NAS SALAS DE AULA. 11

4.2 – Recursos Humanos 12

5- Conhecimento e Análise do Projeto Político Pedagógico 13

6- Acompanhamentos das Atividades Realizadas Para a Formação Continuada dos Professores 16

6.1- O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE DOCÊNCIA. 16

7- Docência Participativa. Elaboração do Planejamento das Atividades de Docência 18

8- PROJETOS OU MEDIDAS DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA 24

1- INTRODUÇÃO

O Estágio de Licenciatura em Química é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.

O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado do curso de Complementação Pedagógica, em Licenciatura em Química, na disciplina Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental, oferecido pelo Instituto FANAN ministrada pelo professora Lucinéia Ferreira Lopes, como cumprimento da exigência acima. O estagio no Ensino Fundamental foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professor Elpidio Campos de Oliveira” no período de 05/08/2013.

O Estágio Supervisionado visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se em importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho em sua área profissional.

Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a seguinte estrutura:

2- Conhecendo os Fundamentos Teóricos do Ensino Fundamental Séries Finais

A organização curricular no Ensino Fundamental – Séries e Anos Finais têm como principal finalidade ampliar o conjunto de competências e habilidades adquiridas pelos alunos ao longo dos quatro/cinco primeiros anos de escolarização, no sentido de aprofundar conhecimentos relevantes e introduzir novos componentes curriculares que contribuam para a formação integral. No que confere à organização da matriz curricular do Ensino Fundamental, essa concentra os conteúdos mínimos em três grandes áreas do conhecimento: Linguagem, Código e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte, Educação Física); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Ciências Naturais); Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia). A constituição dos saberes relaciona princípios e operacionalizações, teoria e prática, planejamento e ação, norteando-se pelos princípios éticos e morais em que estão consubstanciadas as relações sociais, as do mundo do trabalho e as de convivência com o meio ambiente.

Para que se efetive um trabalho no quais professores e alunos tenham autonomia, possam pensar e refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimentos e tenham acesso às novas informações, devem ser observadas questões fundamentais e específicas dessa etapa em que, segundo os pressupostos, os alunos passam gradativamente do estágio operatório-concreto para o pensamento formal.

Com isso, cabe aos professores proporem questões e atividades em que os agentes do processo de ensino e de aprendizagem possam dialogar, duvidar, discutir, questionar, compartilhar informações, abrindo espaço para as transformações, para as diferenças, para as correções, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade.

A qualidade do trabalho pedagógico está associada à capacidade de avanços no desenvolvimento do aluno, destacando-se a importância do papel do

professor no processo de ensino e de aprendizagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com